collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Preciso de sugestões  (Lida 15701 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Preciso de sugestões
« em: 11 de Fevereiro de 2009, 01:57 »
Boas pessoal!

No fim de semana passado arranjei um pouco de tempo para mexer em alguma tralha que tinha guardada na garagem que já estava há muito espera e quando dei por mim tinha dois motores da Johnson Motors de 14,4 V (iguais aos que tinha usado no Little Bastard) e uma boa quantidade de rodas dentadas :)



A parte boa disto é que todas as engrenagens e motores foram aproveitados de impressoras velhas.. mas ainda foram umas quantas. :P Segundo o fabricante os motores têm uma potência máxima de 224.88 W, o que já é qualquer coisinha :P Além disso têm ainda cerca de 25800 rpm sem carga, o que também é bom. Foi então que comecei a pensar.. e que tal pegar nas rodas dentadas e fazer uma gearbox para aqueles bichos? Pareceu-me um bom desafio, visto que normalmente ninguém se mete a fazer gearboxes. Passei um bocado de volta daquilo.. e com uns parafusos e uma pequena placa de acrilico ainda saiu uma gearbox engraçada e funcional, mas foi apenas para experimentar. Depois quando for fazê-las como deve ser para ficarem montadas definitivamente tiro umas fotos ou até faço um vídeo e meto por aqui um tutorial. Mas enfim.. o titulo do tópico é "Preciso de sugestões" e agora que já expliquei parte da situação, vou ao que interessa. Com esta história de ter 2 motores potentes com gearbox pensei na ideia de fazer um robot mais robusto, que conseguisse aguentar algum peso. Contudo, só tenho dois motores e rodas dentadas suficientes para duas gearboxes. As sugestões que estava a precisar seriam métodos de tracção para o robot, tendo em conta que teria que ficar bastante robusto. A minha preferência seria uma tracção diferencial (com lagartas), mas depois não sei onde arranjar as lagartas para um robot que preferencialmente terá cerca de 20 cm de comprimento e uns 18 de largura e uns quantos quilos.. (entre 3 e 5 contando com motores e umas boas baterias). Também gostei do RHex da Boston Dynamics, que foi postado no forum ha uns tempos, mas so tenho 2 motores.. O que me sugerem?
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 01:59 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Preciso de sugestões
« Responder #1 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:00 »
e que tal umas rodas de RC? traçao nao te falta :P

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Preciso de sugestões
« Responder #2 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:03 »
eu posso dar-te uma sugestão.. (eu que adoro lagartas..) mas pra esse tamanho não sei se se arranjam umas 'intermédias'.. as que eu quero usar no meu são da solarbotics, robustas, mas os segmentos têm 2,3 cms de largura.. dps conheço outras, n sei a marca mas posso já procurar que andam praí na casa dos 5cms e tal de largura.. são mt boas, mas aguentam com bem mais do que tás a dizer que precisas.. (e são.. caras.. ::) )

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Preciso de sugestões
« Responder #3 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:09 »
Fifas:

Talvez me tenha explicado mal.. Quando falei em tracção queria antes referir-me a sistemas de direcção. Por exemplo com duas rodas e uma roda pivot é um sistema diferencial, depois há o sistema de viragem dos carros, com duas rodas para virar e duas ligadas aos motores, há outros com uma única roda central ligada ao motor e com direcção, estando outras duas só para suporte (tipo os triciclos dos putos, que têm os pedais na roda da frente), há os sistemas tipo Segway, só com duas rodas e equilíbrio, etc etc.. era neste aspecto que eu queria sugestões.. Quanto à tracção só com o peso que ele vai der penso que não vou ter grandes problemas :)

ricardo-reis:
 Pois quanto a lagartas umas com 2.3 cm de largura já seriam suficientes. Mas gostava de arranjar uma solução alternativa às lagartas compradas. Acho que até seria do interesse do pessoal :) . Mas já agora.. as lagartas da Solarbotics são de plástico ou borracha? no site parecem de plástico :S
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Preciso de sugestões
« Responder #4 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:13 »
ah.....deve ser do sono :P

quanto a isso, penso que duas rodas motrizes e roda pivot deve ser a melhor solução....penso eu :P mas deve ser mais facil de controlar pelo menos....se fosse a ter um sistema de direçao como os carros ou como os triciclos, terias de fazer um sistema mecanico mais complicado que apenas duas rodas com os motores.....:P

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Preciso de sugestões
« Responder #5 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:13 »
são de um material que fica entre os dois.. é um plástico endurecido.. ou borracha dura.. pode parecer que perdem tracção por isso, mas é o oposto total.. bastante boas e recomendadas pelo fritz do lmr..

as outras que eu tinha falado são estas: http://www.active-robots.com/products/motorsandwheels/tracks.shtml

alternativas às compradas, podes fazer com tape.. arranjas-lhe uns rastos.. pegas numas rodas de plástico de carros rc e fazes os mesmos rastos pra encaixar nos das lagartas e tá pronto a andar.. (mas dá um trabalhão..)

