collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dúvida sobre PCB assembly  (Lida 7217 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Dúvida sobre PCB assembly
« em: 19 de Maio de 2015, 10:55 »
Boas,

Ando a preparar um pequeno trabalho e vou precisar de adjudicar um serviço de PCB assembly.
A minha questão é: durante a fase da prototipagem apliquei na breadboard um nrf24l01 e um HC05.
Como é que vou aplicar isto na pcb? Vou ter de comprar o chip e desenhar todo o circuito auxiliar juntamente com o que ja tenho na board?

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #1 em: 19 de Maio de 2015, 11:34 »
Depende do que tu queres fazer, nao deste detalhes.
Depreende-se que nao queres a tua board final com dois modulos agarrados, certo ?


Se sim, entao sim, terahs q desenhar todo o circuito para os componentes extra. No caso do radio, terahs q colocar o chip e adicionar todos os componentes paralelos. O mesmo para os e quaisquer modulos que queiras converter numa PCB apenas.

Uma grande advertencia para o desenho com chips radio. Os modulos que normalmente se compram no Ebay, sao apenas para experimentacao e laboratorio. Nao foram optimizados para servico "externo", embora concerteza funcionem. Mas nao teem toda a eficiencia q teriam se fossem bem desenhados.

Dito isto, toda a parte analogica de radio do nRF24 deverah ser muito cuidada. Quanto muito ir aos GERBERs q o fabricante disponibiliza e fazer copy-paste apenas dessa parte, para garantir que alguma coisa vai funcionar com o minimo de eficiencia.
Esquecendo a parte de se fazer o tuning da Antenna depois do circuito ser desenhado, se te mantiveres pelos GERBERs do fabricante, de certeza q o radio vai funcionar minimamente.

Alimentacoes independentes bem filtradas e se possivel "estreladas".


Mais detalhes soh com mais info do projecto.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #2 em: 19 de Maio de 2015, 12:02 »
Este topico calha bem.
Tenho algo para fazer no futuro com uma necessidade parecida.
Mas acho que vou usar o nRF com um socket. para o caso de algo se queimar é mais fácil de substituir (para a aplicação que é o risco de haver curto circuitos é grande).
Se queres poupar espaço ha uns nRF bastante pequenos, sem pinos em header:


Contudo também vou precisar um serviço de PCB Assembly, logo vou ficar atento ao tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #3 em: 19 de Maio de 2015, 12:04 »
E depois metes um plano de massa debaixo da antena e ficas com um alcance de 50cm.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #4 em: 19 de Maio de 2015, 12:18 »
E depois metes um plano de massa debaixo da antena e ficas com um alcance de 50cm.


LOL na mosca

Estou a rir mas "been there, done that". Perdi alguns dias ateh descobrir q o keep-out naquela zona nao tinha ficado incluido nos Gerbers... LOL

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #5 em: 19 de Maio de 2015, 12:21 »
Este topico calha bem.
Tenho algo para fazer no futuro com uma necessidade parecida.
Mas acho que vou usar o nRF com um socket. para o caso de algo se queimar é mais fácil de substituir (para a aplicação que é o risco de haver curto circuitos é grande).
Se queres poupar espaço ha uns nRF bastante pequenos, sem pinos em header:


Contudo também vou precisar um serviço de PCB Assembly, logo vou ficar atento ao tópico.


Ou entao...  puxar a area da Antenna da PCB do modulo para fora dos limites da main PCB.

Apesar de nao haver esquecimento, :), de tirar os planos de massa, sempre eh um dielectrico q estah a dessintonizar a antena.


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #6 em: 19 de Maio de 2015, 12:26 »
Se for um módulo barato, com sorte ainda sintonizas :D

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #7 em: 19 de Maio de 2015, 13:01 »
Entao a melhor hipotese e ter os sockets para os modulos?
Mas para uma aplicação permanente gostaria de comprar uns modulos "de marca". Sabem onde posso comprar algo fiavel?

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #8 em: 19 de Maio de 2015, 13:55 »
Entao a melhor hipotese e ter os sockets para os modulos?
Mas para uma aplicação permanente gostaria de comprar uns modulos "de marca". Sabem onde posso comprar algo fiavel?


