collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Projecto] Mike RC Car  (Lida 22524 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #15 em: 14 de Dezembro de 2015, 00:35 »
O int nunca poderia ser de 8 bits devido aos valores que comporta (11111111b=255), em alguns microcontroladores o int ocupa 4 bytes mas no "ambiente arduino" acho que é sempre 2 bytes.

Deixo uma tabela de referência em anexo...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #16 em: 14 de Dezembro de 2015, 01:48 »
byte = 8 bits
int = 16 bits
long = 32 bits
long long = 32 bits

Prefiro mil vezes usar int8_t para 8 bits com sinal, uint8_t para 8 bits sem sinal, (u)int16_t para 16 bits, (u)int32_t para 32 bits e (u)int64_t para 64 bits, muito mais óbvio.
E como estão esses Enables?
Tipicamente faz-se pwm nos enables para se ter controlo de velocidade, não terás os enables desligados e é por isso que não mexe?
Avr fanboy

Offline MacgyverPT

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #17 em: 14 de Dezembro de 2015, 15:47 »
Boas.

Obrigado pelas dicas, sobretudo a das variaveis. De facto, estou habituado à programação para SO e/ou Dispositivos móveis, pelo que de microcontroladores pouco ou nada pratiquei.

senso, assim que sair do trabalho e chegue a casa, releio os posts e respondo ao teu. Mas os enables que falas são os quais? da Ponte H?

Obrigado mais uma vez pelas ajudas.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #18 em: 14 de Dezembro de 2015, 16:01 »
Estive a ler o tópico, e não entendi bom uma coisa: usas a pilha de 9V que falas para alimentar também os motores? Se não, que estás a usar para alimentar os motores, se sim, que tipo de pilha é, uma das quadradas? ???

Offline MacgyverPT

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #19 em: 14 de Dezembro de 2015, 16:12 »
Sim, uma pilha das quadradas de 9v

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #20 em: 14 de Dezembro de 2015, 16:29 »
Está respondido porque é que os motores não andam!
Para alimentar o Arduino e os outros módulos ainda te safavas (apesar da duração limitada), mas para os motores não é capaz de fornecer a corrente necessária.
Para um carro desses deves utilizar uma bateria de RC e como usas o LM298 o recomendado era uma 3S, mas com uma 2S talvez te safes.
Senão mete 8 pilhas AA recarregáveis em série que são mais fáceis de comprar sem ser online (as do Ikea são fixolas), mas fica mais pesado o carro e convém ter cuidado para não descarregar demais.

Offline MacgyverPT

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #21 em: 14 de Dezembro de 2015, 16:52 »
jm_araujo, obrigado pelo reparo.
Vou tratar disso o quanto antes. Tal como disse no inicio, sou leigo na matéria e vou aprendendo aos poucos e a minha lógica foi: Se 5v alimentam o arduino e sensores para os motores preciso de mais, então uma pilha de 9v deve dar. Foi neste "principio" que estava a fazer a coisa.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #22 em: 14 de Dezembro de 2015, 16:55 »
Para testes a pilha de 9V talvez dê. Mas elas não conseguem dar muita corrente, nem têm muita carga, gastam-se num instante.
Se não queres ir para baterias, pense em usar 3 ou 4 pilha AA.

As pilhas de 9V são basicamente 6 pilhas (tipo as AA e AAA, etc) em série mas muito pequenas.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #23 em: 14 de Dezembro de 2015, 19:02 »
Quando li pilha de 9V também associei a essas pequenas e pensei "não pode ser" por isso é melhor estar caladinho a supor tal coisa.
Esse tipo de pilha não tem corrente suficiente e muito menos autonomia, se bem que uma alcalina da Duracell nova funcionaria em testes.

Também recomendo as AA, neste caso 6 para formar 9V porque o arduino necessita de 7V no mínimo para funcionar (quebra de 2V no regulador = 5V), ou aquelas baterias de 7.4V para rádio modelismo (ideal para as pontes).

