collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projeto Maquete  (Lida 11102 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline florian.martins20

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Projeto Maquete
« em: 06 de Janeiro de 2017, 14:24 »
Boa tarde,

Venho por este meio pedir se alguém me podia ajudar no seguinte problema que me surgiu:
Estou agora a realizar a minha Pap(prova de aptidão profissional) e para este projeto, vou realizar uma maquete de uma obra que realizei.Irei realizar a iluminação com leds... O problema é que preciso saber que potência preciso para por cada circuito a funcionar! Terá 7 circuitos com um total de 223 leds. 1>74 leds, 2>37 leds, 3>27leds, 4>32 leds, 5>17 leds, 6>6 leds, 7>30 leds.

Será que alguém me pode informar quantos e quais transformadores posso e devo de usar?

Agradeço qlqr feed  ;)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Projeto Maquete
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2017, 14:41 »
Que tipo de LEDs são, e como é que estão ligados?

Offline florian.martins20

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Projeto Maquete
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2017, 14:44 »
São leds d'aqueles básicos (2v), que se utilizam por exemplo nas placas brancas. Vão estar ligados en serie normalmente
Que tipo de LEDs são, e como é que estão ligados?
.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Projeto Maquete
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2017, 15:38 »
É melhor repensares a forma de ligar os mesmos.
74*2V= 148V já é uma tensão perigosa para se andar a "brincar", dá um coice jeitoso, além de que não é fácil arranjar fontes para essas tensões (precisamente por ser perigoso).
E se os LEDSs forem brancos não são 2V mas costuma ser mais 3 ou 4V. Convém esclarecer esse ponto.

Além disso os LEDs podem avariar ou até trocar a polaridade ao ligar um deles, e ficas com todos dessa série às escuras. Com séries tão longas vês-te lixado para encontrar qual é.


A fonte de tensão mais alta fácil de encontrar são as de 48V. Tens de deixar uma margem para um circuito para limitar a corrente para cada cadeia (pode ser uma simples resistência ou um circuito com um LM317), digamos 8V. Sobram 40V.  40V/2V por LED = 20 LEDs (não há meios leds :D ). Ou seja, convém partires as tuas cadeias em grupos de 20 (tens de passar mais fios).
Para os 223 LEDs que tens são 11 cadeias, a 20mA cada (a corrente dos LEDs normais), são 250mA. É uma corrente baixinha que qq fonte deve aguentar.

Eu comprava uma fonte destas: http://www.ebay.com/itm/111589639665 ( o preço é suficientemente barato para poder comprar uma segunda e não ficar com o projeto "apeado" se uma avariar, mas isso já tepende de ti).
Para regular a corrente fazia um limitador de corrente simples com um LM317. Tem a vantagem que se uma das cadeias for um bocado mais pequena o brilho é constante. Algo deste género por cada série:

Para isso precisas dos LM317 (manda vir 3 destes (10 em cada)):
http://www.ebay.com/itm/171437919990
E das resistências para dar a corrente certa (com essas dá 22mA, close enough):
http://www.ebay.com/itm/260784600646

Tudo fica-te por menos que uma ida ao cinema com jantar.

Edit: alterados os LM317 para TO220.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2017, 17:03 por jm_araujo »

Offline florian.martins20

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Projeto Maquete
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2017, 16:12 »
São leds d'aqueles básicos (2v), que se utilizam por exemplo nas placas brancas. Vão estar ligados en serie normalmente
Que tipo de LEDs são, e como é que estão ligados?
.

Agradeço imenso pela ajuda!!! Agora, devo de fazer um circuito com lm317 e resistência para cada circuito ou somente 1e ponho antes da entrada do neutro? Depois, vou ter que buscar 11 entradas nao é, e normalmente ja fica tudo certo... Se os leds forem de 4v convém comprar uma de 58v nao é...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Projeto Maquete
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2017, 16:31 »
1 lm117 com resistência para cada série.
Como disse 48V é as de tensão mais elevada que é fácil encontrar. Se quiseres de mais é algo especializado (€€€€), ou tens de ser tu a fazer (€€€€€+tempo).

Se os LEDs forem de 4V, fazes as séries mais pequenas (com menos LEDs), de forma a ficares dentro de 44V (48V da fonte - 4V que o LM317 precisa para funcionar).Nesse caso séries de uns 10LEDs, precisavas de 20 e picos LM317, mas a compra que mostrei do Ebay é para 50 pelo que ainda sobram :D


Mas antes de começar a fazer compras, espera por mais opiniões. A minha é só minha, pode haver quem tenha uma solução diferente que prefiras ;)






Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Projeto Maquete
« Responder #6 em: 06 de Janeiro de 2017, 16:59 »
Sorry pelo double-post.

Alterei o link dos LM317. Os que tinha eram dos pequenos, que não podem dissipar muito calor.
Dependendo das tuas séries, principalmente se tiveres algumas mais curtas, os LM317 podem ter de dissipar mais um bocado de calor, e os da referência nova estão mais preparados para aguentar com ele.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Projeto Maquete
« Responder #7 em: 07 de Janeiro de 2017, 19:43 »
parace-me que o desenho do jm_araujo nao vai funcionar.
olhando para o datasheet do LM317 aqui neste link http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/8619/NSC/LM317.html
ha qualquer coisa diferente em relaçao ao desenho acima...

Para alimentar series de led's nem é preciso nenhum ampop, basta fazer o calculo das tensoes dos led's e dos consumos e meter uma resistencia em serie com cada linha de led's em relaçao a tensao de alimentaçao.

Florian: Primeiro é preciso conhecer a referencia dos leds a usar para ir buscar o datasheet onde estao os valores de tensao e de currente.

Dizer só que sao led's brancos nao chega porque ha variados tipos de led's brancos conforme as aplicaçoes onde sejam usados.

sabendo a tensao de trabalho bem como o consumo de cada led é facil calcular a resistencia a meter em serie com a linha de led's.

com o excell consegue-se chegar facilmente ao resultado final dos calculos.
se quiseres e me disseres a referencia dos led's que estas a pensar usar eu faço-te as contas das resistencias e de quantos led's por linha.

De qualquer maneira tanto o LM317 e as resistencias sao encontradas a preços muito em conta em qualquer loja de electronica ca em portugal. os led's é que podem ser um cadito carotes mas para tantos ate podes conseguir um preço negociado.
Nao me parece que seja preciso andar a comprar estes componentes no ebay...

"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Projeto Maquete
« Responder #8 em: 07 de Janeiro de 2017, 21:24 »
parace-me que o desenho do jm_araujo nao vai funcionar.
olhando para o datasheet do LM317 aqui neste link http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/8619/NSC/LM317.html
ha qualquer coisa diferente em relaçao ao desenho acima...

És capaz de explicar porque achas que não vai funcionar? É que eu sou capaz de explicar porque é que funciona ;)


A grande vantagem de uma fonte de corrente é que não precisas de saber exatamente qual a queda de tensão nos LEDs, nem tens de dimensionar a resistência da série exatamente para o número de LEDs que ela tem. Para o caso do  florian é uma grande vantagem.



Quanto aos preços em lojas portuguesas, mais que a diferença de preço é a disponibilidade de componentes e conveniência. O florian não disse de onde era ;)

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Projeto Maquete
« Responder #9 em: 08 de Janeiro de 2017, 22:01 »
Citar
A grande vantagem de uma fonte de corrente

Tem ainda a vantagem de tornar o circuito independente da variação de temperatura. A subida de temperatura faz aumentar a corrente nos díodos porque lhes faz baixar a resistência interna.

SC


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Projeto Maquete
« Responder #10 em: 08 de Janeiro de 2017, 23:36 »
Porque nao usar os WS2812 em varias séries, um arduino e uma fonte ou varias de 5V com capacidade de fornecer cada série? Se calhar em todos os teus leds, seria interessante tê-los em cores diferentes, brancos, amarelos, vermelhos, azuis e alguns a mudar de cor, em fade ou qq outro estilo... ou é tudo iluminação de rua e só queres luz branca e pronto?

O senao é serem caros porque terias de usá-los ja montados em micro pcbs e teres de usar 3 fios pra ir para cada led..

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Projeto Maquete
« Responder #11 em: 11 de Janeiro de 2017, 09:38 »
bom dia. peço desculpa por ainda nao ter vindo cá responder mas problemas pessoais impediram de andar pela net nos ultimos dias. so deu mesmo para espreitar.

JM Araujo. depois de olhar para o datasheet e para o teu desenho por outro angulo percebi o que querias demonstrar. ;)

Andei a procura duns esquemas que tinha por aqui duns paineis de led's que foram construidos na empresa onde trabalhei, mas nao consegui encontrar para exemplificar o que eu queria dizer.

Mas deves ja os ter visto varias vezes se usares a ponte vasco da gama. ;)
Aqueles paineis cruz seta que indicam as vias abertas/fechadas foram desenhados e construidos na empresa onde trabalhei.

