collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Votação

Que programa de desenho de PCBs aconselham passarmos a utilizar!?

Eagle
12 (50%)
Kicad
5 (20.8%)
Orcad
2 (8.3%)
ExpressPCB
1 (4.2%)
FreePCB
0 (0%)
Outro (qual?)
4 (16.7%)

Votos totais: 24

Autor Tópico: Programa de desenho de PCBs  (Lida 25395 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Programa de desenho de PCBs
« em: 28 de Dezembro de 2008, 16:44 »
Votem no vosso software preferido.

Para passarmos a fazer projectos em conjunto seria boa ideia utilizarmos todos o mesmo programa, qual aconselham a que seja adoptado? Que experiências tem com que programas?


Pessoalmente:
Já utilizei o eagle, e tem uma limitação em relação ao tamanho da placa a desenhar, para desenhos maiores é preciso licença paga!
Fora isso até gostei bastante do programa.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2008, 16:47 por TigPT »

Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #1 em: 28 de Dezembro de 2008, 21:38 »
O eagle parece-me bem (já usei o orcad). A versao light faz placas até dupla face de 10 x 8 cm o que ja permite fazer uns bons prototipos. Para além das livrarias disponiveis a SFE tb disponibiliza a deles.

Ainda não arrisquei o silck screening e solder mas poderá ser o proximo passo.

jaime

 




Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #2 em: 28 de Dezembro de 2008, 23:57 »
normalmente utilizo o eagle....antigamente utilizava o express pcb mas o eagle e muito melhor....

tambem sei o basico (muito basico) do Pads....as placas os robos da equipa de futebol foram desenhadas no pads...pads layout acho eu

Offline vanila

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 68
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #3 em: 29 de Dezembro de 2008, 11:49 »
Eu sinceramente tenho estado fora do design de PCB's, mas encontrei este > site< que tem uma série de ferramentas,  algumas freeware.
Eu utilizei em tempos o Tango mas era um bocado mau e corria no velho DOS.
Enfim vou ter de estudar,  :-[, vou aguardar pelas vossas sugstões.  ;)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #4 em: 29 de Dezembro de 2008, 12:08 »
Eu sinceramente tenho estado fora do design de PCB's, mas encontrei este > site< que tem uma série de ferramentas,  algumas freeware.
Eu utilizei em tempos o Tango mas era um bocado mau e corria no velho DOS.
Enfim vou ter de estudar,  :-[, vou aguardar pelas vossas sugstões.  ;)
muito bom site, vou analisar para ver se há melhor alternativa ao eagle.

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #5 em: 05 de Janeiro de 2009, 09:25 »
Boas a todos,

Eagle é muito bom mas na versão gratuita é limitado.

Na minha opinião o KICAD não fica nada a traz e é totalmente gratuito havendo para  win e
para linux.
Eu pessoalmente tenho usado o KICAD.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #6 em: 18 de Janeiro de 2009, 14:29 »
Na minha faculdade temos o multisim e o utilboard, até agora usei o utilboard e saiu tudo bem. Não sei se nesses gratuitos conseguem fazer o que vou dizer, é que por exemplo eu desenho o circuito no multisim e depois passo para o utilboard, e assim não me engano nas ligações, etc. Esse é do genero? sei que o orcad tambem tem uma parte para desenhar o circuito e só depois a pcb.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #7 em: 18 de Janeiro de 2009, 14:45 »
Sei que o Eagle também permite fazer isso, tenho os dois abertos, esquema e desenho, e conforme vou alterando num ele altera também no outro, e posso alterar no que quiser que ele mantém o sincronismo.

Offline China

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #8 em: 18 de Janeiro de 2009, 16:45 »
Eu na escola ando a usar o KiCad (antes usava o circuitmaker), tambem ja andei a dar uma olhada pelo eagle e nao me parece mau. no KiCad temos que ir buscar bastantes bibliotecas para termos a maior parte dos componentes, o que dá algum trabalho..

CumpZ

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #9 em: 18 de Janeiro de 2009, 16:48 »
Eu na escola ando a usar o KiCad (antes usava o circuitmaker), tambem ja andei a dar uma olhada pelo eagle e nao me parece mau. no KiCad temos que ir buscar bastantes bibliotecas para termos a maior parte dos componentes, o que dá algum trabalho..

