collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Bootloader com arduino e nhduino uno  (Lida 9166 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Bootloader com arduino e nhduino uno
« Responder #15 em: 26 de Fevereiro de 2017, 19:23 »
Há mtos anos fiz esta cena em anexo, para estas e outras situações em que preciso de fazer um teste rápido, e que apelidei carinhosamente de "meu cristal de guerra" :) (que inclusivé já "safou" algumas pessoas na tua situação). O pino do meio, de ligar ao GND do circuito, está soldado à caixa do cristal e aos 2 condensadores (de 22pF). Usei um de 4MHz porque era o que tinha à mão na altura, mas quem quiser replicar isto para esta aplicação é melhor usar um cristal de 16MHz, porque com o de 4MHz é preciso ter velocidades de programação mais baixas (pode-se programar um AVR com velocidades penso que até 1/2 da velocidade do seu clock).

Grande dica esse cristal já com condensadores! Acho que é a primeira vez que vejo essa ideia, e o jeitaço que dá para "debugar" micros! 5*

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Bootloader com arduino e nhduino uno
« Responder #16 em: 26 de Fevereiro de 2017, 20:10 »
Sim, o ATmega328P é um AVR (tem um core de CPU AVR, para ser mais preciso :)).

A resistência deve ser a do /RESET mas normalmente não é precisa.

Há mtos anos fiz esta cena em anexo, para estas e outras situações em que preciso de fazer um teste rápido, e que apelidei carinhosamente de "meu cristal de guerra" :) (que inclusivé já "safou" algumas pessoas na tua situação). O pino do meio, de ligar ao GND do circuito, está soldado à caixa do cristal e aos 2 condensadores (de 22pF). Usei um de 4MHz porque era o que tinha à mão na altura, mas quem quiser replicar isto para esta aplicação é melhor usar um cristal de 16MHz, porque com o de 4MHz é preciso ter velocidades de programação mais baixas (pode-se programar um AVR com velocidades penso que até 1/2 da velocidade do seu clock).

Grande dica. Vou fazer o mesmo! Depois coloco foto do "tanque"  ;D
Tenho uma coisa destas (emprestada) http://imgur.com/a/60Oqn Posso fazer o burn bootloader com isto? (Desculpem a falta de termos técnicos mas ainda estou no início :D

[UPDATE 1]
Já descobri o nome da coisa  :P AVR USBASP Programmer.
Segui os passos deste tutorial http://tutorial.cytron.com.my/2011/12/19/burning-arduino-bootloader-with-avr-usbasp/, mas recebo este output no final:
Código: [Seleccione]
avrdude: warning: cannot set sck period. please check for usbasp firmware update.
avrdude: warning: cannot set sck period. please check for usbasp firmware update.
 ***failed; 
avrdude: WARNING: invalid value for unused bits in fuse "efuse", should be set to 1 according to datasheet
This behaviour is deprecated and will result in an error in future version
You probably want to use 0xfd instead of 0x05 (double check with your datasheet first).
avrdude: warning: cannot set sck period. please check for usbasp firmware update.
avrdude: warning: cannot set sck period. please check for usbasp firmware update.

Já tentei actualizar o avrdude ou o usbasp mas não consegui. Supostamente está tudo actualizado.
Estou a googlar pelo aviso "avrdude: WARNING: invalid value for unused bits in fuse "efuse", should be set to 1 according to datasheet
This behaviour is deprecated and will result in an error in future version" e parece que é uma incompatibilidade, devido às várias versões existentes.

Alguem já experimentou com este avr usbasp programmer'
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2017, 20:39 por edeweld »

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Bootloader com arduino e nhduino uno
« Responder #17 em: 26 de Fevereiro de 2017, 20:31 »
Isso tem algum nome/marcação?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Bootloader com arduino e nhduino uno
« Responder #18 em: 26 de Fevereiro de 2017, 20:34 »
Diz-se programar..
É programar,  idealmente a ideia é tudo menos queimar coisas..
Avr fanboy

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Bootloader com arduino e nhduino uno
« Responder #19 em: 27 de Fevereiro de 2017, 07:32 »
Njay,
o teu "cristal de guerra" é tão simples mas é de uma extrema utilidade. Nunca me passou pela cabeça fazer algo parecido (ando sempre com os condensadores e o cristal às voltas) mas agora já sei o que fazer :D

Parabéns pela invenção e obrigado pela partilha!

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Bootloader com arduino e nhduino uno
« Responder #20 em: 27 de Fevereiro de 2017, 23:03 »
Boas,

Estou a fazer tudo conforme o artigo https://www.arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoToBreadboard mas recebo este erro para o ATmega328-PU:
Código: [Seleccione]
avrdude: Yikes!  Invalid device signature.
         Double check connections and try again, or use -F to override
         this check.

