collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino Ethernet + displayEnviado: 27 Out 2009, 17:55  (Lida 2900 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline claudiocfv

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Arduino Ethernet + displayEnviado: 27 Out 2009, 17:55
« em: 29 de Outubro de 2009, 20:14 »
Olá a todos, primeiro gostaria de colocar uma pergunta, o Arduino ethernet pode se comunicar direto com um display de 2x16?? ou vou precisar tbm do Arduino principal?? em segundo a idéia, eu preciso de comunicar com um instrumento que dispõe de conexão tcp/ip para retirar somente duas variaveis, hoje essa comunicação só pode ser feita através de software do proprietário e tem todas as opções de edição, no meu caso quero apenas que ele tenha uma indicação remota, ou seja, comunicação tcp/ip e display, sem utilizar entradas e saidas, sei que mesmo que isso dê certo provavelmente ainda vou ter problema com a linguagem do proprietario, não sei que tipo de pedido o software faz hoje para obter os valores que preciso, mas isso é outro problema e espero conseguir isso com fabricante, por agora preciso saber se esse hardware pode funcionar.



Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Arduino Ethernet + displayEnviado: 27 Out 2009, 17:55
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2009, 20:22 »
Apenas te consigo responder à primeira questão.

Quando dizes "Arduino ethernet" deves estar a referir-te ao Shield.
O Shield é uma acoplação ao arduino para que (no caso da Ethernet Shield) o Arduino comunique por TCP/IP.
O display de 2x16 alfanumérico precisa sempre do Arduino (ou de outro controlador) para funcionar e para mostrar aquilo que queres.

PS: Parabéns TCP/IP (40 velas)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Arduino Ethernet + displayEnviado: 27 Out 2009, 17:55
« Responder #2 em: 30 de Outubro de 2009, 00:15 »
Olá e bem-vindo.

Como o microbyte disse, o Ethernet shield não tem inteligência, é apenas uma interface e por isso precisa de um uC. Não sendo sádico, é como perguntares se um braço pode escrever sozinho... O braço é necessário para escrever, mas este precisa do cérebro.

Quanto à comunicação com o software proprietário, o ideal seria conseguir o protocolo de comunicações junto do fabricante, mas se este não fornecer, podes sempre tentar fazer reverse com aplicações como o wireshark em que sniffas pacotes e tentas encontrar um padrão para depois o reproduzir com o arduino.

Offline claudiocfv

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: Arduino Ethernet + displayEnviado: 27 Out 2009, 17:55
« Responder #3 em: 30 de Outubro de 2009, 14:16 »
Tig gostei dessa idéia, como eu faço esses testes?? porque pensei em fazer isso no prompt ou então com comandos via navegador mesmo, quando vou conectar pelo software tenho que colocar somente o IP do instrumento e a porta, no caso a 5001, e o computador tem que estar com IP fixo, o cabo tem que ser Bridge, tipo ligação ad-roc, se tiver alguma outra idéia agradeço. Outra coisa, vc acha que o ENC28J60 também pode funcionar como shild, a comunicação dele acho que é I2C.

Valeu...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Arduino Ethernet + displayEnviado: 27 Out 2009, 17:55
« Responder #4 em: 30 de Outubro de 2009, 14:28 »
O Wireshark é um software que fica a monitorizar as ligações de rede e pode com isso gravar todo o dialogo que existe entre vários equipamentos. Depois é uma questão de analisar os pacotes TCP/IP entre o dispositivo e o cliente e ver quais os comandos enviados para efectuar a tarefa que pretende que o Arduino fique a fazer.

O ENC28J60 comunica por SPI, e pode encontrar mais informação sobre ele aqui:
http://loja.lusorobotica.com/modulos/77-enc28j60-ethernet-interface-board.html

Datasheet:
http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/39662c.pdf

Ainda não tive oportunidade de trabalhar com ele mas pelo que li rapidamente no datasheet, pode utiliza-lo para essa tarefa.

PS - No site do IC estão alguns exemplos de aplicações que podem ajudar, o link está na loja e aqui:
http://www.microchip.com/wwwproducts/Devices.aspx?dDocName=en022889