collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fonte de Alimentação  (Lida 14912 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jcmacedo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 30
Fonte de Alimentação
« em: 23 de Janeiro de 2015, 16:59 »
Boas tardes a todos,

Gostaria de iniciar um projeto para uma fonte de alimentação de bancada regulada, com saída de 0 a 30v com pelo menos 10A.

Haverá alguém por aqui que tenha algo parecido ou me possa aconselhar por onde começar??

Obrigado a todos

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #1 em: 23 de Janeiro de 2015, 17:22 »
Com tanta capacidade de corrente vai ser complicado.
Se for linear precisas de um transformador com várias saídas de voltagem e ir comutando entre elas conforme mudas de tensão, senão a dissipação frita tudo.

Comutada para 10A tem muito que se lhe diga, dar cabo do ruído de comutação não é fácil e para 10A precisas de uns indutores de respeito.


Tens aqui o esquema de uma linear bem simples:
http://electronics-diy.com/30v-10a-variable-bench-power-supply.php

Mas cobre de leve a dissipação. Se o transformador for capaz de fornecer 10A a 30V, quando regulares para por exemplo 5V e puxares 10A, vais estar a dissipar nos transístores  e resistências que os juntam (30V-5V)*10A=250W


« Última modificação: 23 de Janeiro de 2015, 17:35 por jm_araujo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #2 em: 23 de Janeiro de 2015, 20:45 »
Dados os interesses por modelismo, se for para testar motores brushless uma fonte pode não gostar muito caso o ESC faça travagem regenerativa, é rara a fonte que faz sink de corrente/funciona em dois quadrantes.
Avr fanboy

Offline jcmacedo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 30
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #3 em: 23 de Janeiro de 2015, 22:55 »
Amigo jm_araujo

Obrigado pelas suas palavras, e sendo assim o que aconselha de fonte de alimentação regulada até 30v, independentemente dos Amp??

Com tanta capacidade de corrente vai ser complicado.
Se for linear precisas de um transformador com várias saídas de voltagem e ir comutando entre elas conforme mudas de tensão, senão a dissipação frita tudo.

Comutada para 10A tem muito que se lhe diga, dar cabo do ruído de comutação não é fácil e para 10A precisas de uns indutores de respeito.


Tens aqui o esquema de uma linear bem simples:
http://electronics-diy.com/30v-10a-variable-bench-power-supply.php

Mas cobre de leve a dissipação. Se o transformador for capaz de fornecer 10A a 30V, quando regulares para por exemplo 5V e puxares 10A, vais estar a dissipar nos transístores  e resistências que os juntam (30V-5V)*10A=250W

Offline jcmacedo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 30
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #4 em: 23 de Janeiro de 2015, 22:58 »
Amigo Senso Link

Lá por ser aeromodelismo, não quer dizer que a fonte seja para o mesmo fim.

Sim provavelmente em algumas coisas, mas não em tudo.

De qualquer maneira obrigado pela sua resposta.

Dados os interesses por modelismo, se for para testar motores brushless uma fonte pode não gostar muito caso o ESC faça travagem regenerativa, é rara a fonte que faz sink de corrente/funciona em dois quadrantes.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #5 em: 23 de Janeiro de 2015, 23:27 »
que aconselha de fonte de alimentação regulada até 30v, independentemente dos Amp??

Não tenho nenhuma recomendação em particular. Se procurares na net certamente encontras um desenho que te agrade em termos de caraterísticas e complexidade.
Talvez outro forista te possa fazer alguma recomendação.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #6 em: 24 de Janeiro de 2015, 04:01 »
O topico de fontes que tem várias informações úteis é este
http://lusorobotica.com/index.php?topic=6576
Agora acho que se pretenderes algo assim muito específico o melhor é mesmo procurar no Google que existem vários esquemas de fontes reguláveis (com mais ou menos complexidade)
Quanto a conselhos básicos, já foram dados. É muito importante perceber os inconvenientes de ter uma fonte a debitar 10 amperes. Por isso faz sentido a pessoa pensar se precisa mesmo de uma fonte REGULAVEL de 30 V DC a fornecer essa corrente, ou se pode ter uma fonte regulavel de menor capacidade e uma outra fonte comutada de maior amperagem e de valores fixos (possivelmente até fica mais econômico).

