collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras  (Lida 7515 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
[Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« em: 24 de Outubro de 2010, 20:38 »
Boas...
pela primeira vez estou a fazer um robot para mim  ;D, onde na qual segui o conselho do Njay (http://lusorobotica.com/index.php?topic=2668.0) e comprei as duas parafusadoras tendo praticamente a única diferença de ser ao dobro do preço  :(
 
acontece que a aplicação disto fez-me surgir umas duvidas que poderão ser vitais no desenvolvimento deste projecto...

eu optei (por questões de dimensão e por velocidade também) retirar as redutoras uma vez que ainda mesmo assim apresenta alguma forma significativa...

as duvidas que eu tenho é se aconselham ligar a respectiva bateria a cada motor mais uma terceira bateria para alimentação do circuito, bastara só uma bateria para os dois motores ou ligar tudo (motores e circuito de controlo) a mesma bateria "geral" onde na qual tenciono usar uma lipo 7.4v e 1A...

Grato pela Atenção ^^
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #1 em: 24 de Outubro de 2010, 22:33 »
boas,


pelo meu conhecimento podes aproveitar o facto de ser duas a parafusadoras e teres duas baterias, ligam as duas em paralelo terás a mesma tenção e o dobro da corrente para os motores, as boas coisas disto é que as duas descarregaram em simultâneo, isto é se usa-ses uma bateria para cada motor ia haver uma diferença entre cada bateria na sua utilização e assim estarias a carregar as duas separadamente, é só uma ideia, se usares uma bateria para os dois motores ela irá descarregar 2x mais rápido, e a questão de usares uma outra bateria para o circuito de controlo, mas se usares as baterias dos motores para o circuito de controlo, terás de por protecções contra os picos dos motores.

corrijam-me se estiver errado...

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2010, 22:46 »
e não existe qualquer problema em por directamente em paralelo?! não há a necessidade de um díodo ou algo para evitar retornos de uma para a outra?!
é que usar em separado o meu problema para alem de ter de usar duas pontes-H também era a questão do desequilibro que não me agradava...

quanto assim terei é de ver uma forma de ao carregar eliminar o "efeito paralelo"...  :-\

Obrigado pela ajuda ^^ 
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2010, 23:16 »
e não existe qualquer problema em por directamente em paralelo?! não há a necessidade de um díodo ou algo para evitar retornos de uma para a outra?!
é que usar em separado o meu problema para alem de ter de usar duas pontes-H também era a questão do desequilibro que não me agradava...

quanto assim terei é de ver uma forma de ao carregar eliminar o "efeito paralelo"...  :-\

Obrigado pela ajuda ^^

sim, ao carregar vai cada bateria para o seu carregador, por exemplo se vires uma pilha de 1,5v e se juntares uma em  serie a tensão soma-se e a corrente mantem-se, se for em paralelo a tensão mantém-se e corrente aumenta-se, mas penso que n seja preciso díodos, porque o positivo de uma bateria liga ao positivo da outra e no negativo a mesma coisa, dai ser em paralelo


e porque eleminar o efeito eliminar o "efeito paralelo"

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2010, 23:24 »
referia-me eliminar o efeito para quando se fosse carregar.... quanto as pilhas em serie ou paralelo isso é o habitual a fazer com pilhas volgares AA ou AAA para algumas brincadeiras, mas quando se fala de algo com mais energia/ potencia ja me defendo um pouco mais...
a duvida dos diodos surgiu-me uma vez ao querer juntar dois 7805 em paralelo para ver se um so não aquecia tanto, so que pelo o que vi não aconselham minimamente sem qualquer protecção  :-\
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #5 em: 24 de Outubro de 2010, 23:42 »
pois para os 7805 nunca me passou pela cabeça, porque é uma coisa completamente diferente ao de uma bateria.

podes experimentar a  ligação paralelo na boa que  n tem problemas e ate antes de experimentares com os motores, mete um multímetro e vê a tensão e se estiveres de acordo com as expectativas liga os dois motores uma para cada bateria e depois tudo em paralelo e vê a diferença..