Os modulos baratos sao todos com nRF24L01P clones do original. Eh muito raro encontrar-se um modulo barato no Ebay q nao seja com chip clone.

O fabricante tem um DEVKIT, mas nao conheco quaisquer placas "de marca" q nao sejam com chips dubios.
http://www.nordicsemi.com/eng/Products/2.4GHz-RF/nRF24L01P


Experimentar Sparkfun e Adafruit... nunca se sabe. Podem ser chips originais. Por vezes nem eles sabem.
No entanto, ainda estou p encontrar um clone q nao trabalhe como o original. Sei q ha uns registos q sao diferentes, mas tirando isso nao vi mais nada.



Aqui ha dois anos atrahs eu e outro membro deste forum pedimos cotacao p os chips clones. Se me recordo, soh compensava nao usar o modulo do Ebay p quantidades acima de 100.... salvo erro. E ha q contar c os restantes componentes, mas estamos a falar de resistors/capacitors/inductors....  super mega barato em bobinas.


Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #9 em: 19 de Maio de 2015, 14:18 »
E depois metes um plano de massa debaixo da antena e ficas com um alcance de 50cm.
LOL na mosca
Estou a rir mas "been there, done that". Perdi alguns dias ateh descobrir q o keep-out naquela zona nao tinha ficado incluido nos Gerbers... LOL
Não percebi se esta chamada de atenção foi para o que o Soviético queria fazer, ou se foi para a minha sugestão.

De qualquer das maneiras vocês falam aqui de coisas que eu não consigo entender, logo depreendo que posso haver toda uma teoria que deveria aprender.

Por isso gostaria de saber se existe algum site/livro que eu possa ler sobre transmissões sem fios/antenas.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #10 em: 19 de Maio de 2015, 14:32 »
Ha varios livros, muitos sao bons. Especificamente nao te consigo dar titulos.

Electromagnetismo
Antenas
Transmissao de ondas
entre outros...

O comportamento das ondas electromagneticas varia conforme a frequencia.
Ha muito para ler... o google tem bons resultados.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #11 em: 19 de Maio de 2015, 14:41 »
Um documento para teres umas luzes sobre antenas em PCBs: www.ti.com/lit/an/swra161b/swra161b.pdf

Se quiseres aprofundar essa área (antenas/RF), prepara-te para o impacto. Tens a parte teórica que é para o densa e muitas vezes confusa, com equações comboio e carradas de informação de cariz académico. Teoria que quando tentas passar para a pratica muitas vezes tens de deixar para trás, e o que encontras é muito trabalho baseado na experiência, gurus de RF e antenas que sabem que se faz assim "porque é como funciona", muitas vezes radio-amadores com percursos académicos curtos (ou nulos) mas que dão grande abada aos "doutores".

Para mim é a Black-Art da eletrónica, sempre que lhe tento mexer saio frustrado e com uma dor de cabeça.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #12 em: 19 de Maio de 2015, 14:44 »
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #13 em: 19 de Maio de 2015, 14:45 »
Err, não é bem RF, mas dá para começar a entrar na onda da coisa.
Tens o RFsim99, e app-notes da TI que são um bom começo, algures tenho uma pasta com uma duzia de app-notes sobre RF, algures..
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Dúvida sobre PCB assembly
« Responder #14 em: 19 de Maio de 2015, 15:23 »
Citação de: jm_araujo link=topic=8140.msg91901
(...)
muito trabalho baseado na experiência, gurus de RF e antenas que sabem que se faz assim "porque é como funciona", muitas vezes radio-amadores com percursos académicos curtos (ou nulos) mas que dão grande abada aos "doutores".

Para mim é a Black-Art da eletrónica, sempre que lhe tento mexer saio frustrado e com uma dor de cabeça.
Ora é mais por aqui que gostava de ir. Uma vez que estou neste semestre a ter electromagnetismo e não me fascina nada a parte acadêmica da cadeira uma vez que é o próprio professor a dizer:
"Estudamos estes exemplo simples, que na vida real poucos se verificam com estas condições. Sendo que alguns sistemas são quase impossíveis de determinar exactamente o seu comportamento"
Isso para mim é estar a perder tempo com "coisa nenhuma".
Mais vale saber o que resulta e o que não resulta, e fazer dessa maneira.
A importância do porquê de não funcionar é relativa.