CumpZ
No eagle a biblioteca da SparkFun está muito completa, e tenho lá praticamente tudo o que preciso! Já agora podíamos fazer uma biblioteca nossa com todo o que achamos necessário... que acham?

Offline China

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #10 em: 18 de Janeiro de 2009, 16:54 »
Eu na escola ando a usar o KiCad (antes usava o circuitmaker), tambem ja andei a dar uma olhada pelo eagle e nao me parece mau. no KiCad temos que ir buscar bastantes bibliotecas para termos a maior parte dos componentes, o que dá algum trabalho..

CumpZ
No eagle a biblioteca da SparkFun está muito completa, e tenho lá praticamente tudo o que preciso! Já agora podíamos fazer uma biblioteca nossa com todo o que achamos necessário... que acham?

Parece.me bem essa ideia. Já agora onde é que consigo arranjar essa biblioteca?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #11 em: 18 de Janeiro de 2009, 17:03 »
Eu na escola ando a usar o KiCad (antes usava o circuitmaker), tambem ja andei a dar uma olhada pelo eagle e nao me parece mau. no KiCad temos que ir buscar bastantes bibliotecas para termos a maior parte dos componentes, o que dá algum trabalho..

CumpZ
No eagle a biblioteca da SparkFun está muito completa, e tenho lá praticamente tudo o que preciso! Já agora podíamos fazer uma biblioteca nossa com todo o que achamos necessário... que acham?

Parece.me bem essa ideia. Já agora onde é que consigo arranjar essa biblioteca?
Fica aqui o link ;)
http://www.sparkfun.com/tutorial/SparkFunEagle-1-8-09.zip

Offline lobueno

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #12 em: 18 de Março de 2009, 14:32 »
sei que o tópico ja é meio velho, mas não custa postar hehe
eu uso e não abro mão do Proteus, que inclui Isis (simulação de circuitos) + Ares (design da placa de circuito impresso, incluindo dual layer, sem limitação de tamanho) na minha opinião. esse é o melhor, nunca tive problemas com ele, suas livrarias são imensas, o que ajuda muito na simulação de circuitos.
A melhor parte é que Isis e Ares são integrados, ou seja, você monta o circuito, testa (incluindo voltímetros, amperímetros,geradores de sinais, osciloscópios, fontes de sinal digital e analógico, etc) e se o mesmo funcionar, aperta-se 1 botão, e o temos no ares, onde apenas  organizamos a disposição de cada componente, bem como suas trilhas (ainda que o programa faça isso sozinho (e muito bem por sinal).
Bom, é minha opinião, caso queiram testar, procurem por Proteus no mestre google.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #13 em: 18 de Março de 2009, 17:32 »
sei que o tópico ja é meio velho, mas não custa postar hehe
eu uso e não abro mão do Proteus, que inclui Isis (simulação de circuitos) + Ares (design da placa de circuito impresso, incluindo dual layer, sem limitação de tamanho) na minha opinião. esse é o melhor, nunca tive problemas com ele, suas livrarias são imensas, o que ajuda muito na simulação de circuitos.
A melhor parte é que Isis e Ares são integrados, ou seja, você monta o circuito, testa (incluindo voltímetros, amperímetros,geradores de sinais, osciloscópios, fontes de sinal digital e analógico, etc) e se o mesmo funcionar, aperta-se 1 botão, e o temos no ares, onde apenas  organizamos a disposição de cada componente, bem como suas trilhas (ainda que o programa faça isso sozinho (e muito bem por sinal).
Bom, é minha opinião, caso queiram testar, procurem por Proteus no mestre google.
Obrigado por partilhares, quando tiver oportunidade vou testar!

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Programa de desenho de PCBs
« Responder #14 em: 18 de Março de 2009, 18:27 »
Fixe fixe Thanks, acho que vou testar, a parte de simular o circuito interessou-me bastante!

Continua-me a fazer confusão a palavra "livrarias", o correcto é "Bibliotecas"  ;D
Tr3s
Daniel Gonçalves