collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto  (Lida 13347 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pedro Almeida

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« em: 20 de Outubro de 2008, 13:05 »
No ambito de AP, o meu grupo está a desenvolver um trabalho na area da robotica. Temos algumas ideias mas andamos mais inclinados para a seguinte:
- Construir um robot para percorrer um labirinto (em modulos, para que as pessoas podessem alterar) sem este nunca o ter visto antes . Ideias?

Pensamos em usar o Arduino, dois Servos de Carros RC, e um sensor para detectar a distancia e assim poder ver os "espaços abertos" e optar por esses. Será executável?

Desde já obrigado,

PS: Já agora, têm alguma ideia genial para o nome do proejcto ?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #1 em: 20 de Outubro de 2008, 13:37 »
Antes de mais, bem-vindo Pedro.

Acho o teu projecto interessante, já à algum tempo que tinha a ideia de fazer algo do género. É um dos desafios que considero necessários implementar um robot para garantir a sua "sobrevivência". Imagina que este quer ir por-se a carregar na sua dockstation, mas pelo caminho encontra um N número de obstáculos que nunca tinha visto antes. Se este não conseguir de uma forma eficiente chegar ao outro lado do labirinto, vai acabar por "morrer" sem electricidade.

Primeira coisa que tens que fazer é ter bom controlo sobre a locomoção do robot! Fazer e testar o andar para a frente, traz, esquerda, direita, tal como podes ver no Smalluino, e podes aproveitar todo o projecto smalluino para esta tarefa.

Os servos vindos de um carro RC, podem não estar feitos para rotação continua. Tens a possibilidade de os alterar para ficarem em rotação continua, ou comprar uns de rotação continua evitando estragar esses servos (normalmente os de Carros RC são caros!)

Depois implementar um algoritmo de andar a evitar obstáculos, essencial para ele detectar quando tem algo à sua frente e necessita de tomar decisões. Depois é fazeres testes e alterações a esse algoritmo até conseguires que ele saia do labirinto. Normalmente um bom algoritmo, é o de seguir sempre o mais a esquerda possível até ao fim do labirinto, ou o mais à direita possível. Isto faz com que o robot percorra todo o labirinto encostado a uma parede, até encontrar uma saída. Mas podes tentar encontrar maneiras mais eficazes.

Tenta estabelecer mini metas e ir melhorando, dá mais resultado do que ser demasiado ambicioso, acaba-se por se dispersar muito o que acaba por significar atrasos na concretização do projecto.

Boa sorte com o projecto, e vai postando novidades, e ideias, para que te possamos auxiliar nas decisões.

Nome... algo tipo Extreme Escape  ;)

Offline Pedro Almeida

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #2 em: 22 de Outubro de 2008, 18:09 »
Desculpa só responder agora mas foi me impossivel entrar on-line.

1. Sim, mas que tipo de sensor (ultra-sons, proximidade,orientação) usar?

2. Optar pelo Arduino Duemilanove ou Diecimila? Traria diferanças significativas ao projecto?

3. Será que vale a pena comprar o Kit Protoshield?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #3 em: 22 de Outubro de 2008, 18:16 »
1. Acho que seria suficiente começar por infravermelho para proximidade, como é o caso do sharp. ultra-sons tem os seus benefícios, mas dificulta mais a sua utilização. Podes depois adicionar uma bússola electrónica como aquela que eu fiz um tutorial, mas acho que para a fase inicial, é completamente desnecessário.

2. Optar entre Arduino Diecimila ou Duemilanove.. hum direi que são completamente iguais, a única diferença é que um selecciona automaticamente a fonte de energia, e a outra tem um jumper que mudas de sitio conforme queres utilizar usb ou energia externa. (compra o que encontrares mais facilmente e/ou mais barato)

3. Para começar, relembra-me se o kit protoshield utiliza uma breadboard.. acho que a única coisa necessária para alem do arduino será uma breadboard!

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #4 em: 22 de Outubro de 2008, 23:41 »
Bem, agora que consegui vir ao fórum, posso dizer que tens um projecto muito interessante....

Quanto ao arduino....escolhe o que encontrares mais barato...como para já ainda só existe o Diecimila, caso queiras comprar agora, compra o diecimila....

