collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm  (Lida 13415 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« em: 15 de Março de 2017, 02:21 »
Olá a todos,

Estou a construir o pickit2 na breadboard  :o Como ainda não atinei com o fabrico de pcb vou começar a fazer na bread. Assim também é da maneira que valido o circuito e treino análise de circuitos  ;D

Pretendo fazer um bom trabalho, como sempre  8) ::), e para isso terei que, essencialmente, colocar todos os fios direitos. Até agora já liguei 8 fios, que devido ao seu tamanho tenho descarnado com os dentes  :P :-[ Por isso decidi que deveria comprar um alicate descarnador.

Bem, encontrei este: https://www.castroelectronica.pt/product/alicate-de-corte-e-descarnador-anti-estatico-p-cabo-02-08mm--proskit# ou este http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-de-mao/Alicates/14961163.aspx
O fio que estou a utilizar é este: https://www.castroelectronica.pt/product/bobine-fio-rigido-cobre-05mm-vermelho-p-montagens--25-mts#. Acho que a primeira opção está boa. Mas o que costumam utilizar para descarnador este tipo de fio?
Fios compridos não são problema, a dificuldade começa quando tenho que descarnar pontas com uns 4 centímetros.

Obrigado

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #1 em: 15 de Março de 2017, 07:37 »
Tenho alguns descarnadores, parecidos com os dos teus links, mas para os fios da breadbord acabo sempre por usar o x-acto....

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #2 em: 15 de Março de 2017, 09:25 »
Tenho alguns descarnadores, parecidos com os dos teus links, mas para os fios da breadbord acabo sempre por usar o x-acto....

Esses descarnadores que tens funcionam bem para fios de 0.5 (de breadboard)?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #3 em: 15 de Março de 2017, 10:54 »
De longe o melhor tipo de descarnador que conheço é este:

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-de-mao/Alicates/11831246.aspx

Durante anos também usei dentes, x-acto, o do teu 1º link, mas quando conheci este, "vi a luz" :). O mecanismo de descarnar é o mesmo que usar os dentes. Normalmente, com a mesma regulação, funciona bem com um intervalo alargado de diâmetros de fio. É só meter a ponta do fio, dar um aperto semi-rápido no alicate e tá feito. Quem nunca usou um destes, não conhece o paraíso :D

A versão do link é a versão "chinesa" baratíssima (comprei o meu 1º no AKI há uns 8 anos por 0.90€). Existe uma versão parecida mas sem aquela rodinha na parte de trás da cabeça; não comprem essa, não vai funcionar bem, pode ser preciso apertar um bocado essa roda. Se já compraram um desses sem roda e não descarna, não é grave, ainda se resolve; o truque é apertar-lhe a boca enquanto dão o aperto. Não abusem dele para cortar fio (tem 2 lâminas de corte a meio do corpo), é fraco, foi assim que parti o 1º.

Existem versões de melhor qualidade deste alicate, mais caras.

Há um outro estilo mais recente que na verdade se baseia no mesmo principio que também é bom, mas pouco visto cá, e mais caro.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #4 em: 15 de Março de 2017, 11:11 »
Para quem quer gastar um pouco de dinheiro e tiver muitos fios para descarnar experimentem este:
http://catalog.weidmueller.com/catalog/Start.do?localeId=en&ObjectID=9005000000
São 40 euros em lojas físicas em Portugal mas vale cada centímo, em especial para electricistas, atenção que caso seja fios livres de halogéneo (cabos com isolamento exterior verde) existe uma versão específica pois o isolamento dos fios é mais duro.
« Última modificação: 15 de Março de 2017, 11:14 por artur36 »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #5 em: 15 de Março de 2017, 11:15 »
Puseste o link como imagem artur, mas é uma página:

http://catalog.weidmueller.com/catalog/Start.do?localeId=en&ObjectID=9005000000

Deve ser bom, também usa o mesmo principio de usar os nossos dentes.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #6 em: 15 de Março de 2017, 11:19 »
Eu ja usei algures esses alicates, mas nao tive uma boa experiencia.
Provavelmente o alicate nao seria muito bom... o problema estava sobretudo em ele "recuperar depois de descarnar", encravava um pouco e era preciso dar um jeito com os dedos para soltar..

