collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Instalação eléctrica do nosso cantinho  (Lida 9143 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Instalação eléctrica do nosso cantinho
« em: 11 de Abril de 2012, 22:26 »
Boas Noites,

Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda... Uma vez que a casa está em obras e tenho opçao de escolha, venho perguntar-vos qual a melhor forma de fazer a instalaçao electrico para o meu cantinho.

O espaço será utilizado tanto para o Radiomodelismo como para a electronica, ou seja, será frequente usar carregadores, mini-berbequins, soldar, pc, eventualmente aquecedor, etc

Assim, como fariam no vosso caso? justifica um disjuntor diferencial apenas para este cantinho? bastam disjuntores normais? e quantos? É necessário separar a iluminaçao das tomadas?

Facilmente utilizo em simultaneo uns 5 aparelhos, se o consumo nao for elevado (<1kW) basta uma tomada e um disjuntor?

Venham dai os vossos bitaites

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #1 em: 11 de Abril de 2012, 22:28 »
Boa ligação á terra, um dijuntor diferencial deve ser usado, não é muito caro e sempre é mais uma camada de proteção.
Quanto a tomadas, quanto mais melhores, e distribuidas, porque ter uma tomada e ter 10 extensões lá ligadas para mim é bastanta atrofiante..
Avr fanboy

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #2 em: 11 de Abril de 2012, 22:48 »
E todas as tomadas no mesmo disjuntor? Algumas caracteristicas a ter em conta no disjuntor diferencial?

Offline musicbox

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #3 em: 11 de Abril de 2012, 23:00 »
Boas,
Para iluminação utilizas cobre de 1,5mm2 e para tomadas 2,5mm2. Utiliza circuitos separados. Para iluminação, um disjuntor de 10A dá para muitos pontos de luz, é só fazeres as contas à potência das lâmpadas e vês a corrente total. Mas por exemplo com lâmpadas de 100W, um disjuntor de 10A suporta cerca de 20 e poucos pontos de luz ao mesmo tempo. Mas convém não abusar. Normalmente utilizam-se 7 a 8 pontos de luz por disjuntor.
Dá uma vista de olhos:
http://www.certiel.pt/c/document_library/get_file?uuid=bf0201f2-1e92-4320-8d64-5be749748612&groupId=10100
Rúben Gomes

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #4 em: 11 de Abril de 2012, 23:05 »
Nao e tanto a questao dos cabos a usar que me preocupa... isso quem vier passar os cabos ha de saber.

No local apenas terei 2 pontos de luz, um deles no tecto, e outro por cima da minha bancada, dai que nao saiba se vale a pena separar a iluminaçao das tomadas...

A quantidade de tomadas... pensei numas 3, uma vez que o espaço será pouco. e usando uma tripla numa delas, já tenho 5 pontos de energia que é suficiente (geralmente). assim, bastará um disjuntor para tudo? Ponho um disjuntor diferencial e um dos "normais"?


Cumps

Offline afonso henriques

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #5 em: 11 de Abril de 2012, 23:12 »
boas
10 tomadas agora são muitas daqui por 6 meses são poucas
a mim 20 já são poucas ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #6 em: 11 de Abril de 2012, 23:13 »
Dá sempre jeito ter iluminação separada das tomadas, imagina que durante a noite mandas o disjuntor abaixo, ficas sem luz e sem ver nada.
Avr fanboy

Offline musicbox

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #7 em: 11 de Abril de 2012, 23:20 »
Convém separar sempre os circuitos de iluminação dos de tomadas. Depois nas tomadas tem atenção à potência máxima que vais utilizar. Por exemplo, no caso de estarem as máquinas todas ligadas, qual a potência que estás a consumir? E respectiva corrente? É para essa corrente que dimensionas o disjuntor (diferencial). Depois fazes como te der mais jeito, entre ter um disjuntor para uma corrente maior, ou dois para uma potência mais baixa. Convém que os disjuntores não cortem antes do geral.
Rúben Gomes

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #8 em: 12 de Abril de 2012, 00:20 »

 Convém que os disjuntores não cortem antes do geral.

Não será ao contrario?
Eu penso que deve cortar apenas o circuito que der problema e manter o resto em funcionamento.
Alfredo Garcia

Offline musicbox

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #9 em: 12 de Abril de 2012, 10:49 »

 Convém que os disjuntores não cortem antes do geral.

Não será ao contrario?
Eu penso que deve cortar apenas o circuito que der problema e manter o resto em funcionamento.

Sim, tens toda a razão! Eu é que me enganei a escrever. Obrigado por teres reparado. Convém que não cortem DEPOIS do geral exactamente pela razão que indicaste.
Rúben Gomes

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #10 em: 12 de Abril de 2012, 17:55 »
Entao o melhor é deixar a iluminaçao no mesmo disjuntor do resto da divisao e colocar um independente para as tomadas.

Agora outra questao... o quadro geral já vai ter o respectivo disjuntor diferencial, vale a pena colocar um apenas para as tomadas da bancada? ou para essas tomadas coloco apenas um disjuntor para ir abaixo em caso de consumo excessivo (e menor valor que o do quadro principal)?

Offline musicbox

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #11 em: 12 de Abril de 2012, 18:22 »
O que eu faria, caso estivesse nessa situação, seria utilizar um disjuntor só para a bancada ( onde provavelmente só serão ligadas as ferramentas de trabalho) separando esse circuito das restantes tomadas para uso geral (ligar pc/portátil, carregar telemóvel, etc)
Ou seja, utilizar um que proteja os 2 circuitos, tendo depois cada circuito o seu. E assim até metia o disjuntor embutido na própria bancada, por exemplo.
Rúben Gomes

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #12 em: 12 de Abril de 2012, 18:48 »
Eu acho que um dos pontos principais será ter um circuito independente e com muito pouco amperes para a tomada dos aparelhos em teste( montagem ) que se tiver de disparar não te desliga mais nada nem provoca interferência ao resto do equipamento.
Alfredo Garcia

Marmelo

  • Visitante
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #13 em: 12 de Abril de 2012, 20:02 »
Ja agora , sei que devia criar um topico , mas é um pergunta do género .
Também estou a acabar agora " o meu cantinho " , e ja tenho disjuntor que esta ligado a um T para ligar a maquina de solda , chave eletrica e coisa do genero , ( ja agora a minha iluminação não esta ligada ao disjuntor ) , onde acham que devia ligar o computador , monitor  e carregadores ? a uma tomada ligada ao disjuntor ou a uma tomada  não ligada ao disjuntor?

Offline JPTuga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #14 em: 12 de Abril de 2012, 23:02 »
Para começar devias ter três disjuntores, um para a parte electrónica para quando quiseres brincar com a corrente alternada e afins. Um para o computador, mas lembra-te cuidado ao que ligas em paralelo com este...

E acho que devias ter um para a iluminação, e tu perguntas porque? Fácil, quando sem queres fizeres alguma asneira no circuito da iluminação, muito raro mas acontece, nao sofres o risco de acontecer pior... ;)

Mudas de lampada e voila!!! (Eu uso lampadas UV para pcb ligadas ao circuito de iluminação ;D e so por isso que aconselho)