Os servos de RC podes usar perfeitamente, tendo apenas de alterares a placa e cortar o batente (procura no forum que encontras como se faz) e não é bem como o TigPT disse de ser mais caros....existem mais caros mas tambem existem mais baratos...Sendo que normalmente todos os servos são feitos a pensar no RC....um dos mais baratos tambem serve para isso...


Os sensores, utiliza Infravermelhos...tenho alguma experiência com sensores de IR e Sonares (Ultra-sons) e digo-te que os sonares, embora possam ter mais alguma precisão, sao mais dificeis de programar e mais caros tambem....Para o teu projecto os IR sao muito melhores....

Cumps

Offline Pedro Almeida

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #5 em: 23 de Outubro de 2008, 14:03 »
Obrigado a ambos. Estamos neste momento a fazer um orçamento para pudermos encomendar o Arduino (+ algumas peças) para pudermos começar a habituar-mos à linguagem e ao próprio funcionamento.

Sim, pelo que li o Protoshield utiliza Breadboard, mas como este vem com alguns LED's e resistors acho que pode vir a ser útil. Pensamos também em ligar um LED GREEN quando o carro tiver a andar e um RED para quando parasse.

IR it is.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #6 em: 23 de Outubro de 2008, 14:06 »
Sim, habituem-se a utilizar métodos de "debug" por hardware.. como leds para dizer em que pedaço de código estão, ou até mesmo bezouros (mini altifalantes).. ajudam muito a perceber o que o robot está a "pensar" e/ou onde falhamos no código.

Boa sorte com o projecto, e vai-nos mantendo actualizados de ideias, dificuldades, pontos de situação, para vos poderemos encaminhar mais facilmente. ;)

Offline Pedro Almeida

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #7 em: 23 de Outubro de 2008, 14:19 »
Será possivel fazer um live stream deste tipo de camara (http://www.sparkfun.com/commerce/produc ... ts_id=8667 ) ex: estar a passar em directo o percurso do robot?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #8 em: 23 de Outubro de 2008, 14:24 »
Ser, é.. mas terias que fazer tudo, desde controlador da câmara ao emissor... etc.. não aconselho.. pessoalmente, não me metia nisso. O melhor para o que queres, é uma câmara já com emissor, e receptor, que seja só meter a câmara no robot, alimenta-la, e o receptor ligado a uma televisão.

Offline Pedro Almeida

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #9 em: 23 de Outubro de 2008, 14:28 »
Citação de: "TigPT"
Ser, é.. mas terias que fazer tudo, desde controlador da câmara ao emissor... etc.. não aconselho.. pessoalmente, não me metia nisso. O melhor para o que queres, é uma câmara já com emissor, e receptor, que seja só meter a câmara no robot, alimenta-la, e o receptor ligado a uma televisão.

Hum.. interessante, podes me linkar uma sff?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #10 em: 23 de Outubro de 2008, 14:31 »
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2008, 22:33 por Fifas »

Offline Afonso

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 157
  • Afonso Cunha
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #11 em: 14 de Março de 2010, 13:46 »
São robôs interessantes sem duvida , mas acho que poderiam ser melhorados para outras aplicações! ;) 8)
Dizem que eu sou ninguem , ninguem é perfeito por isso eu sou perfeito

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #12 em: 14 de Março de 2010, 15:09 »
São robôs interessantes sem duvida , mas acho que poderiam ser melhorados para outras aplicações! ;) 8)
Afonso, tenta não desenterrar tópicos já antigos. A menos que seja para actualizar informação.

Offline Afonso

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 157
  • Afonso Cunha
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #13 em: 14 de Março de 2010, 17:54 »
EStava só a sugerir que se midifica-se esse tipo de robos para outros fins.
Dizem que eu sou ninguem , ninguem é perfeito por isso eu sou perfeito

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Criar Robot para percorrer labirinto sem nunca o ter visto
« Responder #14 em: 14 de Março de 2010, 18:41 »
EStava só a sugerir que se midifica-se esse tipo de robos para outros fins.
Sim, mas se reparares o teu post não trouxe nada de novo.
Na robótica, qualquer projecto pode ser melhorado. Se dissesses como, aí era diferente.
Agora desenterrar um tópico para dizer que se "podia fazer mais com isso", não faz muito sentido na minha opinião.

Não leves a mal, é só uma questão de manter o fórum organizado.