collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ideias para "dog ball launcher"  (Lida 4021 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Ideias para "dog ball launcher"
« em: 28 de Janeiro de 2010, 16:22 »
Olá,


Gostava de fazer um pequeno canhão-lança-bolas para o meu cão se entreter. Quero uma coisa simples e não muito cara que dê para atirar umas bolas de ténis ate alguns metros de distancia.

Estava a pensar em algo deste género: tubo em pvc, um compressor de ar eléctrico + válvula, servos para controlar inclinação do tubo e uma LRD ou sensor IV para detectar a presença da bola no canudo. A controlar, o Arduino.


A maior duvida recai sobre o compressor eléctrico +  valvula. Nunca tive um em mãos portanto não sei bem como funcionam nem a oferta que existe.

Tenho visto uns mini compressores eléctricos em lojas de chineses. Dizem que enchem pneus de carros (tenho algumas duvidas em relação a isso) portanto deve dar para lançar bolas de ténis. Será que aquilo tem alguma coisa que me permita controlar electronicamente a pressão (psi/bar) e a abertura e fecho da válvula?

Sugestões?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ideias para "dog ball launcher"
« Responder #1 em: 28 de Janeiro de 2010, 16:33 »
Mais vale um sistema com electro iman como os sistemas de chute dos robots de futebol robótico.

Força com isso ;)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Ideias para "dog ball launcher"
« Responder #2 em: 28 de Janeiro de 2010, 16:37 »
Ideia engraçada, podia-se portar o mesmo para ténis por exemplo :p

E um sistema mecânica com molas? Terias por exemplo um motor com alguma força para fazer recuar a mola e outra para a prender.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Ideias para "dog ball launcher"
« Responder #3 em: 28 de Janeiro de 2010, 16:57 »
Ideia engraçada, podia-se portar o mesmo para ténis por exemplo :p

E um sistema mecânica com molas? Terias por exemplo um motor com alguma força para fazer recuar a mola e outra para a prender.

um servo com um sem fim tem muita força...
tipo como as cncs têm.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Ideias para "dog ball launcher"
« Responder #4 em: 28 de Janeiro de 2010, 19:10 »
Sobre o compressor, precisas sempre de um reservatorio...

se não quiseres gastar muito dinheiro, arranja uma botija de gás vazia, um motor de frigorífico e uma electrovalvula que ja ficas com o sistema pronto, apenas te ficam a faltar as peças de ligaçao, mas isso compras em qualquer drogaria...

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Ideias para "dog ball launcher"
« Responder #5 em: 29 de Janeiro de 2010, 13:38 »
já vi uma coisa dessas praí algures nas internets.. :P

se queres uma coisa barata põe o compressor de parte.. o que eu vi tinha um motor a puxar um elástico (sitema de uma fisga) para atirar as bolas.. dps tinha um braço onde a bola encaixava e esse braço tinha um ângulo com o chão regulável..

o cão dele gostou da brincadeira.. já usava o canhão sozinho e tudo.. :)

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Ideias para "dog ball launcher"
« Responder #6 em: 29 de Janeiro de 2010, 14:38 »
já vi uma coisa dessas praí algures nas internets.. :P

se queres uma coisa barata põe o compressor de parte.. o que eu vi tinha um motor a puxar um elástico (sitema de uma fisga) para atirar as bolas.. dps tinha um braço onde a bola encaixava e esse braço tinha um ângulo com o chão regulável..

o cão dele gostou da brincadeira.. já usava o canhão sozinho e tudo.. :)
deve ser este?

 :)

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Ideias para "dog ball launcher"
« Responder #7 em: 29 de Janeiro de 2010, 15:23 »
Acho que foi com esse video que comecei a ganhar pica para fazer uma coisa do género.

Mas parece-me muito mais complicado, pelo menos a nível mecânico. O desse video está completamente PRO.
Como tenho visto mini compressores electrónicos por cerca de 10€  pensei que fosse boa ideia fazer um canhão com um desses. Só não sei é se consigo depois controlar aquilo electronicamente.

Não sei se viram um episódio do Prototype This (Discovery Channel) em que os gajos fizeram um canhão com um compressor, mas com muito mais potencia do que aquela que quero. O deles disparava bolas de ténis se não me engano a cerca de 100 a 200m.



Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Ideias para "dog ball launcher"
« Responder #8 em: 29 de Janeiro de 2010, 15:38 »
Acho que foi com esse video que comecei a ganhar pica para fazer uma coisa do género.

Mas parece-me muito mais complicado, pelo menos a nível mecânico. O desse video está completamente PRO.
Como tenho visto mini compressores electrónicos por cerca de 10€  pensei que fosse boa ideia fazer um canhão com um desses. Só não sei é se consigo depois controlar aquilo electronicamente.

Não sei se viram um episódio do Prototype This (Discovery Channel) em que os gajos fizeram um canhão com um compressor, mas com muito mais potencia do que aquela que quero. O deles disparava bolas de ténis se não me engano a cerca de 100 a 200m.

mais facil é fazeres um tipo spud gun, procura no goole, funciona a spray desodorizante ou propano e da-se uma faisca la dentro e ele dispara a bola..

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Ideias para "dog ball launcher"
« Responder #9 em: 29 de Janeiro de 2010, 15:57 »
Acho que foi com esse video que comecei a ganhar pica para fazer uma coisa do género.

Mas parece-me muito mais complicado, pelo menos a nível mecânico. O desse video está completamente PRO.
Como tenho visto mini compressores electrónicos por cerca de 10€  pensei que fosse boa ideia fazer um canhão com um desses. Só não sei é se consigo depois controlar aquilo electronicamente.

Não sei se viram um episódio do Prototype This (Discovery Channel) em que os gajos fizeram um canhão com um compressor, mas com muito mais potencia do que aquela que quero. O deles disparava bolas de ténis se não me engano a cerca de 100 a 200m.

para caes maiores é preciso  :P

que tal fazeres tipo fisga, e depois se não for como queres comprar o compressor?

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Ideias para "dog ball launcher"
« Responder #10 em: 30 de Janeiro de 2010, 15:59 »
Sim é preciso alguma potência, mas cerca de 8 a 10m chega, ou até menos.
amando96 mas porquê o método "fisga" em detrimento do compressor? Vantagens/desvantagens?

A mim parece-me muito mais complicado e tendo em conta o preço a que arranjo o compressor (cerca de 10€) tambem acho que ficaria mais caro.
Alem de nao perceber nada de mecânica. Que materiais usarias para construir a "fisga" (mantendo o orçamento baixo)?

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Ideias para "dog ball launcher"
« Responder #11 em: 30 de Janeiro de 2010, 18:17 »
Vi à uns tempos, não me lembro bem onde, penso que no hackaday, um baseado naquelas máquinas usadas no basebol e no ténis para treino, vou ver se encontro o link...