collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway  (Lida 14418 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« em: 01 de Dezembro de 2014, 15:41 »
Gostaria de oferecer protótipos a elementos aqui da comunidade de um modulo que estou a desenvolver com vista a obter feedback e arranjar beta-testers.

Este modulo serie - gateway - ethernet pretende a vir a ser opensource e faz parte de um projecto mais abrangente relacionado com rede de sensores wireless e a "Internet of Things".

Procurava interessados que tenham um projecto relacionado onde o possam aplicar e que o venham mesmo a realizar (i.e: que não seja para ficar na gaveta!)
Pode ser algum projecto antigo e também o queiram refazer ou experimentar usar este modulo ou outra razão que queiram expor.

Para alem do modulo, poderei suportar mais algum material que seja necessário para terem o projecto a funcionar assim como dar ajuda na concretização do mesmo.

Para este modulo, estou a desenvolver código que permitira enviar dados para a internet (serviços idênticos ao Xively) sem que seja necessário desenvolvimento de código no modulo (apenas configurar parâmetros com uma ferramenta de software), bastando apenas ligarem via serie-UART à vossa plataforma (ex: Arduino ,etc.) e usar as bibliotecas da API que eu disponibilizar.

O modulo tem disponível uma ligação 4 pinos (GND, +5.5V input max, TX 3.3V, RX 3.3V), um conector tipo "FTDI" para programar por porta serie no PC. Tem também pinos para se precisarem de ligar directamente sensores via I2C, assim como dois PADs para soldarem fios para a alimentação caso desejável. O modulo só é compatível com lógica 3.3V e pode ser alimentado até +5.5V.

Prevejo ter os protótipos prontos para Marco 2015.

Agradecia o vosso feedback e ideias!
Vejam as fotos em anexo.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #1 em: 01 de Dezembro de 2014, 17:26 »
Ofereço-me para testar e colaborar na eventual comercialização.

Offline FET_Destroyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 213
    • Fet Destroyer
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #2 em: 01 de Dezembro de 2014, 20:30 »
Olá KammutierSpule,

Podes dar mais info sobre o gateway? O micro que estás a usar qual é? Arduino?
Parece um projecto interessante. Só acho que faz falta ai alguns pinos de uso genérico para IO básicos. Deves ter pinos livres suficientes e ficaria muito mais versátil.

Cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #3 em: 01 de Dezembro de 2014, 20:35 »
EFM32, até está num dos renders o chip usado.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #4 em: 01 de Dezembro de 2014, 21:00 »
Podes dar mais info sobre o gateway? O micro que estás a usar qual é? Arduino?
Parece um projecto interessante. Só acho que faz falta ai alguns pinos de uso genérico para IO básicos. Deves ter pinos livres suficientes e ficaria muito mais versátil.

O micro ira ser um EFM32ZG.
Apesar de por motivos sobretudo de transparência (do que circula para a internet pelo modulo), ir colocar o código opensource, não será meu objectivo  promover esta placa para servir de desenvolvimento.
O principal objectivo de promoção 'e usar este modulo para enviar dados para serviços da internet, usando para isso um simples MCU ligado por serie a este modulo.
O segundo objectivo 'e que eventuais utilizadores experientes queiram desenvolver ou o seu código ou expandir o código que eu vier a fazer para outros serviços.

Sendo o principal objectivo do modulo servir como gateway-serie, o EFM32ZG usado 'e relativamente limitado em recursos logo não faria muito sentido disponibilizar IOs para pensar em fazer grandes aplicações com ele. Como falei, como não e' primeiro objectivo promove-lo para desenvolvimento de código e ate' porque o EFM32 nao 'e uma plataforma "para iniciantes", também achei melhor não alargar a opção de GPIOs e assim concentrar apenas na funcionalidade pretendida: gateway-serie.

Um exemplo pratico será:
sensor (temperatura..humidade..etc) - arduino 3.3V - biblioteca serie API - gateway (servico Xively)

Offline FET_Destroyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 213
    • Fet Destroyer
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #5 em: 01 de Dezembro de 2014, 21:24 »
Ao pores I2C, não vejo porque não alguns IO mas o projeto parece interessante.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #6 em: 01 de Dezembro de 2014, 21:40 »
Ao pores I2C, não vejo porque não alguns IO mas o projeto parece interessante.

Outra razão 'e que ja' não tenho espaço no layout :)
Tenho apenas 4 pinos não usados.
Os pads para o I2C coloquei `a ultima da hora, porque passavam por baixo as pistas do I2C.
Talvez para "tirar" esses 4 pinos que nao estão em uso teria agora de voltar a desenhar a placa toda (nao esta fora de questao!)

Que ideias terias em mente?


Offline FET_Destroyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 213
    • Fet Destroyer
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #7 em: 01 de Dezembro de 2014, 22:00 »
Ideias para o IO? Nenhumas, lol
Era só mais uma opção, ligar um relé, etc, uma coisa básica.

StarRider

  • Visitante
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #8 em: 01 de Dezembro de 2014, 22:09 »
O micro ira ser um EFM32ZG.

