collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Caxuda - Fresa CNC  (Lida 46483 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #60 em: 08 de Janeiro de 2013, 21:08 »
Veios ACME, que é o veio trapezoidal, usas uma porca anti-backlash de 5 starts e deve chegar, mas para aluminio, usar um dremel/identico ou cortar a passa ou vais rebentar com o dremel rapidamente, a minha ideia será usar um tupia com colares R como se usa nas fresadoras a sério, com fresas de 2 flautas e 20k rpm ou por ai assim.

ha alguma foto, a minha ideia é usar uma tupia com freses para aluminio e por isso é que estou a pensar usar os ballscrews



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #63 em: 08 de Janeiro de 2013, 22:53 »
As tupias são basicamente para o que lhe meteres fresas, ou madeira, ou ferro, ou aluminio, ou viradas ou contrário numa mesa plana, não acho que seja muito seguro nem robusto, é o mesmo que prenderes um carro com um fio 24awg e esperar que não parta.

Pois, mas com varão roscado tens muito mais força transformada em calor, por causa do angulo e do passo dos dentes, ACME é o minimo para algo dessa dimensão, isto na minha opinião YMMV.
Avr fanboy

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #64 em: 08 de Janeiro de 2013, 22:57 »
[quote


Pois, mas com varão roscado tens muito mais força transformada em calor, por causa do angulo e do passo dos dentes, ACME é o minimo para algo dessa dimensão, isto na minha opinião YMMV.
[/quote]

isso de fresar aluminio é mesmo uma experiencio o meu objectivo e tudo mais macio do aluminio por isso eu falar dessa tupia, esta parte nao percebi o que queria dizer, afinal o que é melhor usar ACME ou BALL SCREW?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #65 em: 08 de Janeiro de 2013, 23:22 »
Ball screw tem menos atrito, mas é muito mais caro, e os veios são muito maiores e mais pesados, e disso a preço minimamente decente só usados no ebay que depois tens de mandar cortar e tornear as pontas, só a "porca" pode-te custar mais de 100€ e não arranjas veios de 20mm, muito menos de 16mm, são veios para máquinas industriais/grande porte.

Para o que queres acme é perfeito, mas nunca o faria com chassis em mdf..
Avr fanboy

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #66 em: 09 de Janeiro de 2013, 02:33 »
Eu tive com este fornecedor na Exponor na EMAF 2012... eu já a tinha mencionado lá...

;)

O senso provavelmente já deve ter visto, mas contacta-o... ;)

Senso, chamado à mesa do canto... :D

Obrigado zordlyon.

edit:
Ontem não acabei de escrever o post porque o forum foi abaixo, continuando...


Eu tenho um colega torneiro que diz que me arranja essas extrusões, mas como disseram só em varões completos de 6.5 ou 7m, depende do modelo, mas os preços rondam isso, e ele provavelmente tambem arranja os veios, mas só em varões completos tambem, e por agora não é prioridade minha, porque como já disse algo que seja util para mim tem de cortar aluminio sem problema algum, durante horas se necessário e isso atira-se para os 1000€, por enquanto é mais um projecto na gaveta.

Mas liga para este senhor:
António Lopes
966 553 704

Se não estou em erro foi quem ajudou o Mauro a fazer a CNC dele, é torneiro de profissão, moro a 15 minutos dele mas não tenho tempo para lá ir perguntar porque só estou em casa aos fins de semana, mas se ele te arranjar os veios, eu arranjo maneira de os ir buscar e ir levar-te isso a Coimbra ou enviar-te por correio.

Pois, se calhar seria boa ideia fazer uma compra colectiva a esse teu colega.

Vou ligar a esse senhor.

Obrigado pela info, obrigado pelo contacto e MUITO OBRIGADO pela tua amabilidade em te disponibilizares a trazer-me uma possível encomenda. Nem sei o que dizer...


Placa de aluminio é ir a uma serralharia, mas se for mais espesso que os tipicos 2-3mm deves ter de comprar uma placa de 2m^2.

Pelo que já li tu costumas ir a coimbra.

Não sabes de nenhuma serralharia lá?
Já me falaram nos "armazéns do calhabé", mas não é bem uma serralharia...


Ja agora, caso precises...

http://www.zappautomation.co.uk/en/29-precision-round-rail-supports

Escolhe um diametro, depois vai a customize product (botao verde) e ves os preços para varios comprimentos...

Tem veios baratos, tens é de pagar portes do reino unido.
Veios 16mm diametro, 1000mm de comprimentos 13 Pounds. So nao sei qual é o material dos veios...

Edit: Eu se bem me lembro, para uma placa de 5mm de espessura tive de comprar uma placa de 1mx1m.