Por isso para descarnar 1 fio de vez enquando o alicate (que corte bem) serve-me melhor (porque e'mais rapido pegar num alicate simples do que esse "pesado")

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #7 em: 15 de Março de 2017, 11:20 »
Puseste o link como imagem artur, mas é uma página:

http://catalog.weidmueller.com/catalog/Start.do?localeId=en&ObjectID=9005000000

Deve ser bom, também usa o mesmo principio de usar os nossos dentes.
Entretanto já tinha corrigido, é muito bom mesmo, ajustas a profundidade do corte e o comprimento, por exemplo a electrificar um quadro em que tens muitos fios da mesma secção a para colocar ponteiras poupas imenso tempo e muitas dor de pulso...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #8 em: 15 de Março de 2017, 11:36 »
Também vou dar o meu bitaite.
Depois de experimentar quase todos os tipos que falaram antes de mim o meu maior problema é a falta de consistência, nunca comprei as versões caras, mas as de preço intermédio mesmo reguláveis sempre se mostraram inconsistentes. Umas vezes não conseguem descarnar, a seguinte arrancam fios ao multifilar (com o mesmo fio!), dependendo do jeito com se segura, se mete mais à esquerda ou direita da mandibula, da fase da lua...

No meio de testar os que me apareciam cheguei a 2 preferidos.
Para fios de eletrónica (finos) o que gosto mais é deste estilo:

Comprei-o numa promoção do LIDL, é muito consistente nos resultados

Para fios mais grossos (eletricidade auto e casa), gosto deste:


Versão chinesa do aki/leroy. Muito bom com multifilares se acertarmos com a ranhura certa.


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #9 em: 15 de Março de 2017, 11:51 »
jm, esse 1º é o tal que mencionei q tb é bom mas + caro e + raro cá. Comprei o meu penso que no Aldi, e foi mesmo só para ver como era. Para mim é tão bom como o básico chinês (que é super leve), excepto na qualidade, que é nitidamente + robusto. Acho que o segredo é ser um descarnador que use o mesmo mecanismo que usamos com os dentes.

Concordo que para fios de grossura mais "fora" da electrónica será preciso outro tipo de descarnador. Mas para quem isso for raro, o x-acto, e mto cuidado, tb serve.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #10 em: 15 de Março de 2017, 12:38 »
Se o fio não estiver enfiado numa parede, rolas o x-acto em cima do fio, basta 5cm de mesa/parede/tábua/wtv e tens o fio com o isolamento cortado, é só puxar e está feito.
Avr fanboy

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #11 em: 15 de Março de 2017, 20:49 »
x-acto dá para tudo pode e nao ser o mais pratico, e nao ser o mais perfeito.

O que uso é geralmente este http://www.casasbahia-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=666974325

E para aqueles fios pequeninos e finos é alicate e muito maneaveis é o alicate de fibra optica e da prokit.  http://www.mixtronica.com/8267-thickbox_default/8pk326-alicate-de-corte-e-descarnador-para-fibra-optica-8pk326.jpg


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #12 em: 15 de Março de 2017, 22:21 »
Costumo usar um destes para fio em breadbord:



Para outros tipos de fios também o uso, foi barato e fartei-me de gastar em descarnadores que funcionam mal, cortam o fio quando não cortam nada mesmo.
É bastante rápido e recomendo, uso apenas fios telefónicos em breadboard.


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #13 em: 15 de Março de 2017, 22:31 »
X-acto não gosto porque fere o cobre ou rebentam-se sempre uns fios do multi. Pelo menos é o que me acontece a mim :D

O do dropes não tenho pachorra. Sempre que aparece um fio um bocado mais fino ou mais grosso é preciso reajustar o mesmo.


Esqueci-me de uma grande vantagem deste e por isso é que o uso em eletricidade auto/moto: é muito fácil abrir o isolamento no meio de um fio existente sem o danificar (dá-lhe um "chega p'ra lá"). Muito prático para fazer derivações em fios existentes quando é para ligar acessórios.

« Última modificação: 15 de Março de 2017, 22:34 por jm_araujo »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Descarnador para fio de breadboard - 0.5mm
« Responder #14 em: 16 de Março de 2017, 01:41 »
X-acto não gosto porque fere o cobre ou rebentam-se sempre uns fios do multi. Pelo menos é o que me acontece a mim :D

O do dropes não tenho pachorra. Sempre que aparece um fio um bocado mais fino ou mais grosso é preciso reajustar o mesmo.

Idem, idem :)

Citar
(imagem)
Esqueci-me de uma grande vantagem deste e por isso é que o uso em eletricidade auto/moto: é muito fácil abrir o isolamento no meio de um fio existente sem o danificar (dá-lhe um "chega p'ra lá"). Muito prático para fazer derivações em fios existentes quando é para ligar acessórios.

Isso tb dá para fazer com o 1º que deixei, o baratucho no Leroy, se deixares o fio entrar e depois "sair pelo lado".