Boas,

Só por curiosidade, porque a opção pelo EFM32ZG ?

Abraços,
PA

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #9 em: 01 de Dezembro de 2014, 22:22 »
Só por curiosidade, porque a opção pelo EFM32ZG ?

Viva PA,

Se te referes exactamente e apenas ao EFM32ZG (lowpower Cortex M0+): porque já o estou a usar noutra parte dos meus projectos, portanto "optimização de BOM" (em vez de usar um de gama mais superior) e este esta previsto servir exactamente para o que 'e necessário com este modulo.

Se te referes `a gama EFM32 e Silabs (em relação a outros vendors ARM Cortex, ST, Renesas, ATMEL, TI, NXP, etc) por duas principais razoes: ofereceram-me um kit do EFM32ZG :) e os EFM32ZG estão com preços bastante simpáticos. A Silabs também suporta agora (como alguns outros vendors) o próprio IDE free.
Portanto, decisões não muito técnicas. Para este modulo em especifico, outro qualquer MCU serviria (mas para as outras aplicações que estou a usar, teria de ser lowpower).

Se porque ARM Cortex Vs (AVR ou PIC ou etc..): bom, daria razoes e discussões para abrir outro topico :)

Haveria outras justificações, mas neste modulo em especifico, não 'e importante o MCU mas o que pretendo ter como funcionalidades do modulo.

StarRider

  • Visitante
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #10 em: 01 de Dezembro de 2014, 22:45 »
Boas novamente Kammutie,

Projecto muito interessante e sem duvida com muitas aplicações, a ideia de deixar uma interface
I2C abre sempre a porta a futuras utilizações pelo que é uma mais valia.

A minha curiosidade era mesmo sobre a opção pela gama EFM32 da Silabs, o preço é realmente
dos mais baixos dentro dos Cortex M0.

Não conheço as funcionalidade da gama EFM32,  esse QFP48 é o PHY ethernet?

Abraços,
PA

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #11 em: 01 de Dezembro de 2014, 23:05 »
Não conheço as funcionalidade da gama EFM32,  esse QFP48 é o PHY ethernet?

O chip para a Ethernet 'e o (relativamente recente) W5500 da Wiznet, que contem tudo ate ah camada TCP/UDP. Só assim permite usar um MCU tão básico.


A gama EFM32, uma das características que os diferenciam dos outros fabricantes, são as funcionalidades LESENSE – Low Energy Sensor Interface (que ainda nao usei / experimentei) que permitem activar e usar periféricos sem recorrer ao CPU (este pode ser mantido em sleep). Outra caracteristica diferenciadora e' o modulo Low power UART que permite ter 9600bauds usando um cristal 32Khz, mas também não tenho uso para isto ainda :)

Actualmente existem outros fabricantes que começam a adicionar alguma lógica programável a estas gamas de MCUs.

De resto, em especifico o que estou a usar (EFM32ZG110) tem módulos e características idênticos aos outros fabricantes: DMA, AES128, Timers, 1xUSART, 1xI2C, 12bit ADC 1Mbit/s, current digital to analog, 1x comparator .. etc

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #12 em: 01 de Dezembro de 2014, 23:12 »
Hum, ao ter um módulo criptográfico não acarreta a tipica parvoice de exportação quando compras chips da Mouser ou da Digikey?
É que até para um atmega com AES é preciso assinar papeis, não vá alguem fazer um ICBM com um atmega  ::)
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #13 em: 01 de Dezembro de 2014, 23:20 »
Hum, ao ter um módulo criptográfico não acarreta a tipica parvoice de exportação quando compras chips da Mouser ou da Digikey?
É que até para um atmega com AES é preciso assinar papeis, não vá alguem fazer um ICBM com um atmega  ::)

Bom, pela experiência que tenho tido a mandar as coisas da Mouser, os módulos que tem AES128 nao tem problema. Os que tem AES256 sim ja tem problemas. E por outras questões nonsense, a Mouser nao vende alguns MCUs da Silabs (EFM32) para a Europa. Outros, a Mouser diz que ja estão descontinuados ou que irão descontinuar a referencia.

Outra coisa non sense nisto, e' que os EFM32 foram desenvolvidos inicialmente na Noruega (Energy Micro) e nao havia problemas em comercializa-los na Europa.Depois foram comprados pela Silabs e as restrições apareceram.

Pelo que investiguei em forums (apesar de que ao usar os AES128 nao parece haver problema) 'e que se o meu produto não permitir a configuração da encriptacao (isto 'e, apenas usar essa funcionalidade como uma feature do funcionamento produto, tipicamente utilizador final), entao so preciso de assinar as coisas com a Mouser, se por outro lado, o MCU for vendido como um modulo para desenvolvimento, então parece que recaia em mim controlar isso e mandar assinar cenas... enfim...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: OFERTA: Prototipos serial ethernet gateway
« Responder #14 em: 01 de Dezembro de 2014, 23:27 »
Chips da ST sofrem da mesma doença, que é europeia tambem, assim como da Atmel, sede na Noruega se não estou em erro, ITAR e os seus longos braços da "lei".
Avr fanboy