collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Dúvida] GPS no Kit PICa  (Lida 3033 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rtk

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
[Dúvida] GPS no Kit PICa
« em: 11 de Janeiro de 2010, 21:59 »
Ola pessoal  ;)  alguem me sabe dizer onde posso obter um aparelho gps ???, não sei bem se lhe posso chamar localizador se não   :-\  , pois o que realmente quero é um ''módulo'' que de para adaptar a um robot, mais concretamente ao kit PICa da Inex, para quem nao conhece, pode saber mais na loja da aliatron que foi onde comprei,  fica aqui o link -

http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?products_id=525&osCsid=gtb3

adiante eu queria adaptar lhe esse aparelho para que por exemplo atraves do pc, programar lhe uma rota para ele seguir com o aparelho (que suponho que funcionar como um gps normal) atraves de satelite

que acham?? é uma boa opção ou  á outras maneiras de fazer o mesmo mas de metodo diferente?? gostava de opinioes se tiverem ideias  postem .... força aí nisso ::)

desde já obrigado   ;D         ah e já agora aproveito para dizer que a luso robotica é GRANDE, MELHOR SITE DA INTERNET   ;) ;) ;)  continuem o bom trabalho..... :D
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2010, 22:23 por rtk »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: [Dúvida] GPS no Kit PICa
« Responder #1 em: 12 de Janeiro de 2010, 12:30 »
Antes de mais quero que saibas que o GPS só funciona na rua e tem um erro de cerca de 1metro, por vezes mais.

Isto porque não sei em que escala pretendes trabalhar mas ficas com uma ideias.

Se mesmo assim estiveres interessados, convido-te a ver a secção de GPS da SparkFun de quem somos distribuidores e por isso poderemos fazer-te um orçamento para qualquer produto deles.

http://www.sparkfun.com/commerce/categories.php?c=4

Offline rtk

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: [Dúvida] GPS no Kit PICa
« Responder #2 em: 13 de Janeiro de 2010, 16:43 »
Antes de mais quero que saibas que o GPS só funciona na rua e tem um erro de cerca de 1metro, por vezes mais.



Ya Tig ja sabia dessa margem e do funcionamento apenas no exterior mas o que preciso expecificamente ?? dum receptor gps??

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: [Dúvida] GPS no Kit PICa
« Responder #3 em: 13 de Janeiro de 2010, 17:15 »
sim.. um módulo de gps..

o resto é programação..

Offline rtk

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: [Dúvida] GPS no Kit PICa
« Responder #4 em: 13 de Janeiro de 2010, 18:22 »
obrigado entao ricardo-reis...  :) bem parece que me espera umas longa caminhada ate por o bicho a funcionar :D

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: [Dúvida] GPS no Kit PICa
« Responder #5 em: 14 de Janeiro de 2010, 01:16 »
Basicamente o módulo receptor de GPS o que faz é todo o processamento matemático para sincronização de relógios, cruzamento de informação recebida dos satélites e respectivo calculo das distancias dos mesmos para obter a posição que se encontra em relação a estes.

Ou seja, o trabalho complicado é feito de forma completamente automática por este modulo mas este retorna então os dados no formato de coordenadas, ou seja x de Lat e Y de Log. Para além destes dados eles também nos facilitam a vida a dar as altitudes, velocidades, direcção espectada (bússola baseada nos pontos anteriores) etc etc.

Terás que agarrando nestes dados (e podes simulados manualmente antes de adquirir o módulo para evitar custos) fazer o controlo de navegação encaminhando-te para os pontos que pretendes.