cump

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #6 em: 25 de Outubro de 2010, 01:35 »
É possível colocar 2 baterias em paralelo. Não sei como fazem, mas sei que não se pode fazer de quaquer maneira: se elas tiverem uma tensão diferente, vai haver uma descarga de corrente da que tem mais para a que tem menos até as tensões se igualarem, e várias coisas podem acontecer dependendo de várias condições (o cabo pode fundir ou a capa plástica derreter por causa do excesso de corrente, saltam faíscas, uma das baterias pifa, ... sei lá). No minimo ambas as baterias têm que estar com a tensão o mais possível igual (100mV de diferença entre 2 céulas A123 fazem 5A de corrente entre elas; em células de NiCAD deve ser menos porque a resistência interna é maior). Eu acho que, quando "paralelam" baterias, as células são um pouco escolhidas a dedo para terem mais ou menos a mesma capacidade ("cell matching"), mas isso pode ser só para melhor aproveitamento da carga e balanceamento.

A bateria daquelas aparafusadoras é NiCAD 3.6V 0.6Ah. Se vais alimentar tudo com uma Lipo de 7.2V podes usar apenas essa bateria para alimentar tudo, mas não deves dar aos motores mais do que 50% de PWM, pois eles são para 3.6V e vais ter 7.2V a alimentá-los (7.2 = 2 x 3.6). Não deverá haver problema de corrente porque as lipo são capazes de debitar mais corrente que as NiCAD.
Se fosses usar as baterias originais das aparafusadoras então aí aconselhava a usar um conjunto para cada motor ou os 2 conjuntos em paralelo (se souberes como se faz).
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 01:52 por Njay »

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #7 em: 25 de Outubro de 2010, 10:11 »
É frequente usar-se baterias em paralelo, e nao existe qualquer problemas, desde que a sua tensao seja praticamente a mesma!

Essas baterias carregadas deverão ter uns 4.4V ou algo assim, e para lhes prolongar a vida, é aconselhado de vez em quando fazer-lhes um ciclo, ou seja, descarga completa e depois uma carga lenta. quando falo em descarga completa nao é até ao zero da bateria, uma vez isto a danifica. o limite deverá ser por volta dos 0.8v por celula, ou seja, 2.4v para cada bateria.

Abraço

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #8 em: 25 de Outubro de 2010, 20:12 »
sim, mas para isso (descarga e carga) então deveria de usar um carregador especifico e não o que vem de origem...
quanto ao ficarem a paralelo usando o carregador de origem obrigar-me-a a não me poder esquecer de as separar para carregar  :-\

que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #9 em: 25 de Outubro de 2010, 20:19 »
sim, mas para isso (descarga e carga) então deveria de usar um carregador especifico e não o que vem de origem...
quanto ao ficarem a paralelo usando o carregador de origem obrigar-me-a a não me poder esquecer de as separar para carregar  :-\

mas isso não tem problema, quando o robô não se mexer mais é porque não tem carga e assim metes as duas a carregar, podes aproveitar os suportes da parafusadora onde as baterias se ligam, para poder ser fácil retira-las para carregar

:)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #10 em: 25 de Outubro de 2010, 20:20 »
Usa fichas, até porque nem convem estar a carregar com as baterias ligadas ao resto do circuito..
Ligas ao robot ficam em paralelo, desligas e ligas o carregador e cada uma carrega por si.
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #11 em: 25 de Outubro de 2010, 20:23 »
humm.. acho que me deram uma grande ideia, vou ter é de alterar umas coisatas  ;D

seja como for acho que ja estou melhor encaminhado.... grato pela ajuda  ;)

assim que testado digo como correu ^^
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #12 em: 25 de Outubro de 2010, 20:46 »
afinal ainda me surgiu mais uma duvida, existirá algum problema em por as baterias a carregaram (cada uma com o seu carregado, mas) com a massa ligada entre si?! 
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #13 em: 25 de Outubro de 2010, 21:09 »
afinal ainda me surgiu mais uma duvida, existirá algum problema em por as baterias a carregaram (cada uma com o seu carregado, mas) com a massa ligada entre si?!

pensso que não, mas porque n usar o carregador individualmente?

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Dúvida] Alimentação para motores de parafusadoras
« Responder #14 em: 25 de Outubro de 2010, 21:14 »
sim, o carregamento é individualmente, so que assim so bastava um switch a cortar o chante dos positivos, mantendo os negativos ligados!!
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira