collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Nissan eléctrico  (Lida 8866 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Nissan eléctrico
« em: 12 de Março de 2012, 20:58 »
pessoal fui hoje fazer um test drive ao electrico da nissan (o leaf) e digo que ficou surpreendido pela positiva!! bom desempenho em estrada, confortavel, boas respostas em termos de motor, bons extras, etc

so nao gostei do interior que só há numa cor :P

quanto à autonomia, continua com algumas limitações.. carregamento rapido cerca de 30min, lento cerca de 7h/8h. autonomia a rondar os 160km (sem AC ligado nem grandes velocidades), mas com o modo eco fiz uns 15km e no fim, em termos médios, até tinha mais autonomia que o inicial (o modo eco carrega as baterias nas descidas e travagem)

fica a experiência ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Marmelo

  • Visitante
Re: Nissan eléctrico
« Responder #1 em: 12 de Março de 2012, 22:43 »
Bom , acho uma ideia "económica" e amiga do ambiente , mas acho o preço um bocado abusado , apenas pouparias dinheiro se fosse um carro de longo prazo ( +10 anos ) e se fizesses uns bons km por semana ( 500+ km )

preço do carro : 36.000 € , custa cerca de 2€ por cada 180 km  ( 24 kwh se não me engano )
preço de um carro a gasoleo economico : 15.000€

Portanto 180 km num carro a gasoleo seria cerca de 9l ( 9l * 1.70 ) 15,3€

no fundo compensa mas demora um pouco de tempo para " ser pago "

Mas depende de pessoas para pessoas , por exemplo para o meu pai compensava devido a ele fazer 500+ km por semana

Por outro lado é amigo do ambiente :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Nissan eléctrico
« Responder #2 em: 12 de Março de 2012, 22:50 »
Eu acho essa conversa toda da amizade do ambiente um monte de histórias da carochinha..
Primeiro nunca as baterias vão durar 10 anos, e então com cargas rápidas esquece lá isso, até mesmo o facto da travagem regenerativa lhe tira tempo de vida, por ser uma carga que não é total, é uma carga parcial.
Depois há a parte de que a mineração de litio é das mais tóxicas que existe, e o litio dá literalmente a volta ao mundo desde que sai das minas até ser transformado no produto final que é uma bateria, só o combustivel gasto a passear o litio acaba logo com a amizade do ambiente.

E não estou a falar totalmente á toa, tenho um carro hibrido e aquilo não é mais nem menos que marketing, a unica vantagem é ser mais barato pela isenção de IA por ser hibrido, ou era, não sei se isso ainda existe ou não.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Nissan eléctrico
« Responder #3 em: 12 de Março de 2012, 23:24 »
Não queria entrar nesta discussão, mas há alguma coisa que não dê a volta ao mundo para chegar cá? Neste caso, curiosamente, Portugal é o maior produtor de lítio da Europa, e o 5º maior exportador mundial. E esta hein?
Quero terminar dizendo apenas que nós não produzimos petróleo mas que temos sol, vento e água a dar c'um pau. Ah, e lítio. Só não exploramos esses recursos como deve ser.
« Última modificação: 12 de Março de 2012, 23:26 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Nissan eléctrico
« Responder #4 em: 12 de Março de 2012, 23:32 »
Grande parte das coisas é made in china, eles têm mesmo muitas reservas de metais e metais raros, agora o litio, sai dos estados unidos, vai á china para ser purificado e depois as baterias são feitas no japão, e voltam á china para serem montadas nos carros para depois serem distribuidos, sim tudo dá a volta ao mundo, mas o litio exagera nas voltas que dá.

Muito perto de onde moro foi feita uma fábrica de pilhas/baterias de litio, ia dar emprego a 220 pessoas, choveram não sei quantos milhões da UE, para acabarem o exterior da fábrica, dar falência e ir embora, podemos ter muita coisa, mas ninguem o aproveita.
Eu por exemplo com um carro que faz 160km é um bocado arriscado e andava sempre com medo de ficar a pé, e então há uns meses atrás que ia até Leiria fim de semana sim, fim de semana tambem, que só de AE e nacional eram 220km estava feito da vida.
Avr fanboy

Marmelo

  • Visitante
Re: Nissan eléctrico
« Responder #5 em: 12 de Março de 2012, 23:38 »
You got a point ...
Por acaso não tinha pensado nisso :/

Offline afonso henriques

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Nissan eléctrico
« Responder #6 em: 13 de Março de 2012, 00:24 »
boas
vou entrar na discussão
eu como reparador de automoveis eletricista
penso , em minha opinião que os carros eletricos já haviam de estar cá há muito
pena é os nossos governantes não aproveitarem estas ideas novas
de quem quer explorar mais e não tem recursos para o fazer
e apoiam outras causas que não vale a pena mencionar

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Nissan eléctrico
« Responder #7 em: 13 de Março de 2012, 00:35 »
os carros electricos, tal como as renovaveis, é muito questionavel. Por exemplo, faz-me confusão ver o leaf com a publicidade "zero emissoes" quando sabemos que a electricidade tem uma percentagem de fonte poluente. Alias, até a renovavel é poluente. Mas com o consumo a aumentar, temos de arranjar soluções... melhores ou piores, temos de tentar..! as baterias poluem, a produção de electricidade polui, mas em comparação com os carros convencionais?

falta é também vontade política e legislativa quer à UE, ao governo e às proprias marcas do mercado automovel. Se é "a" solução ? not! mas, para mim, é uma solução melhor que a atual...

agora... ou investimos na mobilidade electrica, cometemos erros e apanhamos a evolução ainda no inicio, mas daqui a uns tempos estamos no "cimo"; ou esperamos que esteja tudo feito e depois pagamos para chegar lá a cima. uma balança difícil de equilibrar...
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Nissan eléctrico
« Responder #8 em: 13 de Março de 2012, 01:04 »
O hibrido prius da toyota foi considerado um carro economico, mas qdo no topgear meteram um bmw atrás do prius, o consumo final do bmw era menos um litro...

