collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: RGB Mixer - do Processing para o Arduino  (Lida 7658 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
RGB Mixer - do Processing para o Arduino
« em: 22 de Julho de 2010, 14:53 »
Já faz tempo que ando a procura de uma maneira simples de enviar informação do Processing para o Arduino e de todas as bibliotecas e técnicas que experimentei não encontrei nenhuma que me agradasse. Como não sou programador pedi ajuda ao meu amigo @pauloricca, e ele deu-me uma solução muito simples de implementar e fácil de entender, todos os créditos da parte da comunicação serial vão para ele.

Para melhor exemplificar este exemplo usei um LED RGB, e liguei-o directamente aos pins do Arduino (NUNCA FAÇAM ISTO a não ser que queiram matar os vossos leds rapidamente). A maneira correcta é usar uma resistência em série nos pins dos leds, mas sobre esta matéria existem imensos tutoriais disponíveis e eu quero-me focalizar apenas na parte do envio de dados para o arduino.


Ainda no lado do Arduino foram definidos 3 pins de OUTPUT 9, 10, e 11, estes pins vão enviar PWM para cada um dos leds. O pin 8 é definido também como OUTPUT  e vai servir como pin de GROUND. Dentro da função loop() usa-se a função switch() que detecta qual é o caracter 'R', 'G', ou 'B' que foi enviado do processing. Este caracter é meramente de sincronização e serve para nos dizer qual é o valor que vem a seguir, veremos isso melhor no lado do Processing. Depois a função GetFromSerial() é chamada sempre que quizermos ver que informação é que vem a caminho.

Código: [Seleccione]
void setup()
{
  // declare the serial comm at 9600 baud rate
  Serial.begin(9600);

  // output pins
  pinMode(9, OUTPUT); // red
  pinMode(10, OUTPUT); // green
  pinMode(11, OUTPUT); // blue

  // another output pin to be used as GROUND
  pinMode(8, OUTPUT); // ground
  digitalWrite(8, LOW);
}

void loop()
{
  // call the returned value from GetFromSerial() function
  switch(GetFromSerial())
  {
  case 'R':
    analogWrite(9, GetFromSerial());
    break;
  case 'G':
    analogWrite(11, GetFromSerial());
    break;
  case 'B':
    analogWrite(10, GetFromSerial());
    break;

  }
}

// read the serial port
int GetFromSerial()
{
  while (Serial.available()<=0) {
  }
  return Serial.read();
}

No lado do Processing, estou a usar uma classe para o slider adaptada de uma classe existente do anthonymatox.com. São criadas 3 instâncias desta classe (vou assumir que entendem o conceito de classe e seus derivados). Notem também que é importada a biblioteca Serial e a criação de uma instância chamada "port".
Na funcção setup() estou a ver qual é a porta de comunicação disponível, no meu caso e porque estou a usar mac é a 0, para quem usa pc há-de ser COM1, ou COM2, com COM# onde # é sempre um número.
Finalmente faço o envio de valores de cada slider através do comando port.write(valor). Notem que antes de enviar cada valor do slider envio sempre um caracter de sincronização 'R', 'G', ou 'B'.

Código: [Seleccione]
import processing.serial.*;
Serial port;

sliderV sV1, sV2, sV3;

color cor;

void setup() {
  size(500, 500);

  println("Available serial ports:");
  println(Serial.list());

  // check on the output monitor wich port is available on your machine
  port = new Serial(this, Serial.list()[0], 9600);

  // create 3 instances of the sliderV class
  sV1 = new sliderV(100, 100, 90, 255, #FF0000);
  sV2 = new sliderV(200, 100, 90, 255, #03FF00);
  sV3 = new sliderV(300, 100, 90, 255, #009BFF);
}

void draw() {
  background(0);

  sV1.render();
  sV2.render();
  sV3.render();

  // send sync character
  // send the desired value
  port.write('R');
  port.write(sV1.p);
  port.write('G');
  port.write(sV2.p);
  port.write('B');
  port.write(sV3.p);
}

/*
Slider Class - [url=http://www.guilhermemartins.net]www.guilhermemartins.net[/url]
based on [url=http://www.anthonymattox.com]www.anthonymattox.com[/url] slider class
*/
class sliderV {
  int x, y, w, h, p;
  color cor;
  boolean slide;

  sliderV (int _x, int _y, int _w, int _h, color _cor) {
    x = _x;
    y = _y;
    w = _w;
    h = _h;
    p = 90;
    cor = _cor;
    slide = true;
  }

  void render() {
    fill(cor);
    rect(x-1, y-4, w, h+10);
    noStroke();
    fill(0);
    rect(x, h-p+y-5, w-2, 13);
    fill(255);
    text(p, x+2, h-p+y+6);

    if (slide==true && mousePressed==true && mouseX<x+w && mouseX>x){
      if ((mouseY<=y+h+150) && (mouseY>=y-150)) {
        p = h-(mouseY-y);
        if (p<0) {
          p=0;
        }
        else if (p>h) {
          p=h;
        }
      }
    }
  }
}




« Última modificação: 25 de Julho de 2010, 13:07 por TigPT »

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: RGB Mixer - do Processing para o Arduino
« Responder #1 em: 22 de Julho de 2010, 14:59 »
Bastante bom :D Good Work

P.S : Boa Camara

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: RGB Mixer - do Processing para o Arduino
« Responder #2 em: 22 de Julho de 2010, 15:22 »
Também a reparei, a camera tem alta qualidade :D

Estás a usar o pino 8 do arduino com GND?  Se ligares todos os leds ao mesmo tempo não arriscas puxar corrente mais e queimar o pino?

