collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server  (Lida 24101 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #30 em: 17 de Março de 2014, 22:01 »
estamos a divagar muito :D
Ja tenho sensores em todas as graficas, se alguma delas atingir os 85ºC da auto shut down; se algum processo crashar faz reboot, se alguma grafica perder rendimento ele da reboot; mas as vezes é necessário um reboot fisico! Eu sei porque ha o crash, é muita carga nas fontes e quando ha picos aquilo da o berro; ja corrigi o problema que é diminuir o overclock, mas ai perco 20% de rendimento.
Quanto ao preço, as vezes acho 1 euro muito caro e 200 euros barato, tudo depende do ponto de vista. Tenho 2 kits arduino e uma rasp pi que tenho aqui parados, se os posso usar para que gastar dinheiro? Tenho algum background de programaçao nomeadamente em C, ja fiz uns robots em arduino (sempre por tutoriais, nunca da minha cabeça), sei mais ou menos como a coisa funciona, so necessito de uma maozinha, ou ate alguem que queira dar uma ajuda mais pratica. Acho que nao tem logica gastar 160€ em algo se posso gastar 50 nos shields.
Alguem me pode ajudar?

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #31 em: 17 de Março de 2014, 22:35 »
estamos a divagar muito :D
Ja tenho sensores em todas as graficas, se alguma delas atingir os 85ºC da auto shut down; se algum processo crashar faz reboot, se alguma grafica perder rendimento ele da reboot; mas as vezes é necessário um reboot fisico! Eu sei porque ha o crash, é muita carga nas fontes e quando ha picos aquilo da o berro; ja corrigi o problema que é diminuir o overclock, mas ai perco 20% de rendimento.
Quanto ao preço, as vezes acho 1 euro muito caro e 200 euros barato, tudo depende do ponto de vista. Tenho 2 kits arduino e uma rasp pi que tenho aqui parados, se os posso usar para que gastar dinheiro? Tenho algum background de programaçao nomeadamente em C, ja fiz uns robots em arduino (sempre por tutoriais, nunca da minha cabeça), sei mais ou menos como a coisa funciona, so necessito de uma maozinha, ou ate alguem que queira dar uma ajuda mais pratica. Acho que nao tem logica gastar 160€ em algo se posso gastar 50 nos shields.
Alguem me pode ajudar?

Talvez haja aqui algum voluntário! Ou como prometeu a troco de dois sistemas completos de Arduino. Já agora que mãozinha precisa? O Tiago já lhe deu uns links.

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #32 em: 17 de Março de 2014, 23:00 »
Antes de mais, temos um pais cheio de doutores e engenheiros :p o tu assenta-me muito bem :) até no trabalho me tratam por tu ;)
Com aqueles links consigo fazer quase tudo, tenho duvidas nos reles para dar reboot a 4 máquinas e no código, há partes que não entendo; ainda só fiz coisas muito básicas e infelizmente não tenho tempo para dominar a situação! Todo o tempo que tenho disponível é para as moedas.
Comprei os arduinos porque queria fazer um robot de soldadura único no mercado ( tenho 2 células de soldadura da fanuc ), usando por base algo que já existe, usava o meu conhecimento de soldadura robotizada para grandes estruturas, os meus conhecimentos de programação e muito estudo. Mas entretanto surgiu a necessidade de tirar uma pôs graduação em eng soldadura e aquela merda é fdd como o raio e tirou-me o pouco tempo que já tinha :( nem aprendi a fazer nada de valor com o arduino nem nada

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #33 em: 17 de Março de 2014, 23:20 »
Além do RPi que já possui e dois Arduino, quanto é que está disposto a gastar? Digo isso porque creio eu que o custo é importante para si.

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #34 em: 17 de Março de 2014, 23:26 »
Pra ai mais 50€...

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #35 em: 17 de Março de 2014, 23:50 »
Portanto seria uma coisa destas:
http://ptrobotics.com/2443-rboard.html

mais o shield lan (isto tem wireless nao sei de da para usar, mas mesmo dando nao quero quebras, tem de ser por cabo).
Agora fiquei confuso porque ha tutoriais que usam um sensor shield, da para ligar o modulo de reles sem sensor shield?  quais são as vantagens?

Edit:
Resumindo, será um web server com 4 tabelas por exemplo ( 1 para cada pc), cada tabela tem 2 botões um para shutdown ( ligar o relê 5 segundos e depois desligar) e outro para ligar ( ligar o relê meio segundo e depois desligar).
O webserver já existe completamente feito (pelo menos para 1 relê) ; o liga e desliga também mais ou menos para 1 relê).
Para hardware além do arduino preciso do shield lan. Depois de um shield de relê ou um shield de sensores e depois vários reles?
Para software sozinho ia ter de martelar um pouco, alguma ajuda a editar o que já existe?
« Última modificação: 18 de Março de 2014, 00:34 por Freskhu »

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #36 em: 18 de Março de 2014, 02:53 »
Podes fazer a coisa a partir desse código ou tentar usar mesmo uma library de webserver.
Onde tens esta linha:
Código: [Seleccione]
if (HTTP_req.indexOf("LED2=2") > -1) {  // see if checkbox was clicked
vais ter de fazer linhas parecidas com referencias diferentes cada cada botão, depois é só ligar e desligar os reles correspondentes em cada caso.
Se queres fazer a coisa a usar delays, o melhor seria talvez fazeres um IF para cada botão, e quando ele encontra alguma coisa altera uma variável a avisar que tem de abrir um rele qqer. (nao convem fazeres delays grandes aqui porque o browser pode não gostar muito de tar uma data de segundos à espera de resposta ;)