E para o ATmega328P-PU tenho este erro:
Código: [Seleccione]
***failed; 
avrdude: verification error, first mismatch at byte 0x0000
         0xfd != 0x05
avrdude: verification error; content mismatch

As configurações são:
Programmer: Arduino as ISP
Board: Arduino Duemilanove or Nano w/ ATmega328
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2017, 23:21 por edeweld »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Bootloader com arduino e nhduino uno
« Responder #21 em: 27 de Fevereiro de 2017, 23:59 »
Meteste o cristal e os condensadores? Os fios do arduino para o chip não podem ser mto compridos, tenta manter mais curto que 15cm, qto mais curto melhor.

Os "ressonadores" são uma espécie de cristal com muito menos precisão e muitos já vêm com os condensadores integrados, portanto têm 3 patas.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Bootloader com arduino e nhduino uno
« Responder #22 em: 28 de Fevereiro de 2017, 00:04 »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Bootloader com arduino e nhduino uno
« Responder #23 em: 04 de Março de 2017, 01:28 »
Há mtos anos fiz esta cena em anexo, para estas e outras situações em que preciso de fazer um teste rápido, e que apelidei carinhosamente de "meu cristal de guerra" :) (que inclusivé já "safou" algumas pessoas na tua situação). O pino do meio, de ligar ao GND do circuito, está soldado à caixa do cristal e aos 2 condensadores (de 22pF).
tinha ficado melhor se o pino do ground ficasse numa das pontas.. ou nem por isso? (nao estou a ser ironico)

Ja agora como é esse teste rapido que fazes com o teu cristal de guerra? ou como se debuga? (debugar que tipo de erros?)

jm_araujo: acho que o edeweld nao quer comprar nada, mesmo que só custe 1€, acho que só quer recuperar os atmegas e insiste na gravação sem o cristal porque nao deve ter nenhum por perto :P

Se "nao" podes gravar os atmegas sem o cristal e nao podes remover no arduino/clone e gravar la os teus atmegas, entao fornece o sinal do clock a partir do teu NHarduino..

(acho que dá para gravar sem cristal, ja vi algures uma configuração e uns sketchs proprios para conseguir instalar um bootloader externamente e sem recurso a um cristal externo)

edeweld: Mas queres os atmegas com o clock interno activado? tens preferencia em algum bootloader?

(só reparei agora que este topico ja parou no dia 27Fev e que os ficheiros de partilha ja nao estao disponiveis..  ???é por isso mesmo que as pessoas deviam usar links de partilha permanentes e nao temporários.. uma pessoa fica às moscas e só apanha metade :/

Mas smp conseguiste meter o bootloader nos atmegas? usaste o "avr usbasp programmer", ou foi externamente sem o cristal externo?


Diz-se programar..
É programar,  idealmente a ideia é tudo menos queimar coisas..
programar ou gravar.. (qual preferem ou que termologia costumam usar?)
De facto queimar já é puxar uma termonologia pra uma situação que nao tem nada haver, entendo que o calão de queimar/burn é usada no sentido de gravar algo como os cd/dvs e pelo processo envolvido na gravação deles é que se tenha começado a usar essa termonologia do queimar para algo que estamos a gravar.. mas queimar micros, é mais para associar à destruição deles do que ao acto de programá-los..

Edeweld: tb é estranho quereres queimá-los quando disseste no inicio, que te tinhas dois atmegas com o os bootloaders queimados. E nao é queimando duas vezes seguidas que os vais recuperar! ;D lol

mas..
« Última modificação: 04 de Março de 2017, 01:50 por Hugu »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Bootloader com arduino e nhduino uno
« Responder #24 em: 06 de Março de 2017, 23:27 »
Há mtos anos fiz esta cena em anexo, para estas e outras situações em que preciso de fazer um teste rápido, e que apelidei carinhosamente de "meu cristal de guerra" :) (que inclusivé já "safou" algumas pessoas na tua situação). O pino do meio, de ligar ao GND do circuito, está soldado à caixa do cristal e aos 2 condensadores (de 22pF).
tinha ficado melhor se o pino do ground ficasse numa das pontas.. ou nem por isso? (nao estou a ser ironico)

Por acaso já esteve (2 pinos numa ponta trocados), mas agora tenho usado mais assim, tenho umas placas que já têm 3 pinos femeas para levar este cristal. De qualquer forma na matriz de contactos podes meter a pata de GND "para trás" e enfiá-la no rail GND - bem melhor do que aquela fiarada toda como recomendam no tutorial do site do Arduino que Edweld deixou no 1º post...

Citar
Ja agora como é esse teste rapido que fazes com o teu cristal de guerra? ou como se debuga? (debugar que tipo de erros?)

É quando alguém tá com problemas em gravar o bootloader e não está a usar cristais (às vezes entre várias tentativas mudam só os fuses e depois já não conseguem gravar sem cristal, ou não sabem que para regravar (recuperar) é preciso um). Chego lá enfio o cristal na matriz e sabemos logo se era ou não esse o problema.

« Última modificação: 06 de Março de 2017, 23:29 por Njay »