collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: ligar motor de corrente continua  (Lida 6351 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
ligar motor de corrente continua
« em: 16 de Maio de 2017, 23:57 »
viva

tenho um motor de uma fresadora, respeitante ao deslocamento em XX que a controladora estoirou, e a causa foi um curto no cabo dentro do motor que se danificou...

o motor é ligado por 4 fios, 2 a excitar o rotor e 2 a excitar o estator.

no circuito de comando em preciso de fazer variar a velocidade e o sentido

devido à maquina ser importada a voltagem de funcionamento do motor são 110V

para termos uma noção da potencia do motor (porque não se percebe nada na chapa), tenho dois thyristors com referencia thyristor BBC cs8-04.

depois de revisionar todo o motor e colocar como deve de ser, gostava de o experimentar, mas eis que aparece o meu primeiro problema.

como posso eu testar este motor, sem um variador de corrente continua, é possível?

Depois de ter a certeza que o motor está efectivamente bom irei parti para analise da placa ou, se for mais facil, construir uma, uma vez que só preciso de controlar o sentido e a velocidade.

alguém me dá uma ajuda de como testar este motor com material mais banal de trazer por casa?

cumps



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #1 em: 17 de Maio de 2017, 00:10 »
Ligas o estator a fase neutro e o rotor á fase e neutro, um triac a variar o estator e tens a velocidade variavel, e de certeza que é corrente continua?

Esse tipo de motores é comum em máquinas de lavar roupa e á um LM qualquer coisa que faz o controlo disso tudo e depois varias velocidade com um pot e direcção com um botão, ou com PWM/voltagem DC para a velocidade e um IO para direção.
Avr fanboy

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #2 em: 17 de Maio de 2017, 00:34 »
como te disse .... eu nao tenho tenho dados caracteristicos deste motor... mas sendo de uma mesa de uma fresadora, tem de ter força a muito baixa rotação, e este motor nao tem nenhuma caixa de redutora.

como o circuito que o motor tinha acoplado tinha um retificador com diodos na entrada dos 110V assumi logo que fosse corrente continua...

achas então que pode ser um motor AC110V? nao DC?

no caso de ser DC como testaria o motor? alimentava da mesma maneira com 110VDC o rotor e o estator?

cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #3 em: 17 de Maio de 2017, 00:36 »
A caixa redutora está lá, é o varão roscado e a porca.
Convem ver bem como é o circuito para não fritares o motor, porque cheira-me que isso é AC.
Avr fanboy

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #4 em: 17 de Maio de 2017, 00:45 »
tenho lá o circuito... sei que a entrada do mesmo são  110VAC, esquecendo isso tenho alguma forma de verificar só com o motor se ele é AC ou DC?

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #5 em: 17 de Maio de 2017, 00:48 »
agora que falas... uma coisa é certa... o estator tem dois fios que ligavam à controladora que está danificada... isso são só enrolamentos que tem de dar um campo girante, pois o motor não tem imans, é possível os enrolamentos do estator obterem campo girante com tensão DC?

de qualquer forma à pequenas máquinas como aparafusadoras sem fios, etc, que não tem imans...

que nó...
« Última modificação: 17 de Maio de 2017, 00:53 por filjoa »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #6 em: 17 de Maio de 2017, 00:57 »
Não será um motor universal? Pela descrição parece (estator e rotor eletricos). Tem escovas?

Se for um motor universal está-se borrifando se lhe metes DC ou AC, roda com qualquer coisa e tem carradas de binário no arranque.

Para testar não precisas de chegar nem de perto à tensão nominal. Com 24V ou até mesmo 12V (é por onde começava) já deve rodar se estiver em vazio, mas tem cuidado que nesse caso (em vazio) já tem tendência a dar gaz.
Não tenho a certeza das ligações, mas acho que os motores universais costumam ser ligados em série, e era o que faria: tensão baixa, 12V, estator e rotor em série e ligava a ver o que acontecia com um olho na corrente. Se não arrancar desligar logo e experimentar com 24V. Se mesmo assim não houvesse movimento, tinha de pensar outra vez no assunto, talvez estudar o driver.

Encontras mais informação se procurares na net.


« Última modificação: 17 de Maio de 2017, 01:00 por jm_araujo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #7 em: 17 de Maio de 2017, 01:02 »
Sim, é em série  :-[
Os dois em separado deve dar motor queimado..