Tem mais de 250 leds no total, sao alimentados com uma tensao de 12 volts. Tanto o desenho da Seta Verde como o da Cruz em vermelho sao constituidos por varias series de led's com uma resistencia para a massa e assim nunca ultrapassam a necessidade de alimentar acima de 12 v. O consumo total tambem nao ultrapassa os 600 mA. Tem apenas um triac na entrada de alimentaçao para se puder controlar a placa por PWM e assim controlar o brilho dos led's conforme a hora do dia a partir duma cpu externa.
Alias naquela empresa que ate fabricou muitos paineis de led's diferentes, sempre usaram este esquema para puderem manter a alimentaçao dos circuitos sempre nos 12 v. Sempre se usou la fontes comutadas da mean well para estes paineis. tambem se usavam por vezes fontes de 48 v mas para outro tipo de circuitos com outros paineis que tambem ja deves ter visto e usado sempre que passas numa portagem da brisa. o painel que te apresenta o preço foi feito lá. nesses todos os led's sao alimentados a 5 volts cujo consumo total sao cerda de 1,2 A. Aquece um bocadinho porque esses paineis sao constituidos por 20 modulos de 8 por 32 led's em matriz.

Isto tudo para dizer que se calhar o florian nao precisa de se meter em grandes circuitos se puder "partir" as series de led's em series mais pequenas de digamos até 10 led's por serie, e ligando-as em paralelo para manter os grupos de led's nas quantidades indicadas. mesmo que o consumo no total seja da ordem dos 3 ou 4 amperes, consegue encontrar em qualquer loja de electronica digna desse nome uma fonte de alimentaçao por exemplo da welleman de 24 volts/5 Amp.

E tendo ido eu ver a ficha do florian atraves do link no nick, posso concluir que em aveiro encontra estas fontes de certeza. Na servelec em queluz, a dois anos estas fontes da welleman custavam 20 e poucos euros, as resistencias la custam alguns centimos a unidade. A servelec agora ja so vende fonts da pro K que ainda sao mais baratas, em aveiro tambem deve encontrar. ha uns anos existiam em aveiro uma loja chamada Centro Tecnico de Aveiro se nao me engano. agora ja nao sei. desde que conheci a servelec passei a ir la comprar quase tudo com excepçao de alguns componentes mais especificos que costumo ir a lisboa comprar.

Provavelmente e com base no que escrevi, faz a festa com cerca de 30 euros sem sair de casa por assim dizer nem ter que andar a fazer importaçoes ao estrangeiro...

;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Projeto Maquete
« Responder #12 em: 11 de Janeiro de 2017, 17:55 »
Uma coisa é ter uma matriz de leds onde apenas sao acendidos duma vez 5% dos 250leds e outra coisa é acender 223leds todos ao mesmo tempo.
Pode sempre usar uma fonte de 5V e 5A (na teoria chegava pra alimentar 223leds de 20mA), mas o problema dos leds é a sua variaçao com a temperatura e a variaçao dos consumo dos leds e começarem a queimar leds, por isso é que ha fontes/controladoras para extensoes de leds.
A situação piora para os COB leds, por isso é que nestes teem de levar sempre um dissipador ou serem montados em pcbs de aluminio.

Offline florian.martins20

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Projeto Maquete
« Responder #13 em: 12 de Janeiro de 2017, 16:11 »
Boa tarde !
Desculpa la o tempo que passou,mas entretanto tenho tido estagio profissional,o que nao facilita a coisa. Estive entretanto a debater este projeto com os engenheiros da empresa onde estou a estagiar, e propuseram-me o seguinte: Usar como fonte um transformador dos spots leds (downlight) que me irão fornecer entre36 a48v (depedendo dos tranformadores) usar um lm317 e realizar tudo para o lm funcionar devidamente e depois, ligar os leds em  paralelo... Queria saber o que achavam? Desde ja agradeço imenso pela vossa disposição e ajuda para me terem tirado as duvidas!
Ps: Sim sou de Aveiro,conheço uma loja que me possa arranjar todo o material preciso.Os leds ainda não foram escolhidos, mas vão ser os mais básicos mesmo(luz branca/amarelada) será para realizar a maquete de uma obra, por isso nao é preciso muito complicações.Apenas precisava ligar todos sem quimar nehum

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Projeto Maquete
« Responder #14 em: 12 de Janeiro de 2017, 16:39 »
Regra geral não se devem ligar LEDs em paralelo. Para se poder fazer é necessário que os mesmos tenham exatamente a mesma queda de tensão, o que não é fácil de assegurar nem sequer vindo todos do mesmo lote. Basta ver o que acontece com os modulos baratos do ebay: http://hackaday.com/2015/09/14/why-100-watt-ebay-leds-are-not-your-friends/