collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como fazer para ter 0.5A num dos Pin Outputs do arduino?  (Lida 6240 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fabioverde

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Como fazer para ter 0.5A num dos Pin Outputs do arduino?
« em: 14 de Abril de 2014, 16:58 »
Boas pessoal

Preciso de fazer um projeto com o arduino que envolve um solenoide que precisa de 4.5Volts e 0.5A para funcionar.
O problema que me deparei é que as saidas do arduino apenas fornecem 40mA de corrente e é necessario 0.5A. Alguem me poderia explicar algum processo (caso haja) de resolver este problema? já fiz alguma pesquisa e dizem que uma solução seria fazer uma PONTE H para aumentar a corrente. De todas as maneira nao sei como fazer isso para o meu caso.

Se alguem poder ajudar agradecia imenso.
Obrigado!

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Como fazer para ter 0.5A num dos Pin Outputs do arduino?
« Responder #1 em: 14 de Abril de 2014, 17:01 »
Ou um transistor/mosfet

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como fazer para ter 0.5A num dos Pin Outputs do arduino?
« Responder #2 em: 14 de Abril de 2014, 17:03 »
Um mosfet tipo N entre o solenóide e a massa serve para o que queres, precisas tambem de um diodo por causa do efeito inductivo do solenóide quando o desligas.
Avr fanboy

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Como fazer para ter 0.5A num dos Pin Outputs do arduino?
« Responder #3 em: 14 de Abril de 2014, 18:39 »
Boas pessoal

Preciso de fazer um projeto com o arduino que envolve um solenoide que precisa de 4.5Volts e 0.5A para funcionar.
O problema que me deparei é que as saidas do arduino apenas fornecem 40mA de corrente e é necessario 0.5A. Alguem me poderia explicar algum processo (caso haja) de resolver este problema? já fiz alguma pesquisa e dizem que uma solução seria fazer uma PONTE H para aumentar a corrente. De todas as maneira nao sei como fazer isso para o meu caso.

Se alguem poder ajudar agradecia imenso.
Obrigado!

Quem falou em aumentar a corrente de uma saída de um arduino com uma ponte H, está bem enganado.
Para controlar potençia com o arduino tem de haver sempre uma ligação entre a saída à base do transistor.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Como fazer para ter 0.5A num dos Pin Outputs do arduino?
« Responder #4 em: 14 de Abril de 2014, 18:59 »
O que tens de fazer é isto. http://reipooom.files.wordpress.com/2011/09/nmosfet1.jpg
e acrescentar uma resistencia 10k entre o GATE E DRAIN

Quanto a escolha do mosfet, usa um com alguma margem. Se percisa 0.5A  mete pelo menos 1A - 1.5A.

Depois para ligar e desligar com arduino é ligar ou desligar como fosse um  led.


A ponte H é para controlar os motores.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como fazer para ter 0.5A num dos Pin Outputs do arduino?
« Responder #5 em: 14 de Abril de 2014, 22:05 »
Se tiver uma loja de eletrónica por perto é ir lá e comprar o mosfet canal N mais barato que tiverem, quase de certeza que vai ser um TO-220, com margem suficiente para funcionar sem qualquer problema.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Como fazer para ter 0.5A num dos Pin Outputs do arduino?
« Responder #6 em: 01 de Junho de 2014, 14:58 »
senso explica-me uma coisa.
Qual a diferença então entre um transistor e um mosfet?
É que pela ideia que eu tenho:
-um transistor sempre que tem uma tenção no gate, permite a passagem de uma corrente.
-um mosfet quando aplica uma tensão, deixa que seja aplicada uma tensão superior no circuito, mas com corrente limitada.

Pelos vistos estou aqui equivocado em algum ponto.
Na pratica quais as utilizações para transitores, e para mosfets?
É porque deve haver vantagens em certos momentos de usar transistores e outros circuitos deve haver vantagens em usar mosfetes. E eu pensei que quando se "falava" de corrente ->transistor (JBT), quando se falava em tensão -> mosfet

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Como fazer para ter 0.5A num dos Pin Outputs do arduino?
« Responder #7 em: 01 de Junho de 2014, 16:41 »
O melhor era estudares um bocado de eletrónica, não é fácil explicar tudo sobre transístores bipolares e FETs num post de forum. É matéria que na faculdade demoras um semestre a cobrir.

Mas simplificando:
Os transístores bipolares (os habituais NPN ou PNP, normalmente chamados só por transístores) são controlados por corrente através da Base. Vai passar uma corrente entre o Coletor e Emissor proporcional a esse mesma corrente. Essa proporcionalidade é o ganho do transistor (hfe).
Os mosfets (um dos tipos de fet existentes) são controlados pela tensão na Gate. A partir de determinada tensão começas a ter condução entre o Dreno e a Source. A transição não é imediata mas quase.

Quando usar cada? depende da aplicação:
Os transístores são mais baratos, mais lineares (mais fáceis de fazer amplificadores), mais tolerantes a picos e sobretensões. Mas tem perdas maiores, não aguentam muita corrente, e o ganho é limitado, pelo que às vezes temos de fornecer muita corrente na base.
Os mosfet aguentam muita mais corrente, comportam-se mais como um interruptor, e quando conduzem apresentam poucas perdas. Mas são mais caros, muito sensíveis a eletricidade estática, e muito difíceis de usar na zona linear. E tem uma capacidade de gate relativamente elevada, que costuma dar chatices quando queremos trabalhar a frequências mais elevadas.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Como fazer para ter 0.5A num dos Pin Outputs do arduino?
« Responder #8 em: 01 de Junho de 2014, 17:06 »
Vou ter agora exames de electronica daqui a duas semanas.
Vou começar na segunda feira a estudar BJT's, e no proximo semestre Mosferts
Mas essa era a ideia que tinha!
Muito obrigado pela tua explicação.
« Última modificação: 01 de Junho de 2014, 17:08 por Kristey »