collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812  (Lida 12634 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Junior Frota

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« em: 17 de Novembro de 2011, 01:28 »
Olá amigos, tetei postar minhas dúvidas em um tópico que julguei se tratar do mesmo assunto. Estou elaborando um projeto destinado à área de robótica. Estou participando de uma feira de robótica e eu gostaria de dar uma atualizada no meu protótipo. Este é um seguidor de trilha que usa LED's e LDR's como sensores de faixa, utiliza ainda um Arduino Duemilanove, uma ponte H (L293B) e dois servos modificados para trabalharem como motores contínuos com redução.

Pois bem, eu gostaria de torná-lo ecologicamente correto acrescentando ao projeto um painel solar que gera 18V com potência de até 2W e uma bateria de 9V recarregável para alimentar todo o circuito. Tudo isso tendo em vista o grande problema com a utilização e o mau descarte de pilhas comuns. Pretendo ainda substituir os LDR's e LED's por fotodiodos IV, isso eu já testei e tá funcionando perfeitamente.

Eu pretendo usar um regulador da família 78xx, sendo o 7809 ou 7812, pois com 9 V ou 12 V posso alimentar o Arduino e com um divisor de tensão apropriado, posso reduzir a tensão para 6 V e assim alimentar os servos/motores.

Eu gostaria que o sistema de alimentação fosse automático, ou seja, caso o painel esteja na sombra ou esteja de noite, o sistema passa a ser alimentado pela bateria que fica carregando enquanto estiver luz suficiente.

Eu disponho de CI's do tipo NE555, não sei se é útil nesse projeto, mas já vi muitas aplicações pra ele, quem sabe essa possa ser uma delas, não é mesmo?

Gostaria muito de ter um esquema e algumas explicações de como montar todo isso, já que ainda sou iniciante nessa área de eletrônica.

Eu fiz um teste com o LM7809 juntamente com um divisor de tensão no Proteus e funcionou bem, pelo menos teoricamente, mas não sei como acrescentar uma bateria nesse sistema e fazer com que ela seja acionada automaticamente.

Pois bem, segui a sugestão do Senso e procurei colocar todas as minhas dúvidas num único tópico, aguardo ansioso pela ajuda de vocês.

Desde já obrigado.
"Nossa maior fraqueza está em desistir. A forma mais certa de vencer, é tentar mais uma vez" (Thomas Edson)

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #1 em: 17 de Novembro de 2011, 13:44 »
com um regulador desse genero, vais queimar muta potencia so para fazer a dissipação para descer a tensão... conselho te a utiliar um regulador switching

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #2 em: 17 de Novembro de 2011, 21:00 »
Explica lá isso 
com um regulador desse genero, vais queimar muta potencia so para fazer a dissipação para descer a tensão... conselho te a utiliar um regulador switching

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #3 em: 17 de Novembro de 2011, 22:07 »
O 7812 e um regulador linear... o seu funcionamento e através de um transistor na zona activa?... logo, quando tas a baixar a tensao, vai haver uma certa qieda de tensao no transistor.. essa queda em conjunto com a corrente no circuito vai ser dissipada sob a forma de calor... um regulador comutado era muito melhor, pois apenas podem existir perdas por comutacao, que sao de uma magitude muito inferior...

Edit: um lm2577 era bom para isso
« Última modificação: 17 de Novembro de 2011, 22:09 por xiserre »

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #4 em: 17 de Novembro de 2011, 23:54 »
Viva,

Num conversor dc-dc step down alem das de comutação também existem perdas por condução, mas são mto mais baixas que num regulador linear.

Tipicamente o elemento comutador é um mosfet a trabalhar na zona de saturação, logo a resistência de canal é a designada por RdsON que é na casa dos mili Ohms.

A potencia dissipada é Pconducao=RdsON*I^2 mas como já foi dito a potencia por comutação pode ser mais grave do que a por condução.

Em relação ao 7812, de 18V para 12V são 6V se puxares 1A são 6W para dissipar o que ainda é bastante.

Solução? ir ao ebay e comprar uns modulos dc dc que por lá andam bastante interessantes e mto baratos, comprei dois por cerca de 7€ ou dollars já nao sei, supostamente suportam até tres amperes.

Cumps, Mauro.

Offline Junior Frota

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #5 em: 18 de Novembro de 2011, 01:25 »
Citar
Solução? ir ao ebay e comprar uns modulos dc dc que por lá andam bastante interessantes e mto baratos, comprei dois por cerca de 7€ ou dollars já nao sei, supostamente suportam até tres amperes.

Qual é a referência desses módulos DC-DC?

Alguém teria um esquema eletrônico indicando os componentes utilizados e que possa solucionar o meu problema?
"Nossa maior fraqueza está em desistir. A forma mais certa de vencer, é tentar mais uma vez" (Thomas Edson)

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #6 em: 18 de Novembro de 2011, 01:53 »
Viva os que comprei foram estes http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=320752348221#ht_3593wt_1270 devo avisar que estes em particular demoraram muito tempo a chegar porque pararam na alfandega lá.

