collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Condutor que não apodreça dentro de agua.  (Lida 10963 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Condutor que não apodreça dentro de agua.
« em: 22 de Setembro de 2012, 16:53 »
Fiz de forma artesanal para o meu arduino um medidor de nivel de agua em um deposito.
Mas o que acontece é que os fios de cobre que tenho dentro de agua apodrecem com o tempo.

O estanho apodrece?

existe algum tipo de isolamento ou algum tipo de fio que faça contacto..mas que nao apodreca?

obrigado

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #1 em: 22 de Setembro de 2012, 17:09 »
Já ouviste falar em electrolise? Se calhar é isso que está a aconteces, visto estares a usar uma tensão DC ;)
 

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #2 em: 22 de Setembro de 2012, 18:00 »
O que se faz nestes casos é realizar a medição com corrente AC.
Não existe um metal que suporte a eletrolise, as piscinas aproveitam-se desse efeito para eliminar algas, os elétrodos são de prata ou carbono mas vão-se gastando lentamente pela corrente ter de ser DC.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #3 em: 22 de Setembro de 2012, 18:08 »
entao qual e a solucao para eu nao estar a descarnar sempre os fios para que eles façam contacto com a  agua?

uma vez que eles ficam podres as pontas partem ,depoi tenho que descarnar novamente... e eu nao queria andar sempre a fazer isso.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #4 em: 22 de Setembro de 2012, 19:22 »
Como já foi dito, medição em ac e não em dc, usa um 555 ou um timer para gerar uma voltagem ac e não dc.

Se quiseres fugir ao problema, em vez de fio usa uma barra com meia duzia de cm's de diametro..
Avr fanboy

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #5 em: 22 de Setembro de 2012, 19:24 »
Boas!

Ora bem, podes explicar em concreto como estás a medir o nível da água? É o seguinte, eu compreendo a electrólise e já produzi hidrogénio com base neste fenómeno. Como era para produzir pequenas quantidades simplesmente ia descarnando os fios, mas nota-se numa hora o desaparecimento de quase 20cm de fio.

Bom, isto tudo para chegar a: a minha autocaravana tem um sistema de medição do nível de água que se baseia em algumas barras com cerca de 3mm de espessura. Julgo que são 4 ou 5, correspondentes a 5 níveis de indicação. Como este sistema está montado no sistema de águas limpas de certeza que não pode sofrer corrosão. Poderei tirar algumas fotos para veres, mas agradecia também que explicasses como estás a fazer agora. :)

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #6 em: 22 de Setembro de 2012, 20:09 »
se calhar nao me expliquei bem..

tenho um deposito de agua, onde tenho um tubo pvc na vertical dentro desse deposito, depois tenho 3 pontas de cobre.

uma em cima que indica cheio

outra a meio que indica meio

e outra em baixo que indica vazio

esta informacao é mostrada num lcd..

https://docs.google.com/open?id=0ByEV5CIKyjS_Mlhab2RBWWpKTkk


quando a agua toca em um dos contactos...passa informacao para o arduino dizendo o estado..

é apenas isso, uma coisa simples... so que como digo os fios apodrecem dentro de agua passado algum tempo.


« Última modificação: 22 de Setembro de 2012, 20:11 por r16 »

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #7 em: 22 de Setembro de 2012, 21:00 »
Primeiro o cobre e o alumínio podem contaminar a agua, o melhor a ser utilizado é o inox.
Alfredo Garcia

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #8 em: 22 de Setembro de 2012, 21:12 »
Se a contaminação não for problemática sempre podes aproveitar o carbono das pilhas secas.
Estes terminais têm de ser bem limpos e fervidos com bicarbonato de sódio para se eliminar o ácido, depois é colocar cola quente para impedir que a água entre em contacto com as ligações.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #9 em: 22 de Setembro de 2012, 22:09 »
Se a contaminação não for problemática sempre podes aproveitar o carbono das pilhas secas.
Estes terminais têm de ser bem limpos e fervidos com bicarbonato de sódio para se eliminar o ácido, depois é colocar cola quente para impedir que a água entre em contacto com as ligações.

o que te referes quando falas em carbono de pilhas secas???

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #10 em: 22 de Setembro de 2012, 22:21 »
Primeiro o cobre e o alumínio podem contaminar a agua, o melhor a ser utilizado é o inox.

Pois realmente inox é uma melhor solução, e se quiseres ter a certeza que não te faz mal, usa prata..
Avr fanboy

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #11 em: 22 de Setembro de 2012, 22:25 »
Primeiro o cobre e o alumínio podem contaminar a agua, o melhor a ser utilizado é o inox.

Pois realmente inox é uma melhor solução, e se quiseres ter a certeza que não te faz mal, usa prata..

a questao do fazer mal não e importante para o que é...ok entao posso soldar o cobre a umas tiras de inox? depois isolar com cola quente a soldadura e colocar o inox dentro de agua que nao apodrece e faz contacto?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #12 em: 22 de Setembro de 2012, 22:27 »
Não, metes barras de Inox, condutores bi-metálicos com corrente DC e água é capaz de dar uns efeitos engraçados..
Avr fanboy

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #13 em: 22 de Setembro de 2012, 22:51 »
porque em vez de por os sensores dentro de agua, não seria possível fazer com um flutuador conforme subia e descia dava essa informação ao sistema, é somente um sugestão não sei se e possível fazer

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Condutor que não apodreça dentro de agua.
« Responder #14 em: 22 de Setembro de 2012, 23:01 »
porque em vez de por os sensores dentro de agua, não seria possível fazer com um flutuador conforme subia e descia dava essa informação ao sistema, é somente um sugestão não sei se e possível fazer

 e como passava essa informacao ao arduino? existe outra maneira que é um sensor ultrasonico, mas eu nao queria gastar mt dinheiro com isto...