collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Servo Parallax (Futaba S148)  (Lida 14317 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #15 em: 18 de Maio de 2012, 18:26 »
Que bateria?

Offline andremendes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #16 em: 18 de Maio de 2012, 18:40 »
Que bateria?

De 4 pilhas AA. É o que vou utilizar para por os servos a funcionar, visto os mesmo só terem o limite de 6V.
Mas ao testar só para ver se a placa ligava, com pilha de 9V deu, mas com as 4 AA não deu sinal.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #17 em: 18 de Maio de 2012, 18:46 »
Se as 4 pilhas derem até 5.5V podes ligar no arduino depois do regulador, sei que há uma entrada dessas mas não sei de cor onde é, tens que procurar por aí.

Offline andremendes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #18 em: 18 de Maio de 2012, 18:48 »
Se as 4 pilhas derem até 5.5V podes ligar no arduino depois do regulador, sei que há uma entrada dessas mas não sei de cor onde é, tens que procurar por aí.
Não percebi.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #19 em: 18 de Maio de 2012, 19:03 »
Se a tensão do teu conjunto de 4 pilhas for no máximo 5.5V, há uma entrada de alimentação no Arduino que não passa pelo regulador de tensão (o regulador é que te exige the a tensão de alimentação superior a 6-7V). A entrada pela ficha preta grande passa 1º pelo regulador de tensão, que irá limitar a tensão de entrada aos 5V que "coração" do Arduino precisa para funcionar.

Offline andremendes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #20 em: 18 de Maio de 2012, 19:07 »
Se a tensão do teu conjunto de 4 pilhas for no máximo 5.5V, há uma entrada de alimentação no Arduino que não passa pelo regulador de tensão (o regulador é que te exige the a tensão de alimentação superior a 6-7V). A entrada pela ficha preta grande passa 1º pelo regulador de tensão, que irá limitar a tensão de entrada aos 5V que "coração" do Arduino precisa para funcionar.

Percebi...
Mas estou a utilizar 4AA x 1,5V pilhas para ter os 6V máximos para os servos. Porque nem posso ter mais que os 6V.

Offline andremendes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #21 em: 18 de Maio de 2012, 22:40 »
Parece-me então que o problema é que com 4pilhas AA não tenho voltagem suficiente para a placa funcionar correto ?

Mas se assim não chega para a placa como pode dar ainda para mais 2 servos... Assim implicaria ter 4pilhas AA para os servos e outra de 9V para a placa ?

Offline andremendes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #22 em: 19 de Maio de 2012, 00:21 »
O problema parece que era mesmo o facto do meu uno precisar de mais que os 6V que lhe estava a dar com as 4AA. Assim a coisa la se resolveu com a pilha de 9V, mas utilizando o pin de 5V da placa para não queimar visto os servos só poderem ir até aos 6V. E assim o problema já ficou resolvido.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #23 em: 19 de Maio de 2012, 11:39 »
O problema parece que era mesmo o facto do meu uno precisar de mais que os 6V que lhe estava a dar com as 4AA. Assim a coisa la se resolveu com a pilha de 9V, mas utilizando o pin de 5V da placa para não queimar visto os servos só poderem ir até aos 6V. E assim o problema já ficou resolvido.

Tal como ja te tinha sido sugerido aqui, essa seria uma das hipoteses, agora só tens de ter a certeza que os 2 servos não consomem corrente excessiva que poderá queimar o regulador de 5v da uno.

Outra coisa é, com esse esquema vais ter ruido no circuito, ou seja qnd os servos começarem a mexer vais ter flutuações (ruido) eletricas no circuito e todos os componentes analogicos e mesmo alguns digitais podem sofrer com isso. Por exemplo um sensor analogico poderá não dar os valores correctos ou os servos tremerem bastante e terem um comportamento estranho.

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline andremendes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #24 em: 19 de Maio de 2012, 20:03 »
O problema parece que era mesmo o facto do meu uno precisar de mais que os 6V que lhe estava a dar com as 4AA. Assim a coisa la se resolveu com a pilha de 9V, mas utilizando o pin de 5V da placa para não queimar visto os servos só poderem ir até aos 6V. E assim o problema já ficou resolvido.

Tal como ja te tinha sido sugerido aqui, essa seria uma das hipoteses, agora só tens de ter a certeza que os 2 servos não consomem corrente excessiva que poderá queimar o regulador de 5v da uno.

Outra coisa é, com esse esquema vais ter ruido no circuito, ou seja qnd os servos começarem a mexer vais ter flutuações (ruido) eletricas no circuito e todos os componentes analogicos e mesmo alguns digitais podem sofrer com isso. Por exemplo um sensor analogico poderá não dar os valores correctos ou os servos tremerem bastante e terem um comportamento estranho.

E como posso saber se consomem ou não corrente excessiva ?

Há possibilidade de não ter esse ruido ? Suponho que passará por um outro esquema do circuito.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #25 em: 05 de Junho de 2012, 13:16 »
Uma pilha de 9V serve apenas para alimentar um arduino, e mais nada.
Se ligas um servo ao pino dos 5V do arduino arriscas-te a ter resets esporádicos ou a queimar uma pista, além de outros problemas na leitura de sensores e afins como disse o Marvin. Eu recomendaria no máximo um servo mini, e sem o esforçar por aí além, e mesmo assim ele vai estar a introduzir ruído. Os servos devem ser alimentados "à parte" da restante electrónica, ou por fontes de alimentação separadas ou por esquemas como o que deixei aí.

Offline andremendes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #26 em: 08 de Junho de 2012, 11:43 »
Uma pilha de 9V serve apenas para alimentar um arduino, e mais nada.
Se ligas um servo ao pino dos 5V do arduino arriscas-te a ter resets esporádicos ou a queimar uma pista, além de outros problemas na leitura de sensores e afins como disse o Marvin. Eu recomendaria no máximo um servo mini, e sem o esforçar por aí além, e mesmo assim ele vai estar a introduzir ruído. Os servos devem ser alimentados "à parte" da restante electrónica, ou por fontes de alimentação separadas ou por esquemas como o que deixei aí.

Mas utilizando uma pilha de 9V para a placa e depois 4x1,5V (pilhas AA) para os servos a coisa já poderá funcionar de uma forma mais correta e com menos risco de estragar algo, ou não ?

Tendo este esquema:
http://img641.imageshack.us/img641/1439/forma3.jpg

Deixo aqui imagem do veiculo (apenas com pilha 9V) montado:
http://img215.imageshack.us/img215/3589/20120607132318.jpg
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 11:56 por andremendes »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #27 em: 08 de Junho de 2012, 17:40 »
Agora já tem pernas para andar. Mesmo assim eu ainda punha um condensador de 100uF (10V ou mais) em paralelo com a limentação de cada servo mesmo "em cima" das respectivas fichas, para evitar problemas de interferência entre ambos e para optimizar a utilização das pilhas (devem durar um nadinha mais).

Offline andremendes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #28 em: 08 de Junho de 2012, 18:20 »
Agora já tem pernas para andar. Mesmo assim eu ainda punha um condensador de 100uF (10V ou mais) em paralelo com a limentação de cada servo mesmo "em cima" das respectivas fichas, para evitar problemas de interferência entre ambos e para optimizar a utilização das pilhas (devem durar um nadinha mais).

O condensador aconselhável será aquele que me tinhas indicado logo no inicio ?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Servo Parallax (Futaba S148)
« Responder #29 em: 08 de Junho de 2012, 18:42 »
Sim, é o que está no desenho.