Mas eventualmente nao terao esse problema.

Cumps, Mauro.

Offline Junior Frota

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #7 em: 18 de Novembro de 2011, 01:57 »
Obrigado Mauro!

Mas me diga uma coisa. Eu quero reduzir a tensão de 18 V gerada num painel solar para 12 V, será que eu poderia usar divisores de tensão utilizando apenas resistores, tipo quando se estuda associação em série de resistores, você aprende que uma associação em série nada mais é que uma forma de dividir a tensão em valores que pode ser determinados através de resistores apropriados?

Tem lógica o que eu digo ou é necessário  mesmo um regulador de tensão?
"Nossa maior fraqueza está em desistir. A forma mais certa de vencer, é tentar mais uma vez" (Thomas Edson)

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #8 em: 18 de Novembro de 2011, 02:13 »
Olá Junior Frota

Não é correcto pensar dessa forma, mas é um erro comum, muita gente pensa assim.

    +5V
      |
     <    R1
     >
      |_______ [V, I]
      |
     <     R2
     >   
      |
     0V

No circuito acima (um divisor de tensão) se R2 = R1 e se I = 0 (corrente que sai do ponto central) e SÓ NESTAS CONDIÇÕES é que a tensão  (V) no meio das resistências será de 2.5V

Ao puxar qualquer corrente a partir desse ponto alterará o valor da tensão e esse será função da corrente puxada.

Por isso,  o divisor de tensão só deve ser usado como referencia de tensão, ou aplicações semelhantes e deve levar um buffer (por exemplo ampop em modo de seguidor de tensão) que virtualmente nao puxa nenhuma corrente, nao alterando assim o valor a meio das resistências.

Cumps, Mauro.

Offline Junior Frota

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #9 em: 18 de Novembro de 2011, 02:59 »
Entendo Mauro.

E você poderia me arranjar um desenho que me mostrasse como eu poderia ligar meu arduino e dois motores DC de 6 V a um painel solar que gera 18 V?
"Nossa maior fraqueza está em desistir. A forma mais certa de vencer, é tentar mais uma vez" (Thomas Edson)

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #10 em: 18 de Novembro de 2011, 12:37 »
Viva, motores DC normais ou servos RC?

Qual a corrente dos mesmos?

É para controlar só velocidade ou velocidade e sentido?

Cumps, Mauro.


Offline Junior Frota

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #11 em: 18 de Novembro de 2011, 21:33 »
Quanto a corrente não sei bem, mas são de 6V e eu preciso apenas controlar a velocidade dos mesmos. Eu estou usando servos adaptados para motores contínuos, ou seja, dos servos só estou aproveitando o motorzinho e a redução. Não vou necessitar de inversão de sentido.
"Nossa maior fraqueza está em desistir. A forma mais certa de vencer, é tentar mais uma vez" (Thomas Edson)

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #12 em: 18 de Novembro de 2011, 23:17 »
Viva,

nessas condições eu sugeria o DC DC para o micro e dps usar um mosfet por cada motor usando PWM mas tendo atenção para nao ultrapassar os 33% de duty cycle (18V*33% ~ 6V).

Cumps, Mauro.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #13 em: 19 de Novembro de 2011, 01:17 »
Pensando melhor no assunto, na verdade tem que ser menos do que 33%, por causa da corrente. Com mais tensão, a corrente sobe mais depressa (v = L di/dt => di = v dt / L), e apesar de em média teres 6V de tensão tendo 33% ciclo de activo, a corrente é mais alta e o motor vai ter mais torque e aquecer mais (porque a dissipação é proporcional ao quadrado da corrente: 1A em 1Ohm durante 1s equivale a 1W de dissipação nesse segundo, enquanto que 2A no mesmo 1 Ohm durante 0.5s equivale a 2W de dissipação no mesmo periodo!). É por isso que em geral se fa controlo de motores pela corrente e não pela tensão.

Fica aqui um circuito de conversor DC-DC comutado simples, sem integrados especiais:
http://www.romanblack.com/smps/a02.htm
O site tem outras versões interessantes.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2011, 01:36 por Njay »

Offline Junior Frota

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #14 em: 19 de Novembro de 2011, 02:25 »
Mauro e Njay, muito obrigado pelas dicas.

Eu fiz um pequeno vídeo do meu "brinquedinho":

O que eu queria de verdade era deixar ele mais sustentável utilizando para isso o painel solar e uma bateria de 9V recarregável, que seria acionada caso o painel esteja na sombra ou que já esteja de noite.

O que acharam da "criança"?
"Nossa maior fraqueza está em desistir. A forma mais certa de vencer, é tentar mais uma vez" (Thomas Edson)