Ja agora ha uma empresa online que me vendeu umas barras de aluminio de 10mm de espessura com o comprimento que eu quis, sem problemas nenhuns. Eles têm outros tamanhos, se quiseres procuro aqui no meu e-mail... Os portes é que foram 11€ acho eu, por transportadora.

Estou a gostar imenso do Zapp

Estive agora a fazer uma simulação e fica-me mais barato do que no ebay.
Os portes ficaram fixos nos 19GBP e por isso compensa. Adicionas o que queres ao carrinho e os portes são iguais.

Para além disso vendem o sistema rack e pinion que não é muito comum e não está nada caro. A mim sempre me pareceu um sistema fixe.
O que acham?

Já mandaste vir alguma coisa de lá? Estou bastante tentado.
Só é pena que não tenham veios ACME, deve ser por não ser tão PRO.


Veios ACME, que é o veio trapezoidal, usas uma porca anti-backlash de 5 starts e deve chegar, mas para aluminio, usar um dremel/identico ou cortar a passa ou vais rebentar com o dremel rapidamente, a minha ideia será usar um tupia com colares R como se usa nas fresadoras a sério, com fresas de 2 flautas e 20k rpm ou por ai assim.

Veio ACME é o que vou tentar usar na minha, se não varão roscado de boa qualidade.




Bom, espero não ter passado nenhum post ao qual queira responder...

Quero só agradecer a todos pela enorme disponibilidade e vontade em querer ajudar.
Não desprezando os outros quero frisar o membro senso que sem me conhecer de lado nenhum até se disponibilizou a encontrar-se comigo para me trazer material.


Entretanto venho aqui dizer o que se vai passando.



UM BEM HAJA ;)
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, 14:00 por caxuda »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #67 em: 09 de Janeiro de 2013, 15:16 »
Pinhão e cremalheira tipicamente só é usado num eixo, no eixo de maiores dimensões, porque aquilo ocupa algum espaço, para teres 1m de movimento, precisas ai de 1.5m de cremalheira(rack), normalmente usa-se em máquinas com vários metros de comprimento, sendo que depois os outros dois eixos é com acme ou ball screw, ficas assim com uma moving gantry, mas para usares pinhão e cremalheira precisas de uma base sólida(e plana), tipicamente o que vejo é com chassis em metal, soldados e desenpenados e depois fresados nas faces onde vais montar o rack and pinion.

Eu não moro bem bem em Coimbra por isso a nivel de serrelharias não te posso ajudar ai, o que tenho perto de casa é a Lineve que tem ferro com fartura e aluminio tambem tem algum, mas é sobretudo perfis de toda a raça e mais alguma em ferro e vendem chapa de ferro em 2m x 1m, ou se for uma espessura que vendam muito tambem vendem em 1m x 1m, esse torneiro mesmo em frente a ele tem tambem um serrelharia em frente que penso que seja onde ele compra/encomenda aluminio e podes pedir-lhe se ele não te arranja o aluminio que precisas, até porque ele usa algum/muito aluminio, tanto a Lineve, como o torneiro e a serrelharia em frente a ele fica tudo na Tocha, em Coimbra sei que existe uma casa que te vende aluminio e ferro e perfis de ferro e isso, só que não sei o nome :/

O outro torneiro que conheço é o Nélio das Meãs e esse encomenda o aluminio dele da Marinha Grande, mas quando é para encomendar é placas inteiras de 2m x 1m, e esse senhor leva um bocadinho mais caro a nivel de serviços de torneiro porque tem maquinaria muito recente(2-3 anos no máximo), então todo o trabalho é pago ao segundo.
Avr fanboy

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #68 em: 09 de Janeiro de 2013, 18:03 »
Pinhão e cremalheira tipicamente só é usado num eixo, no eixo de maiores dimensões, porque aquilo ocupa algum espaço, para teres 1m de movimento, precisas ai de 1.5m de cremalheira(rack), normalmente usa-se em máquinas com vários metros de comprimento, sendo que depois os outros dois eixos é com acme ou ball screw, ficas assim com uma moving gantry, mas para usares pinhão e cremalheira precisas de uma base sólida(e plana), tipicamente o que vejo é com chassis em metal, soldados e desenpenados e depois fresados nas faces onde vais montar o rack and pinion.

