collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: ldmicro com bootloader  (Lida 30786 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ailtonfacanha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 53
  • Trabalho e robótica estão juntos em minha vida.
ldmicro com bootloader
« em: 13 de Junho de 2009, 23:48 »
Olá

O LDmicro é um software free que permite programar alguns microcontroladores PIC/AVR com linguagem Ladder.
Tive alguns problemas qdo transferia os arquivos .hex para o PIC via bootloader. Não funcionava.
Entrei em contato com Jonathan Westhues, o criador do LDmicro e gentilmente ele solucionou o problema.
Estou anexando o LDmicro_new, Mcloader e 4 arquivos.hex para os PIC16F877 e 16F876, para 4 e 20 Mhz.
Fiz vários testes com o PIC16F877@20Mhz e não tive problemas.
Os amigos interessados em programação Ladder e em microcontroladores encontrarão no LDmicro uma ótima oportunidade de construir de forma rápida e eficiente um CLP - Controlador Lógico Programável.

Ailton

Offline ruisilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #1 em: 14 de Junho de 2009, 01:13 »
Bem.... muito obrigado por partilhar este software. Já o conhecia a algum tempo mas nunca tive oportunidade de testar com avr... vamos lá a ver se é desta...
... se existo é porque insisto...

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #2 em: 15 de Junho de 2009, 12:18 »
olá, Ailton.

Afinal o Jonathan Westhues teve mais do que uma pessoa a pedir que fizesse a alteração para que o compilador dele funcionasse com um Bootloader, eu também lhe pedi e ele envio-me uma versão que funciona com o Microcode loader mas não funciona com o tiny bootloader nem com win98, funciona em winXP.

Aproveito para postar umas fotos do meu último PLC. Este ainda não está com o Bootloader mas no próximo já vai vir com o bootloader.

http://picasaweb.google.pt/joaopaulo.pereira844/PLC?feat=directlink

« Última modificação: 15 de Junho de 2009, 12:33 por jp_ »

Offline ailtonfacanha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 53
  • Trabalho e robótica estão juntos em minha vida.
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #3 em: 22 de Junho de 2009, 21:55 »
Olá JP

Que bom vc ter solicitado tb, assim todos fomos beneficiados. Vc fez algum teste utilizando o McLoader?
Existem outros bootloaders que foram testados pelo Daniel (http://www.mecatronica.org.br/disciplinas/cuscopic/cusco.htm). Ele fez alguns testes usando o PicbootPlus.exe e Pic_downloader e me parece que não teve problemas.
Eu já tentei utilizar o ATMega8 e não obtive sucesso! Vamos ver se no futuro o Jonathan Westhues resolve tb esse problema.
Outra coisa, achei muito criativo o seu PLC, vamos em frente...

Ailton

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #4 em: 23 de Junho de 2009, 12:00 »
Olá Ailton.

Citar
Vc fez algum teste utilizando o McLoader?

Sim estou em fase de teste. A minha intenção é  no próximo PLC já vir com o bootloader.

Citar
Outra coisa, achei muito criativo o seu PLC, vamos em frente...

Obrigado...  ;) :D

O mais pequeno usei o pic 16f628A com 8 entradas e 8 saídas todas digitais.

Como se pode ver nas imagens o pequeno está a trabalhar, a fazer o comando de controle de velocidade e alternância de duas bombas de uma ETAR , isto é controla a velocidade de dois Inverters em função do nível da água e faz a alternância das bombas de forma a terem o mesmo numero de horas de trabalho. Foi um Trabalho feito a correr por causa do tempo mas que deu muito gozo chegar ao fim e ver, a boca aberta de alguns ao ver o resultado.
 ;D ;D

Mas vou ter que mudar para o 16f88 para poder funcionar com bootloader.

O maior usei o pic16f876A com 8 entradas e 13 saidas todas digitais

Talvez o próximo também inclua entradas analógicas.

Mas está claro que sem o Ldmicro de  Jonathan Westhues, não seria tão fácil programar estes PLC, o programa dele está excelente para quem quer fazer o seu PLC.

Mas mais uma vez obrigado pela tua opinião e gostava que criticassem, digam mal, só dessa forma eu posso melhorar.

jp_

Offline ailtonfacanha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 53
  • Trabalho e robótica estão juntos em minha vida.
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #5 em: 23 de Junho de 2009, 16:14 »
Olá JP

Seria bom o Ldmicro ampliar o número de microcontroladores, assim, ATMega168, ATMega328p, PIC18F4520, PIC18F2550 entre outros.
A minha ideia é desenvolver uma pci com todas as funcionalidades (circuitos de entradas e saídas apropriados) para executar pequenos sistemas de automação. Agora, meu tempo anda muito escasso, não sei qdo. vou iniciar esse projeto...

