collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: AquaChanger  (Lida 9432 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Blue_Acid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
AquaChanger
« em: 14 de Junho de 2015, 22:56 »
Viva pessoal,

O meu projecto é um sistema de trocas de água para o meu aquário, para aumentar o tempo de limpeza do mesmo.

Basicamente é um projecto com 2 depósitos de água, um para água limpa e outro para água suja, que preciso de aplicar sistemas de controle.

A minha questão, é como controlar os níveis da água, pois necessita de 4 controles:
- Quando tira a água, saber quando parar;
- Quando repõem água, saber quando parar;
- Ao tirar água suja, controlar se o depósito ainda não está no limite;
- Ao repor água, saber se o deposito de água limpa não está vazio;

O que tenho em mente é dar uso às portas analógicas do Arduino, ou seja, ter 2 terminais nos locais a controlar, e quando os valores das portas forem maiores que zero sei que está molhado, ou iguais a zero sei que está seco.

Agora, também pensei que ter 5v dentro de água sempre, pode não ser bom para os peixes/equipamentos e pensei usar Reed Switchs, mas estou indeciso.

Existe algum tipo de sensor próprio para o efeito? Para assim tornar o projecto simples, acessível e ao mesmo tempo seguro.

Quando avançar, darei continuidade a este tópico com as novidades :)
Just passing by

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: AquaChanger
« Responder #1 em: 14 de Junho de 2015, 23:04 »
existem boias pra sinalizar niveis de desnivel da agua, ou colunas verticais e uma esfera que boie e depois meter um detector capacitivo em 2 ou varias posiçoes.. detectores opticos tb podes usar com as boias, ha quem use ultra-sons pra medir tb esses desniveis..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: AquaChanger
« Responder #2 em: 14 de Junho de 2015, 23:54 »
Água e DC é a solução ideal para montes de corrosão.
Avr fanboy

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: AquaChanger
« Responder #3 em: 15 de Junho de 2015, 11:23 »
Viva pessoal,

O meu projecto é um sistema de trocas de água para o meu aquário, para aumentar o tempo de limpeza do mesmo.

Basicamente é um projecto com 2 depósitos de água, um para água limpa e outro para água suja, que preciso de aplicar sistemas de controle.

A minha questão, é como controlar os níveis da água, pois necessita de 4 controles:
- Quando tira a água, saber quando parar;
- Quando repõem água, saber quando parar;
- Ao tirar água suja, controlar se o depósito ainda não está no limite;
- Ao repor água, saber se o deposito de água limpa não está vazio;

O que tenho em mente é dar uso às portas analógicas do Arduino, ou seja, ter 2 terminais nos locais a controlar, e quando os valores das portas forem maiores que zero sei que está molhado, ou iguais a zero sei que está seco.

Agora, também pensei que ter 5v dentro de água sempre, pode não ser bom para os peixes/equipamentos e pensei usar Reed Switchs, mas estou indeciso.

Existe algum tipo de sensor próprio para o efeito? Para assim tornar o projecto simples, acessível e ao mesmo tempo seguro.

Quando avançar, darei continuidade a este tópico com as novidades :)
Quando puder passe pelas apresentações e crie o seu tópico.
Cumprimentos

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: AquaChanger
« Responder #4 em: 15 de Junho de 2015, 14:40 »
Se quiseres fazer trabalhos manuais arranjas um interruptor destes com uma patilha comprida

https://www.google.com/search?q=microswitch&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CDgQsARqFQoTCPSsk8fokcYCFc4g2wodWIwAKA&biw=1147&bih=695

e depois prendes um fiozito de nylon (fio de pesca) com uma "bóia" (bola de ping-pong, pedaço de esferovite, ...) na ponta (podes ter que ajustar dando-lhe algum peso, usando algum tipo de massa, pedra ou chumbada de pesca), eventualmente dentro de um tubo ou qualquer coisa para não deixar a bóia começar a andar pó lado e activar o interruptor quando já está cheio. Eventualmente podes fazer 2 detectores destes, para maior segurança.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: AquaChanger
« Responder #5 em: 15 de Junho de 2015, 21:39 »
Aqui o Njay também tem umas ideias ;D

Pois é, não se podem fazer medições com DC em água, já em AC não há problema desde que a tensão permaneça baixa, qualquer intervenção no aquário também deve-se desligar tudo o que é eléctrico devido às diferenças estáticas entre os equipamentos.

Outra forma de se medir sem intervenções diretas, seria colocar um sensor de força por baixo dos aquários:
http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-de-como-utilizar-o-sensor-de-fo-ar-resistivo-com-arduino

Offline Blue_Acid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: AquaChanger
« Responder #6 em: 16 de Junho de 2015, 16:55 »
Nunito, logo já me apresento :)

Njay é uma boa ideia, uns sensores homemade é interessante.

dropes, obrigado pela informação, acho útil saber esses pormenores que podem ser bastante importantes.

Para todos, pesquisei um pouco e encontrei a solução, http://sure-electronics.net/DC,IC%20chips/CS-CO057_1_b.jpg

Mandei vir 4 ficaram a +/- 5€+portes na dhgate.com, quando chegarem, já começo a trabalhar no projecto e vou dando novidades.
Just passing by

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: AquaChanger
« Responder #7 em: 16 de Junho de 2015, 18:23 »
Água e DC é a solução ideal para montes de corrosão.
nao falei em meter os sensores ou as ligaçoes na agua..