collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino Duvidas de Iniciante  (Lida 2659 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bezainas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Arduino Duvidas de Iniciante
« em: 26 de Janeiro de 2012, 01:21 »
Boas

Sou novo no forum e queria começar a fazer as minhas primeiras experiencias com o arduino. Como qualquer novato tenho uma serie de duvidas básicas que gostaria de ver esclarecidas com a vossa ajuda. Desculpem se disser asneira.

1. Que arduino devo comprar? (o UNO? ou outro?) Eu sei que deve ser a pergunta que mais gente faz, mas se eu pretender por exemplo brincar com rede ou gsm, os shields que existem funcionam com qualquer arduino? Ou seja..posso comprar o básico e depois mais tarde comprar o shield?

2. Quando se fala em arduino a funcionar com uma fonte de alimentação externa... É algo que se compre e se ligue de forma simples? Ou é preciso andar a fazer bricolage e perceber de electrónica?


Acho que por agora é tudo..É so esperar a vossa ajuda e comprar o material
Obrigado






Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Arduino Duvidas de Iniciante
« Responder #1 em: 26 de Janeiro de 2012, 09:25 »
Boas

Sou novo no forum e queria começar a fazer as minhas primeiras experiencias com o arduino. Como qualquer novato tenho uma serie de duvidas básicas que gostaria de ver esclarecidas com a vossa ajuda. Desculpem se disser asneira.

1. Que arduino devo comprar? (o UNO? ou outro?) Eu sei que deve ser a pergunta que mais gente faz, mas se eu pretender por exemplo brincar com rede ou gsm, os shields que existem funcionam com qualquer arduino? Ou seja..posso comprar o básico e depois mais tarde comprar o shield?

2. Quando se fala em arduino a funcionar com uma fonte de alimentação externa... É algo que se compre e se ligue de forma simples? Ou é preciso andar a fazer bricolage e perceber de electrónica?


Acho que por agora é tudo..É so esperar a vossa ajuda e comprar o material
Obrigado

Antes de mais, bem-vindo ao fórum.

1. Regra geral, as shields e as versões do Arduino são retro-compatíveis. Podes comprar qualquer versão, mas a mais recente (Uno) é a recomendada.

2. A "fonte externa" que falas, não é mais que um regulador de tensão para 5V. Existem os circuitos integrados LM7805, muito usados, bastam mais 2 condensadores para passares de tensões de 7V-30V para 5V. Tens várias hipóteses:
2.1. Se arranjares uma fonte que te dê directamente 5V é ligar directo (pólo negativo da fonte ao GND do Arduino e polo positivo ao pino +5V)
2.2. Como o Arduino tem regulador (parecido com o que falei em cima), podes ligar directamente a qualquer fonte com tensões (numa gama mais reduzida 7-12V recomendados na página do produto) à ficha tipo barril preta ou à ligação Vin na fila dos pinos de potência.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Arduino Duvidas de Iniciante
« Responder #2 em: 26 de Janeiro de 2012, 10:46 »
tens que arranjar uns led´s smd e meter no pcd da parte de baixo.

Se tiveres o telemovel aproveitas e tiras os led do teclado.