LusoRobótica - Robótica em Português

Robótica => Iniciantes => Tópico iniciado por: Bony em 10 de Junho de 2011, 18:24

Título: Servo
Enviado por: Bony em 10 de Junho de 2011, 18:24
ola :)

Podem me dizer como é que meto um servo a girar em ambos os sentidos sem utilizar o o fio de sinal ? versao motores DC !

cumps
Título: Re: Servo
Enviado por: maurosmartins em 10 de Junho de 2011, 19:02
olá bony

essa modificação é simples e rápida de fazer, procura no google por

RC servos continous rotation, ou qq coisa do género

deixo dois links dessa pesquisa
http://palebluedot.nl/jml/hardhack/21-modify-an-rc-servo-for-continuous-rotation.html (http://palebluedot.nl/jml/hardhack/21-modify-an-rc-servo-for-continuous-rotation.html)
http://www.ranchbots.com/club/papers/Modifying%20Hobby%20Servo%20Motors%20for%20Continuous%20Rotation.pdf (http://www.ranchbots.com/club/papers/Modifying%20Hobby%20Servo%20Motors%20for%20Continuous%20Rotation.pdf)

Segue as instruções sobre a parte mecanica, se nao queres usar o pino de sinal, podes remover por completo a placa que se encontra dentro do servo e podes usar os terminais do motor directamente.

Cumprimentos, Mauro.
Título: Re: Servo
Enviado por: Bony em 10 de Junho de 2011, 20:35
Ola Mauro

Nao é isso que eu quero, vamos la ver se eu me consigo explicar...

o servo que aqui tenho gira a 180 graus eu quero que ele gire do 0º aos 180º e dos 180º ao 0º graus, mas queria fazer isso sem utilizar o fio de sinal, por exemplo nos motores DC ele roda num sentido, invertemos a polaridade e ele roda sentido oposto, eu quero precisamente isto, mas com o servo :)

cumps
Título: Re: Servo
Enviado por: dvdt em 10 de Junho de 2011, 20:46
mmmmm eu nao estou a perceber se queres que ele rode 180 graus porque e que nao usas o fio do sinal?
ainda queimas o motr se ligares directamente pois de o servo so roda 180 graus quando chega a esse ponto o servo para mas o motor fica em esforço
Título: Re: Servo
Enviado por: senso em 10 de Junho de 2011, 21:39
Em pseudo-arduino.
myServo.write(0);  //servo a 0 graus
myServo.write(180);  //servo a 180 graus
myServo.write(0);  //servo de novo a 0 graus

Se usares uma ponte H perdes a "odometria" que o servo tem e perdes noção dos graus, porque quem trata disso é o controlador interno que o servo tem dentro e que usa o potenciometro que o servo tem dentro como feedback para saber a sua posição e agir de acordo com o sinal que recebe no fio do sinal, se lhe retiras a electrónica que o servo tem dentro terás de usar uma ponte H e usar na mesma o potenciometro ligado a uma entrada analógica/adc e implementrares um loop PD ou PID para fazer o controlo da posição, ou então encoders, interrupções, e o mesmo loop PD/PID para o controlo do teu novo motor dc, porque um servo sem electrónica não passa de um motor dc sem qualquer inteligencia ou limites de rotação.
Título: Re: Servo
Enviado por: Bony em 11 de Junho de 2011, 01:18
yah, nao sabia senso :)

Obrigado :D tirei a parte electronica e liguei-o á ponte H mas sem o potenciometro, funciona tal e qual como eu queria :D :D ... mas estava a pensar, é preciso por condensadores como nos motores DC ?

cumps
Título: Re: Servo
Enviado por: CBX em 11 de Junho de 2011, 01:44
é preciso sempre, não deixa de ser um motor dc e de gerar ruído
Título: Re: Servo
Enviado por: Bony em 12 de Junho de 2011, 03:36
uiii é que soldar os condensadores naquela motorizo é difícil, acho que os condensadores são maiores que o motor :P

ainda não percebi foi o porque do potenciómetro :S

So para verificar se esta correcto... portanto ligo um condensador de um "pólo" ao outro "pólo", ligo outro condensador de um "pólo" a uma base do motor e do outro "polo" á outra base do motor,quando digo base estou a dizer á chapa de metal do motor, certo ? é assim que se deve meter os condensadores nos motores ?


cumps
Título: Re: Servo
Enviado por: senso em 12 de Junho de 2011, 10:47
Podes meter só um de polo a polo.
Já abriste o servo, se sim vais lá ver um potenciometro, é lendo esse potenciometro que o servo sabe se está a 10 ou a 100 graus, e se queres que o servp dê voltas completas tens de o alterar.