Ailton

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #6 em: 24 de Junho de 2009, 09:34 »
olá Ailton,

Citar
Agora, meu tempo anda muito escasso, não sei quando. vou iniciar esse projeto...

Faz como eu vai fazendo aos poucos, eu meto no saco todos os meus apontamentos, vou tomando notas e fazendo alterações enquanto

espero pelo meu filho à porta da escola. Levo os datasheets e vou lendo, quando deres por ela está o diagrama pronto. 

Um mini PLC é relativamente fácil de implementar eu ando a pensar é numa consola do género da TD200 da siemens ou XBT-R400 da

Telemecanique e por a comunicar com o PLC.

jp_

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #7 em: 24 de Junho de 2009, 09:47 »
Eu este semestre no trabalho da faculdade usei um consola XBT-R410 para ligar a um autómato :) No entanto não te posso ajudar muito pois bastava ir ao software que utilizamos, Vijeo Designer Lite, dizer a comunicação que estávamos a utilizar para ligar a consola ao autómato e depois indicar as variáveis. Agora para ir buscar os valores a um microcontrolador não sei :(

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #8 em: 24 de Junho de 2009, 10:42 »
Eu sei usar a consola com um PLC comercial é como dizes basta defenir qual o protocolo de comunicação,

Criar as várias páginas que vais precisar e as respectivas variáveis, relativamente fácil.

Mas o que tenho em mente é fazer uma consola. Uma vez que tenho o meu PLC quero fazer a minha consola.

Isto é pegar num Microcontrolador um display o ideal era ser gráfico mas vamos começar devagarinho por isso tipo 16x4 um max232

mais 15 botoês para teclado estava a pensar 0-9 ; esc/clear ; enter; cursor para cima e para baixo para navegar nas linhas e Shift.

Depois criar um programa para comunicar por porta serie com o PLC que basicamente só tem que, ler e escrever posições de memória

ou variaveis.

Basicamente é isto.

jp_
« Última modificação: 24 de Junho de 2009, 11:07 por jp_ »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #9 em: 24 de Junho de 2009, 10:48 »
Eu tinha ficado com a ideia que querias usar uma daquelas consolas, sendo assim :) Tens sempre o lcd do nokia 3310 que anda por ai muito informação e embora não seja gráfico não tens aqueles espaços entre os caracteres mas tambem é muito pequeno.

PS: Não sei se viste este meu tópico: http://lusorobotica.com/index.php/topic,688.0.html

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #10 em: 24 de Junho de 2009, 10:51 »
Seria bom o Ldmicro ampliar o número de microcontroladores, assim, ATMega168, ATMega328p, PIC18F4520, PIC18F2550 entre outros.

Seria muito bom :)

Outra coisa era poder programar em SFC mas se calhar já é sonhar um bocadinho, digo isto, porque segundo a informação dada nas aulas tanto IL como LD estavam a deixar de ser usadas.

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #11 em: 24 de Junho de 2009, 11:18 »
tirem-me uma dúvida.

Citar
Outra coisa era poder programar em SFC

este SFC que deve ser (Sequential Function Chart) não é o mesmo que programar em fluxogramas?


metRo_

Citar
PS: Não sei se viste este meu tópico: http://lusorobotica.com/index.php/topic,688.0.html

sim eu tinha visto é aquilo mas com um display lcd tipo16x4 e as teclas para poder introduzir valores e navegar em menus.

Quero uma coisa que seja universal que dê para qualquer aplicação.

Por exemplo:


atravez desta consola quero poder ligar e desligar n+1 equipamentos e visualizar o seu estado isto numa página

numa outra que acederia através das teclas de cursor visualizar temperaturas

Numa outra por exemplo teria a possibilidade de ver a temp. actual e poder mudar a pretendida.

Estou para aqui a inventar funções, a ideia é a consola servir de interface entre um operador e um determinado equipamento.

jp_





jp_



« Última modificação: 24 de Junho de 2009, 11:30 por jp_ »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #12 em: 24 de Junho de 2009, 11:24 »
Sim, é baseado em GRAFCET, só que claro quem fizesse isto tinha que seguir a norma.
Vi agora num post que na industria usas bastante LADDER, não tinha essa noção. Tu deves ter mas se quiseres posso-te passar os meus apontamentos de Tecnologias de Automação.

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #13 em: 24 de Junho de 2009, 11:55 »
Passa, a informação nunca é demais.

obrigado

jp_

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #14 em: 24 de Junho de 2009, 12:33 »
Vou agrupar aquilo num rar e depois passo-te :)