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Preciso de sugestões
« Responder #6 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:17 »
ah! quanto ao sistema a adoptar para pôr a 'coisa' a andar, eu tinha pensado pró meu (sim, k isto já tá mais que estudado por mim) em pôr duas idlers (rodas sem motor) em baixo e uma tread cog em cima.. e fazer um triangulo escaleno, tipo wall-e.. isto pk? não só pk acho bonito o sistema, mas pk é bastante funcional.. e permite (se o trabalhares bem) dar uma altura razoável ao robot, pra que possa passar por cima de obstáculos um pouco mais altos, sem bater com o chassis..

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Preciso de sugestões
« Responder #7 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:21 »
Obrigado, vou analisar as opções que tenho disponíveis :) Mas ainda vou ter muito tempo para decidir até ter as gearboxes feitas.  Quanto a dar trabalho, isso é coisa a que estou habituado, prefiro ter trabalho com as coisas e aprender alguma coisa enquanto as faço do que comprar já tudo feito :P E assim ainda poupo uns trocos :) Vê lá que até já pensei em usar as correias de distribuição de carros, tenho é que ver o tamanho delas.. lol :P Pelo menos já têm uns dentes e são bastante resistentes :) E deve-se arranjar facilmente numa oficina umas correias velhas :) Mas como disse, tenho que ver o tamaho delas :S

Também gosto bastante do sistema de tracção tipo Wall-e :) Se conseguir também tentarei seguir esse modelo :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Preciso de sugestões
« Responder #8 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:23 »
Obrigado, vou analisar as opções que tenho disponíveis :) Mas ainda vou ter muito tempo para decidir até ter as gearboxes feitas.  Quanto a dar trabalho, isso é coisa a que estou habituado, prefiro ter trabalho com as coisas e aprender alguma coisa enquanto as faço do que comprar já tudo feito :P E assim ainda poupo uns trocos :) Vê lá que até já pensei em usar as correias de distribuição de carros, tenho é que ver o tamanho delas.. lol :P Pelo menos já têm uns dentes e são bastante resistentes :) E deve-se arranjar facilmente numa oficina umas correias velhas :) Mas como disse, tenho que ver o tamaho delas :S

Também gosto bastante do sistema de tracção tipo Wall-e :) Se conseguir também tentarei seguir esse modelo :)

correias de distribuiçao era nice :D e deve servir bem para o robo :)

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Preciso de sugestões
« Responder #9 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:25 »
Já agora, aqui fica uma foto de uma correia de distribuição de um carro.. não sei é o diâmetro.. será que há vários tamanhos?

msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Preciso de sugestões
« Responder #10 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:25 »
por acaso n tinha pensado nessas.. lembrei-me que nas máquinas de lavar roupa és capaz de ter umas mais 'à medida' do que precisas..

é.. realmente, pró meu projecto, tinha umas lagartas que tinham praí uns 17/18 cms de comprimento, por uns 8/9cm de altura e o preço, sem motores ia prós 60/70 euros, sem portes, da solarbotics..  :'( foi isso que me fez apresentar o raio do carocha como sendo o meu primeiro.. :(

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Preciso de sugestões
« Responder #11 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:26 »
depende do carro.. já as vi com alguns 5 cms de largura, já as vi com uns 2 cms..

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Preciso de sugestões
« Responder #12 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:30 »
Pois, mas quando tava a falar de tamanho era no diâmetro da correia. Mas mesmo que se meta umas rodas com umas curvas só para gastar espaço na correia deve dar :) Quanto à largura delas acho que 2 cm deve mdar perfeitamente :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Preciso de sugestões
« Responder #13 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:32 »
concerteza que ha de varios tamanhos....e mecanicos devem ter pra la algumas e até te dão....sucateiros já nao digo pq eles querem sempre ganhar :P

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Preciso de sugestões
« Responder #14 em: 11 de Fevereiro de 2009, 02:32 »
ah.. pois.. tb acho k é variável, isso.. :S

mas as das máquinas de lavar roupa são capazes de ser grande aposta.. (que tal roubar uma aí por casa a bem da ciência empírica? :P )