collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Programar chipKIT PIC32 com MPLAB sem programador  (Lida 3624 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Programar chipKIT PIC32 com MPLAB sem programador
« em: 24 de Janeiro de 2014, 15:19 »
Quem usa MPLAB para programar PICs precisa sempre de um programador. No entanto é possîvel programar chipKIT PIC32 sem recorrer ao programador como. o tutorial no seguinte link mostra:

http://t.co/BkVSpULgDC

Para quem não saiba os primeiros chipKIT da Microchip, fabricante de. PICs eram e alguns ainda são pino a pinos compatíveis com placas Arduino. A ALIATRON as placas chipKIT da Digilent.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Programar chipKIT PIC32 com MPLAB sem programador
« Responder #1 em: 27 de Janeiro de 2014, 10:50 »
Desde que tenha o bootloader programa-se qualquer coisa por porta série.

Qualquer dia ainda compro uma coisa dessas queria ver o potencial do PIC32. Eu sou mais virado para Atmel mas por razões profissionais tenho que trabalhar com a Microchip. Apesar de um início complicado (utilização das ferramentas de desenvolvimento) agora até me vou dando bem com os PIC.


Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Programar chipKIT PIC32 com MPLAB sem programador
« Responder #2 em: 27 de Janeiro de 2014, 12:49 »
Desde que tenha o bootloader programa-se qualquer coisa por porta série.

Não é necessariamente verdade com MPLAB. Terá que usar software de programação de terceiros. O MPLAB faz uso do bootloader no chipKIT PIC32.

Qualquer dia ainda compro uma coisa dessas queria ver o potencial do PIC32. Eu sou mais virado para Atmel mas por razões profissionais tenho que trabalhar com a Microchip. Apesar de um início complicado (utilização das ferramentas de desenvolvimento) agora até me vou dando bem com os PIC.

Alguma razão especial por optar por ATMEL? Ou está a dizer que prefere ATMEL por causa do uso de IDE Arduino?

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Programar chipKIT PIC32 com MPLAB sem programador
« Responder #3 em: 27 de Janeiro de 2014, 14:18 »
Não tem a ver com o IDE do Arduino. Aliás eu uso esse IDE só para fazer coisas muito simples.

Normalmente uso o AVR Studio 6.1 que funciona em cima do Visual Studio (ou foi desenvolvido à volta do Visual Studio).

A razão da preferência tem a ver com o suporte, eu sei que antigamente não era assim mas hoje em dia a Atmel parece ter uma comunidade mais forte do que a Microchip (provavelmente devido ao Arduino). Para além disso aprendi microcontroladores com o ATmega8 e portanto estou mais habituado às datasheets da ATMEL.

Mas é como digo agora tenho trabalhado mais com microchip em concreto com os PIC18 e PIC24 e secalhar vou passar para PIC32 brevemente.

Tendo acompanhado o desenvolvimento do ChipKit desde o nascimento parece-me uma boa plataforma para começar a desenvolver para PIC32 (o preço é bastante atractivo).

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Programar chipKIT PIC32 com MPLAB sem programador
« Responder #4 em: 27 de Janeiro de 2014, 15:21 »
Já agora programa em Assembler ou C?

Gostaria também saber do apoio técnico é a própria ATMEL que responde?

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Programar chipKIT PIC32 com MPLAB sem programador
« Responder #5 em: 27 de Janeiro de 2014, 17:19 »
Uso principalmente C. Mas os compiladores da Atmel trabalham bem o C++ (como se comprova pelo Arduino).

Falo do apoio da comunidade mais do que o apoio da Atmel. Nunca tive necessidade de falar directamente com a Atmel, no entanto, quando o programador ICD3 queimou achei o esquema de webtickets da Microchip pouco intuitivo. Apesar disso não tenho queixas do pessoal, passado algum tempo consegui que me enviassem outro programador (o ICD3 tem garantia vitalícia).