Qto aos carros a electricidade ou hibridos gasolina+motor electrico, do momento sao mto mais caros só pra irem chupar aos coitados k pensam k vao comprar carros ecologicos! Até pk quem constroi os carros electricos, sao as empresas k constroem carros a gasolina/gasoleo... e o lobby das petroliferas é mto abragente que comanda os politicos, mercados e leis que regem o mundo!

Uma boa aposta era nos carros a hidrogénio! Nesses é que eu apostava!.. um dos problemas é o modo de armazenamento ou de extraçao do hidrogéneo, mas acredito que se fosse algo k apostassem mais, acredito k seria promissor!

Mas claro, co tudo k é novidade, vai ser carro! a tecnologia paga-se e como estamos numa época de nos obrigarem a sermos ecológicos, vai haver mtos aproveitamentos! Mas por detrás disto tudo, só vai ser o dinheiro k importa, porque a ecologia e a publicidade verde, é só marketing!!

As pessoas se querem ser ecologicas, que comprem umas bicicletas e que comecem a usá-las nao no lazer mas nas deslocaçoes diárias na vez de usar o carro! :P   ::)
« Última modificação: 13 de Março de 2012, 01:07 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Nissan eléctrico
« Responder #9 em: 13 de Março de 2012, 02:25 »
Só temos 2 hibridos no mercado para as massas, que é basicamente o Prius e o Civic, sim tambem há um Porsche qualquer com 480cv v8 a gasolina com um motorzinho eletrico, e temos o Volt nos USA, mas a nivel mundial só mesmo os primeiros dois.

Sim o Prius é caro que mete medo, mas o Civic, tenho um em casa e o carro custou cerca de 25 mil €, para um carro a gasolina e para a qualidade de construção, e tendo em conta que é um modelo de 2004 o carro é fantástico pelo preço que é na realidade, e não aquilo não anda a ar, com a condução tipica lá de casa a média dele é de 6.4l/100, mas com CC ligado numa nacional a 70 faz médias de 4.2L, tendo em conta que se comprasse por exemplo um Leon 1.9 eram uns 40 e tal mil €, com esses 15 mil € compra-se muita, mas mesmo muita gasolina, e não esquecer que as diferenças gasolina/gasóleo são cada vez menos..
Avr fanboy

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Nissan eléctrico
« Responder #10 em: 13 de Março de 2012, 08:50 »
Sem duvida que o futuro está nos eléctricos, nao pela menor poluição, que é verdade pois uma central eléctrica tem muito mais rendimento que um motor de automóvel, mas pelas pilhas de energia que nos vão permitir apostar mais nas renováveis pois quando se produz a mais, os automóveis carregam, para durante o dia os automóveis venderem à rede eléctrica. Isso desgasta as baterias e parece mínimo, sim, mas multipliquem por todo o parque automóvel e vejam a margem de manobra e rotatividade com que ficamos. Deixamos de ter que queimar combustíveis pois há disponibilidade de rede graças aos carros previamente atestados que podem injectar na rede.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Nissan eléctrico
« Responder #11 em: 13 de Março de 2012, 09:20 »
Eléctricos, a pé.. de mota.. não sei... o que é certo é que hoje numa repsol 1 litro de gasolina está a 1.71€

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Nissan eléctrico
« Responder #12 em: 13 de Março de 2012, 09:56 »
O Topgear é muito giro, mas na verdade eles só andam ali a queimar pneus... como é óbvio estes carro não são para isso... para ter um bom rendimento é preciso ter uma condução defensiva...

Um leon custa 40 mil €?? :o conheço quem comprou novo em 2008 por 20 ou 25 mil...

hmm tens mais carros híbridos, o Honda Jazz, o Cr-z (que gosto muito  >:( ) o Toyota Auris e mais... Só que os mais vendidos são esses, também foram os primeiros.

O problema de serem caros é a diferença entre fazer 1 milhão de carros e 1 bilião, com o tempo vai baixar o preço.

Não penso que o problema seja dos governantes... Infelizmente acho que eles estão sempre condicionados pelos grandes magnatas... Mas nós estaríamos preparados para os eléctricos? (muita gente aqui penso que sim, mas como já disse noutro forum somos poucos!!!) e infra-estruturas para carregamento e tudo o resto?


Quantas pessoas já morreram por causa do petróleo?



Uploaded with ImageShack.us

Não quero muito estar a defender esta ou aquela ideia... Acho este assunto é de uma complexidade enorme, mas que com o tempo há-de aparecer soluções para tudo.


Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Nissan eléctrico
« Responder #13 em: 13 de Março de 2012, 10:36 »
Eu acredito que os carros eléctricos só serão interessantes para o grande publico quando deixarem de ser carregados e forem abastecidos, que chegues a um posto de abastecimento e atestares, não ficando dependente de um tempo de espera para carga.
Ou com o Hidrogénio ou com baterias que sejam substituídas  por umas carregadas e pagas a diferença da carga.
Alfredo Garcia

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Nissan eléctrico
« Responder #14 em: 13 de Março de 2012, 10:52 »
A renault queria fazer isso com leasing de baterias de forma a ser chegar a uma bomba, tirar as baterias gastas e colocar novas de forma automática, por baixo do carro ou assim.

No fundo as baterias não eram tuas, eram alugadas que podias trocar vazias por cheias pagando apenas a energia nelas contidas e descontando a energia contida nas tuas que lá deixavas.

Não sei se eles tencionam avançar com isso, obriga a um grande investimento em infra-estrutura.