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #7 em: 24 de Janeiro de 2015, 04:04 »
Não sou muito fã deste esquema mas fica aqui o link
http://electronics-diy.com/30v-10a-variable-bench-power-supply.php

Offline jcmacedo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 30
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #8 em: 24 de Janeiro de 2015, 16:50 »
Obrigado a todos pelas respostas, vou verificar os link's e direi alguma coisa.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #9 em: 31 de Janeiro de 2015, 01:27 »
Boas, eu também ando a tentar construir uma fonte de tensão linear de 24V 20A, em principio também será ajustável.
Já andei a pesquisar pela net e deixo aqui então alguns dos principais links que me interessaram e penso que também te interessarão:
http://www.reuk.co.uk/LM317-Adjustable-Power-Supply.htm
http://electronics-diy.com/electronic_schematic.php?id=981
http://electronics-diy.com/high-current-power-supply-lm338.php
http://www.eleccircuit.com/high-power-supply-regulater-0-30v-20a-by-lm338/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #10 em: 31 de Janeiro de 2015, 02:54 »
Upa upa, uma fonte regulável linear de 20A... isso é para testar em bancada o controlador do motor, Crazy?

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #11 em: 31 de Janeiro de 2015, 10:18 »
Sim, :P a questão e que eu sou da Madeira e lá em casa não tenho baterias de chumbo nem nada do género para trabalhar nos controladores nas "ferias entre semestres" que são das minhas únicas chances  para trabalhar nisto mais a vontade.
A ideia inicial era encomendar umas lipos do hobbyking mas os portes ficavam mais caros do que o material (devia ter mandado vira lisboa primeiro mas já não iam chegar a tempo), entretanto por causa disto um amigo ofereceume um transformador de microondas de 800W para que eu me tentasse desenrascar.
Em primeira vista depois de uma pequena simulação no multisim o que me parece preocupar mais é a filtragem da forma de onda rectificada entre a ponte rectificadora e o circuito de regulação pois obtive picos decorrente gigantes que não sei se serão normais..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #12 em: 31 de Janeiro de 2015, 12:48 »
A questão que deves colocar é se precisas mesmo dessa fonte... que testes estás a pensar fazer que necessitam dela. A situação de maior stress num controlador é com correntes altas no motor, como num arranque em stall (eixo do motor está preso); nesta situação o ciclo activo do PWM é baixinho, a corrente no motor é alta, e a corrente na bateria é baixa. No controlador da DiffTrike só preciso de 3 ou 4A da bateria para ter 20A no motor, contínuos. Uso uma fonte linear regulável de 30V 5A.

Depois há a questão da regeneração. Se deixares o rotor acelerar e largares o acelerador (mesmo que só faças "pequenas e parciais desacelerações"), vai ocorrer regeneração, o controlador vai tentar enviar corrente para a fonte (na verdade é o motor que envia)... normalmente uma fonte destas não "absorve" corrente, e isso faz com que a tensão no bus de alimentação suba... sabe-se lá até onde e com que consequências... não queres por exemplo ver os condensadores a sair do controlador a alta velocidade com destino desconhecido, certo :p ? A energia da regeneração tem que ir para algum lado (pusémos corrente nos enrolamentos do motor), a tensão nos bornes do motor sobe até que mete os diodos parasitas de 2 dos FETs a conduzir levando a corrente para o bus. Aí tens os condensadores no controlador e na fonte; a subida da tensão no bus depende de quanta energia esses condensadores conseguem absorver (motor = inductor).
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2015, 13:00 por Njay »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #13 em: 31 de Janeiro de 2015, 13:02 »
Boas tardes a todos,

Gostaria de iniciar um projeto para uma fonte de alimentação de bancada regulada, com saída de 0 a 30v com pelo menos 10A.

Haverá alguém por aqui que tenha algo parecido ou me possa aconselhar por onde começar??

Obrigado a todos

Boas.

Eu fiz esta fonte, testei a amperagem de saída e deu 50A em curto, 2 segundos   :)
Praticamente não aquece com um bom dissipador com ventilador.
Uma coisa que não funciona neste esquema é o controlo da amperagem.

Cumprimentos, Nuno
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2015, 13:04 por Nunito »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de Alimentação
« Responder #14 em: 31 de Janeiro de 2015, 23:37 »
Dados os interesses por modelismo, se for para testar motores brushless uma fonte pode não gostar muito caso o ESC faça travagem regenerativa, é rara a fonte que faz sink de corrente/funciona em dois quadrantes.

Njay, já tinha referido esse ponto, fontes comuns não são a melhor ideia para emular baterias.
Um transformador de micro-ondas é de alta voltagem, tens basicamente de serrar o secundário para fora e enrolar um novo, e remover o shunt magnético ou satura muito facilmente.
Avr fanboy