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: RGB Mixer - do Processing para o Arduino
« Responder #3 em: 22 de Julho de 2010, 15:39 »
Bom tutorial!
 
No entanto detectei aqui umas falhas:
Citar
if (slide==true && mousePressed==true && mouseXx)
O mouseXx não sei como corrigir, não percebo grande coisa de Processing.

No construtor da classe podes usar "this.x = x" em vez de usares nomes diferentes. Torna-se mais prático.

Edit: ok deve ser isto
Citar
    if (slide==true && mousePressed==true && mouseX>this.x && mouseX<(this.x+w)){
« Última modificação: 22 de Julho de 2010, 15:51 por msr »

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: RGB Mixer - do Processing para o Arduino
« Responder #4 em: 22 de Julho de 2010, 16:10 »
@amando96   não sei e como disse no tópico não aconselho esta prática, fiz aquilo porque fui preguiçoso de usar uma breadboard  :)

@msr lol, bem visto, o script que usei para formatar o código no meu site alterou-me os ">" e os "<"... já corrigi e espero que agora esteja tudo bem. obrigado ;)

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: RGB Mixer - do Processing para o Arduino
« Responder #5 em: 22 de Julho de 2010, 19:33 »
alterei os caracteres de sincronização para 'R', 'G' e 'B', fica mais fix

Offline kerwac

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 101
Re: RGB Mixer - do Processing para o Arduino
« Responder #6 em: 24 de Julho de 2010, 23:40 »
Seleciono o codigo e...nao deixa colar no software.
Algum truque??
Sei que estou a ser (calão), mas sempre é uma ajudita srsr
Obrigado
Podemos não voltar.Mas vamos a todas.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: RGB Mixer - do Processing para o Arduino
« Responder #7 em: 24 de Julho de 2010, 23:50 »
dá de qualquer maneira, eu deixo-te as duas mais comuns:

para copiar:
1-seleccionas o código, clicas com o botão do lado direito do rato, copiar.
2-seleccionas o código e pressionas as teclas: ctrl  c.

para colar:
1-abres um novo scketch, clicas com o botão do lado direito do rato, paste.
2-abres um novo scketch e pressionas as teclas: ctrl v.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: RGB Mixer - do Processing para o Arduino
« Responder #8 em: 25 de Julho de 2010, 13:16 »
Gostei bastante do teu tutorial!

Para efeitos de evolução, gostava de mensionar que essa comunicação não utiliza HandShaking ou qualquer outro mecanismo que permita recuperar no caso de o código perder uma das transmissões por ruído. Também seria interessante só avançar para dentro do switch se existissem 2 dados em serial e não 1, já que o arduino só vai tomar acções se existirem 2 dados para ser processados, evitando que entre no switch e não seja transmitido nenhum após a letra, pode causar um erro.

Também é saudável no processing meter um pequeno delay a enviar os dados para evitar que este vá acumulados dados na entrada do arduino e que passe a ter "Lag" por estar a processar os dados antigos que estavam em espera.

Offline kerwac

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 101
Re: RGB Mixer - do Processing para o Arduino
« Responder #9 em: 25 de Julho de 2010, 15:36 »
Sempre que corro o codigo da me erro na biblioteca.
Alguem me pode ajudar?
Podemos não voltar.Mas vamos a todas.

Offline kerwac

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 101
Re: RGB Mixer - do Processing para o Arduino
« Responder #10 em: 25 de Julho de 2010, 15:47 »
ESte é o erro no processing.
Código: [Seleccione]
Native lib Version = RXTX-2.1-7
Java lib Version   = RXTX-2.1-7
processing.app.debug.RunnerException: ArrayIndexOutOfBoundsException: 0
at processing.app.Sketch.placeException(Sketch.java:1543)
at processing.app.debug.Runner.findException(Runner.java:582)
at processing.app.debug.Runner.reportException(Runner.java:558)
at processing.app.debug.Runner.exception(Runner.java:498)
at processing.app.debug.EventThread.exceptionEvent(EventThread.java:367)
at processing.app.debug.EventThread.handleEvent(EventThread.java:255)
at processing.app.debug.EventThread.run(EventThread.java:89)
Exception in thread "Animation Thread" java.lang.ArrayIndexOutOfBoundsException: 0
at sketch_jul25a.setup(sketch_jul25a.java:36)
at processing.core.PApplet.handleDraw(Unknown Source)
at processing.core.PApplet.run(Unknown Source)
at java.lang.Thread.run(Thread.java:619)
« Última modificação: 25 de Julho de 2010, 17:59 por TigPT »
Podemos não voltar.Mas vamos a todas.