Fui dar aqui uma vista de olhos aos apontamentos de quando andei a inventar com um motor de máquina de lavar, aquilo com 230v directos para além de mandar um salto no arranque manda-se logo para as 14 mil rpm!
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #8 em: 17 de Maio de 2017, 01:08 »
O limite de rotação é quando o binário produzido (que vai diminuindo) iguala o da carga. Numa máquina de lavar supostamente tem sempre o tambor e por isso é costume não subir tanto. Se for retirarda a carga podem-se auto-destruir!
Nos pequenos eletrodomésticos/ferramentas (berbequins, batedeiras, liquidificadores, etc) costumam ter sempre uma ventoinha acoplada que além de ajudar a arrefecer também serve de carga e assim limitar a rotação quando a maquina está em vazio.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #9 em: 17 de Maio de 2017, 01:21 »
viva

o motor tem escovas sim...

mas custam-me a crer que arranque assim tão rápido... o motor está acoplado directamente a uma mesa de uma fresa com uma roda de transmissão muito pequena...

mas se assim for mais facil... então coloco as escovas em serie com o estator e nos terminais por exemplo 24V AC ou DC?

ligando isto dessa maneira, como raio inverto o sento de rotação ou até mesmo o faço variar a velocidade?

realmente estou muito verde nesta cena de motores eléctricos... só os sei mesmo ligar como indica no esquema :P



Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #10 em: 17 de Maio de 2017, 08:18 »
Para inverter o sentido tens de inverter a polaridade de um elemento da série. Se os fios forem E1 e E2 para o estator e R1 e R2 para o rotor, se ligares E2 a R1 (e alimentação nos outros) roda num sentido, e se em vez ligares E2 a R2 roda no outro.

A velocidade é variada pelo valor médio da tensão. Com tiristors (como dizes que tens) está a deixar passar só parte do AC como um dimmer de iluminação
« Última modificação: 17 de Maio de 2017, 09:47 por jm_araujo »

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #11 em: 17 de Maio de 2017, 20:17 »
hora bem, hoje depois de mais uns testes, eis que consegui meter o motor a trabalhar e de uma maneira que para mim é um pouco estranha, mas depois de algumas pesquisas na net tentei fazer, porque relativamente ao motor em questão não encontrei nada...

o que eu fiz foi colocar uma fonte de 24VDC a alimentar o estator e uma fonte de alimentação de 0V a 50V DC a alimentar as escovas do rotor, é não é que o tipo começou a andar...

para mudar o sentido inverti a polaridade no estator e ele começou a rodar ao contrário.

só que como o controlador de origem é de 110V o motor não tinha força, e como não tinha nenhuma fonte de 110VDC à mão tb não testei, mas penso que a solução para fazer andar um motor deste tipo é mesmo esta.

agora é só mesmo tentar reparar o controlador de origem, uma vez que já sei a solução necessária ao seu funcionamento.

cumps

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #12 em: 17 de Maio de 2017, 22:35 »
Para quem se quiser entreter um bocado aqui fica um bom material para estudar sobre os motores DC.
É um caderno de apontamentos de um senhor no que às máquinas eléctricas e correntes fortes diz respeito, e com o qual tive o prazer de aprender muito, e do que conheci dele penso que não terá qualquer problema que o conhecimento dele seja perdurado aqui no fórum.

Máquinas Eléctricas DC

P.S.:Atenção à corrente no Estator, quando esta tende para zero a velocidade tende para o infinito, como é óbvio isto tem consequências catastróficas para os rolamentos e outros componentes mecânicos.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #13 em: 17 de Maio de 2017, 23:00 »
no meu caso a corrente baixa no estator faz um aumento no rotor :P

desde já agradeço a partilha dos apontamentos.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: ligar motor de corrente continua
« Responder #14 em: 17 de Maio de 2017, 23:12 »
no meu caso a corrente baixa no estator faz um aumento no rotor :P

desde já agradeço a partilha dos apontamentos.

Exactamente, se tiveres o motor a rodar e desligares um dos fios do estator terás uma corrente do estator igual a zero e como tal uma aceleração até a uma velocidade infinita ou uma destruição mecânica do motor. O que acontecer primeiro lol....