collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Causas de degradação de baterias de lítio identificadas  (Lida 2375 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Causas de degradação de baterias de lítio identificadas
« em: 01 de Junho de 2014, 10:09 »
Nanocristais nos eléctrodos causam degradação de baterias de lítio. Identificada a causa, podem ser encontradas soluções. Para mais informação leia a notícia em:

http://www.bnl.gov/newsroom/news.php?a=24805

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Causas de degradação de baterias de lítio identificadas
« Responder #1 em: 01 de Junho de 2014, 11:15 »
Para mim as baterias são as coisas que menos envoluidas estão no mercado actual das tecnologias.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Causas de degradação de baterias de lítio identificadas
« Responder #2 em: 01 de Junho de 2014, 13:31 »
Para mim as baterias são as coisas que menos envoluidas estão no mercado actual das tecnologias.

Acho que as baterias estão a evoluir e cada vez estão a ficar mais e mais eficientes e com maiores capacidades. Algumas bateriais podem não estar ao nosso alcance devido os custos de se produzirem. Não se conseguem saltos grandes, como acontece com a miniaturização de componentes electrónicos, devido aos princípios envolvidos.

Partilho aqui em anexo, foto tirada no stand da Aliatron, durante o Festival Nacinal de Robótica 2014, realizado em Espinho, entre 14 e 18 de Maio de 2014. 2 laranjas alimentam um relógio de display LCD(entre outros itens que estavam na mesa de exposição).
« Última modificação: 01 de Junho de 2014, 13:46 por Tayeb »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Causas de degradação de baterias de lítio identificadas
« Responder #3 em: 01 de Junho de 2014, 13:51 »
A quimica que mete litio pelo meio evoluiu bastante em pouco tempo, tens baterias com a densidade energética de uma granada, o problema é as pessoas não terem bem a noção da densidade energética de gasolina(ou outro combustivel, até mesmo madeira) e acham que uma bateria facilmente tem MJoules dentro.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Causas de degradação de baterias de lítio identificadas
« Responder #4 em: 01 de Junho de 2014, 14:12 »
A quimica que mete litio pelo meio evoluiu bastante em pouco tempo, tens baterias com a densidade energética de uma granada, o problema é as pessoas não terem bem a noção da densidade energética de gasolina(ou outro combustivel, até mesmo madeira) e acham que uma bateria facilmente tem MJoules dentro.


Costumo dar o exemplo quando tenho precisamente essa mesma discussão com amigos, que com 1 litro de combustível consegue-se deslocar mais de 1 tonelada uns 20km, e custa pouco mais de 1€. Parece-me às vezes que as pessoas esquecem-se disso: quanto baratos, cómodos e potentes os derivados de petróleo são, e por isso tem tendência a menosprezar o trabalho de quem anda a desenvolver alternativas viáveis.
« Última modificação: 01 de Junho de 2014, 14:21 por jm_araujo »