Já agora, a tudo o que forem prints estáticos acrescenta a macro F(), porque assim as strings não gastam RAM... Acrencentando ai mais coisas à parte do HTML isso ia estoirar por falta de memória mais tarde ou mais cedo. Basta fazer
Código: [Seleccione]
client.println(F("Content-Type: text/html"));

em vez de
Código: [Seleccione]
client.println("Content-Type: text/html");

Mas podias ter a coisa mais limpinha usando uma library de webserver.
Eu por acaso tenho um webserver em arduino adaptado por mim, mas ainda não tive paciencia para o publicar algures :P
Mas ao início usei este e fazia o serviço bem:
https://github.com/sirleech/Webduino/tree/1.0rc1
Já trata da parte de fazer o parsing aos parametros que vem do browser em vez de tar tudo à mistura, a coisa fica mais separada e percebe-se melhor (penso eu de que)! :)

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #37 em: 18 de Março de 2014, 08:58 »
Acho que cada vez estou mais confuso^^
Relativamente ao codigo
Código: [Seleccione]
//um pino para cada maquina
#define RELAY_PIN1  8
#define RELAY_PIN2  9
#define RELAY_PIN3  10
#define RELAY_PIN4  11
#define RELAY_PIN5  12

void setup (){
         Serial.begin(9600);
         pinMode(RELAY_PIN1, OUTPUT)
         pinMode(RELAY_PIN2, OUTPUT)
         pinMode(RELAY_PIN3, OUTPUT)
         pinMode(RELAY_PIN4, OUTPUT); }

void shutdown (pino)
             case pino {
             1:
             digitalWrite(RELAY_PIN1, 1);
             delay(4000);
             digitalWrite(RELAY_PIN1, 0);
             2:
             digitalWrite(RELAY_PIN2, 1);
             delay(4000);
             digitalWrite(RELAY_PIN2, 0);
             3:
             digitalWrite(RELAY_PIN3, 1);
             delay(4000);
             digitalWrite(RELAY_PIN3, 0);
             4:
             digitalWrite(RELAY_PIN4, 1);
             delay(4000);
             digitalWrite(RELAY_PIN4, 0); }

void turn_on (pino)
             case pino {
             1:
             digitalWrite(RELAY_PIN1, 1);
             delay(500);
             digitalWrite(RELAY_PIN1, 0);
             2:
             digitalWrite(RELAY_PIN2, 1);
             delay(500);
             digitalWrite(RELAY_PIN2, 0);
             3:
             digitalWrite(RELAY_PIN3, 1);
             delay(500);
             digitalWrite(RELAY_PIN3, 0);
             4:
             digitalWrite(RELAY_PIN4, 1);
             delay(500);
             digitalWrite(RELAY_PIN4, 0); }

void loop (){
 
    agora era criar uma rotina que dava o valor ao pino dependendo do botao que carregar e chamar a funçao shutdown ou ligar ^^
         
}

O codigo seria algo deste genero? (a sintaxe pode estar mal, nao programo ha muito muito tempo); e hardware? shield de lan, shield de sensores e depois 4 reles ou shield de lan e shield de rele?
« Última modificação: 18 de Março de 2014, 09:05 por Freskhu »

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #38 em: 18 de Março de 2014, 13:45 »
O que estas a tentar usar é um switch-case, tas la perto :):
http://arduino.cc/en/Reference/SwitchCase#.UyhMb_l_t1A

E sim dá para fazer isso com o hardware que disseste. Para que queres mesmo um shield de sensores?

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #39 em: 18 de Março de 2014, 13:48 »
O que estas a tentar usar é um switch-case, tas la perto :):
http://arduino.cc/en/Reference/SwitchCase#.UyhMb_l_t1A

E sim dá para fazer isso com o hardware que disseste. Para que queres mesmo um shield de sensores?

sim é isso :D
o shield de sensores nao faço ideia, mas o gajo usa no tutorial :s http://www.hobbyist.co.nz/?q=web-switch-tutorial

mas para ajustar o web server nao tenho conhecimentos suficientes, mais de metade do codigo nao sei o que faz ^^

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #40 em: 18 de Março de 2014, 13:54 »
Já vi, ele usa a cena dos sensores apenas para ligar os reles com umas fichas especificas, não é uma coisa necessária...

Podes ir tentando adaptar esse código e para desenferrujar a programação vais pondo as duvidas :)
« Última modificação: 18 de Março de 2014, 13:57 por tarquinio »

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #41 em: 18 de Março de 2014, 14:04 »
por exemplo aquele modulo de reles com 4 reles por exemplo...Como e que eu controlo cada rele? o modulo esta ligado a uma saida digital do arduino certo? como e que eu faço para controlar cada um se usam a mesma porta? será com alguma variavel ou algo do genero suponho

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #42 em: 18 de Março de 2014, 14:14 »
Sim tens de ligar cada rele a uma saida digital diferente. Essa parte já fizeste quase bem no código que tentaste modificar (tirando o detalhe que não podes usar os pinos 10-13 quando usas a ethernet neste caso.

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #43 em: 18 de Março de 2014, 14:43 »
portanto por exemplo neste rele:
http://ptrobotics.com/2443-rboard.html
ou este
http://www.botnroll.com/product.php?id_product=587

Tenho aquelas portas verdes será para ligar ao arduino (uma ao gnd e outra a porta), as portas azuis sera para ligar ao pc (aquilo ate tem 3 saidas)... Depois como controlo qual rele esta ligado se estao todos ligados a mesma porta do arduino?
« Última modificação: 18 de Março de 2014, 14:56 por Freskhu »

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #44 em: 18 de Março de 2014, 15:17 »
Os reles tem sempre 3 saidas, tens um ponto comum, que liga a um dos outros dois conforme o rele esteja ligado ou desligado.
E cada um dos reles está ligado a um pino digital diferente, na 1a bord por exemplo tens lá D4, D5, D6, D7.