Eu não moro bem bem em Coimbra por isso a nivel de serrelharias não te posso ajudar ai, o que tenho perto de casa é a Lineve que tem ferro com fartura e aluminio tambem tem algum, mas é sobretudo perfis de toda a raça e mais alguma em ferro e vendem chapa de ferro em 2m x 1m, ou se for uma espessura que vendam muito tambem vendem em 1m x 1m, esse torneiro mesmo em frente a ele tem tambem um serrelharia em frente que penso que seja onde ele compra/encomenda aluminio e podes pedir-lhe se ele não te arranja o aluminio que precisas, até porque ele usa algum/muito aluminio, tanto a Lineve, como o torneiro e a serrelharia em frente a ele fica tudo na Tocha, em Coimbra sei que existe uma casa que te vende aluminio e ferro e perfis de ferro e isso, só que não sei o nome :/

O outro torneiro que conheço é o Nélio das Meãs e esse encomenda o aluminio dele da Marinha Grande, mas quando é para encomendar é placas inteiras de 2m x 1m, e esse senhor leva um bocadinho mais caro a nivel de serviços de torneiro porque tem maquinaria muito recente(2-3 anos no máximo), então todo o trabalho é pago ao segundo.


entao o melhor no meu caso se calhar era usar BALL SCREW para o veio maior e acme nos outros dois?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #69 em: 09 de Janeiro de 2013, 18:11 »
ACME serve-te perfeitamente, arranjas mais facilmente, e mais barato, e mais leve.
Avr fanboy

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #70 em: 09 de Janeiro de 2013, 18:14 »
ACME serve-te perfeitamente, arranjas mais facilmente, e mais barato, e mais leve.

aonde podera haver isso?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #71 em: 09 de Janeiro de 2013, 18:29 »
eBay
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Avr fanboy

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #73 em: 09 de Janeiro de 2013, 18:50 »

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #74 em: 09 de Janeiro de 2013, 21:27 »
Pinhão e cremalheira tipicamente só é usado num eixo, no eixo de maiores dimensões, porque aquilo ocupa algum espaço, para teres 1m de movimento, precisas ai de 1.5m de cremalheira(rack), normalmente usa-se em máquinas com vários metros de comprimento, sendo que depois os outros dois eixos é com acme ou ball screw, ficas assim com uma moving gantry, mas para usares pinhão e cremalheira precisas de uma base sólida(e plana), tipicamente o que vejo é com chassis em metal, soldados e desenpenados e depois fresados nas faces onde vais montar o rack and pinion.

Eu não moro bem bem em Coimbra por isso a nivel de serrelharias não te posso ajudar ai, o que tenho perto de casa é a Lineve que tem ferro com fartura e aluminio tambem tem algum, mas é sobretudo perfis de toda a raça e mais alguma em ferro e vendem chapa de ferro em 2m x 1m, ou se for uma espessura que vendam muito tambem vendem em 1m x 1m, esse torneiro mesmo em frente a ele tem tambem um serrelharia em frente que penso que seja onde ele compra/encomenda aluminio e podes pedir-lhe se ele não te arranja o aluminio que precisas, até porque ele usa algum/muito aluminio, tanto a Lineve, como o torneiro e a serrelharia em frente a ele fica tudo na Tocha, em Coimbra sei que existe uma casa que te vende aluminio e ferro e perfis de ferro e isso, só que não sei o nome :/

O outro torneiro que conheço é o Nélio das Meãs e esse encomenda o aluminio dele da Marinha Grande, mas quando é para encomendar é placas inteiras de 2m x 1m, e esse senhor leva um bocadinho mais caro a nivel de serviços de torneiro porque tem maquinaria muito recente(2-3 anos no máximo), então todo o trabalho é pago ao segundo.

Não estou a perceber o porquê de ser preciso 1.5m de rack para ter 1m de movimento.




Entretanto já fiz mais umas coisinhas...


Já falei com o Sr.António, por sinal uma pessoa simpática.
Estivemos a falar cerca de 10min. Expliquei-lhe o que estava a fazer, o que queria e perguntei-lhe por preços.

Ao inicio dizia-me que só comprava material para consumo próprio, depois com jeitinho acabou por dizer que me arranjava o material.
Disse-me que o ideal seria eu passar lá um dia na tocha para falar com ele que assim via-se bem o que se queria e sacava-se logo preços.

Ao longo da conversa chamou-me à atenção várias vezes que o sistema linear de uma fresa tem de estar mesmo bem feito, com bons materiais, tudo perfeitamente alinhado... se não vai dar futuros problemas chatos de resolver.
Ai ai, a ver se não faço asneira  ;D

O sr também me falou que há uns tempos tinha ajudado um rapaz num projecto semelhante e disse-me que tinha ficado uma fresa fixe. Calculo que tenhas sido tu Senso.




Também já contactei um fornecedor de pultrudidos de fibra de vidro porque estou a colocar a hipótese de fazer a fresa neste material.
É um material muito resistente e ao mesmo tempo fléxivel e não é difícil de trabalhar nele. Estou com esperança que absorva um pouco as vibrações.