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #24 em: 14 de Dezembro de 2015, 20:06 »
Para quem não leu a datasheet (e por isso fiz as recomendações que fiz):
O L298 precisa de Vs (para os motores) = Vih+2.5V, sendo que Vih pode ir até Vss, que neste caso é 5V, ou seja Vs dos motores deve ser superior a 7.5V.

As AA recarregáveis são de 1.2V. Logo para termos mais de 7.5V precisamos no mínimo de 7 pilhas (6*1.2V=7.2V, 7*1.2v=8.4V). Como são vendidas em packs de 4 e os carregadores também costumam ser para 4 pilhas, a lógica dita que se usem 8 pilhas AA. Mas é preciso ter cuidado para que sejam todas iguais e não as descarregar de mais, senão pode ocorrer uma inversão de polaridade nas pilhas mais fracas e é a sua morte.

Segundo o mesma lógica, as baterias de Lítio 2S (S é de série, tendo cada pilha 3.7V nominalmente *2 =7.4V, está abaixo de 7.5V mas deve ser o suficientemente perto para dar). Por isso recomendei 3S=11.1V, bem folgado.

Pá, que não sabem pesquisar nada e obrigam um gajo a deixar a papinha toda feita. Assim não aprendem nada. ;D

Offline MacgyverPT

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #25 em: 14 de Dezembro de 2015, 20:11 »
Dropes, sou novo nisto é normal ir por deduções que para mim parecem lógicas mas que na verdade não o são.

jm_araujo, obrigado desde já pela ajuda. Eu não quero a papinha toda feita, quero é uma espécie de guia para me orientar e fazer as coisas por mim e aprender. O fazer por mim não me leva a lado nenhum. Uma coisa é pedir para me fazerem o chamado "trabalho de casa" outra coisa é pedir ajuda para solucionar o problema. Com este exemplo das pilhas já aprendi mais qualquer coisa hoje.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #26 em: 14 de Dezembro de 2015, 20:16 »
Para efeitos de experiências deve funcionar com apenas 4 AA alcalinas, o meu robot bombeiro funcionou durante bastante tempo assim sem problemas, gastou 4 packs de 4xAA a alimentar a parte lógica toda e os motores, não esquecer é de vários condensadores na lógica para evitar as quedas de tensão no arranque dos motores, bem como os diodos nos motores.
P.S.: Li a datasheet do L298 mas aparentemente não suficientemente bem p)

Edit: Não esquecer que mesmo que funcione não é nada garantido...
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2015, 22:00 por artur36 »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #27 em: 15 de Dezembro de 2015, 22:58 »
Com que estás a alimentar os L298?
Viste porque te fiz esta pergunta :)

Offline MacgyverPT

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #28 em: 20 de Dezembro de 2015, 14:49 »
Boas.

Finalmente o carro já anda! :D :D
Comprei umas pilhas recarregáveis, liguei 5 em série (pilhas de 1.5v, fazendo 7,5v no total). As ligações ficaram assim:
  • Positivo: Bateria > +12v Ponte H e Vin do Arduino
  • Negativo: Bateria > GND do arduino

Após isto o carro já consegue andar em cima de superfícies (chão, mesa, etc), no entanto ainda não regulei a velocidade, ou seja, está com a velocidade no máximo. Quando conseguir controlar a velocidade tenho já meio caminho andado para implementar os restantes apetrechos.
Não sei se foi nabice minha ou não, mas tentei ligar (pelo menos os motores de trás) às portas com PWM do arduino para poder controlar a velocidade (sim o carrito puxa atrás ehehe).

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [Projecto] Mike RC Car
« Responder #29 em: 20 de Dezembro de 2015, 15:18 »
Se as pilhas fazem 7.5V supostamente a ponte terá a mesma alimentação e não os 12V.
Já não falta tudo, PWM + uns sensores e estará pronto para um seguidor de linha  ;)

Boa continuação.