collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Temporizador] Arduino + RTC DS1307  (Lida 9147 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
[Temporizador] Arduino + RTC DS1307
« em: 25 de Agosto de 2010, 19:49 »
Boas Pessoal...

É verdade estou de volta, desta vez para pedir ajudar, mas assim que estiver concluido sairá um tuturial com a papinha toda feita para que possam tambem fazer este projecto, visto que pode ser util em varias situações.

Então o que pretendo é fazer um Temporizador que tenha as horas do dia, 24h, e depois quero que por exemplo o temporizador se ligue as 13h, e trabalhe durante 20 segundos, e depois desligue, fazendo esta funçao as horas que eu programar, isto será para um sistema de rega, e convem tambem dizer que ira ter uma parte do circuito a 220v para ligar e desligar o sistema de rega, que é por onde vou começar...

Espero que voces possam verificar isto para ver se estou a ir no caminho certo...



Cumps
AndréD.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2010, 20:31 por AndréD. »

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: [Temporizador] Arduino + RTC DS1307
« Responder #1 em: 25 de Agosto de 2010, 20:22 »
pra que é o transistor? se aquilo é um relé, em princípio só lhe precisas de activar o pino de sinal, ou não, se quiseres activar o circuito de 220v..

em relação ao relé, n sei se os pinos estarão bem ligados, penso que, nos 3 pinos que lidam com a tensão de 220v (3 à direita) que devias ligar os das pontas, ou seja, o pino do meio está sempre activo quando o sinal (do arduino) está desligado.

deu pra perceber?

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: [Temporizador] Arduino + RTC DS1307
« Responder #2 em: 25 de Agosto de 2010, 20:36 »
Boas...

Percebi e nao percebi ou seja, primeiro tinha o transistor mal ligado, agora acho que ja esta bem, mas sendo assim posso tira-lo e ligo o pino 3 directo á bobine do rele certo?

Em relação aos tres pinos acho que está bem ou estou mesmo enganado??? Repara, o pino do meio está sempre activo depois o do lado direito está ao corte, quando a peça da bobine está levantada a patilha do meio esta encostada ao lado esquerdo, quando a bobine está excitada a patilha do meio move-se para o lado direito e deixa de estar ao corte, ou estarei enganado?

CUmps
AndréD.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: [Temporizador] Arduino + RTC DS1307
« Responder #3 em: 25 de Agosto de 2010, 21:25 »
pois, o transistor acho que podes tirar.. mas explica qual o objectivo dele lá estar, pode ser que se justifique..


em relação ao relé, como te disse, falo pelos que usei recentemente, não sei se serão todos iguais ou não.. mas nos que usei, efectivamente o da esquerda era o que recebia sinal, o do meio é o que está activo se pino de sinal estiver inactivo, e o da direita é o que está activo quando o pino de sinal está activo..

mas podes verificar isso com um multimetro e tiras logo as dúvidas.. ;)

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: [Temporizador] Arduino + RTC DS1307
« Responder #4 em: 25 de Agosto de 2010, 21:40 »
Boas...

Eu tenho o habito de usar sempre um transistor, faz tipo de interruptor para ligar o relé, é esta a função dele no circuito...

A cena é que estou +/- a fazer estes circuitos de cabeça, porque o material tenho-o na minha casa da universidade, e nao consigo verificar a cena do rele agora, mas é uma questao de experimentar com pequenas voltagens e depois é so aplicar nos 220v...

Agora em relação ao timer... Será que isto está certo?



Outra pergunta, posso alimentar o arduino com um transformador durante o dia todo? Não haverá problema? (Isto parece uma pergunta estupida ou é... Nao interessa respondam please...)

Cumps
AndréD.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: [Temporizador] Arduino + RTC DS1307
« Responder #5 em: 25 de Agosto de 2010, 21:52 »
:) podes alimentá-lo pelo transformador a vida toda..

o circuito não está totalmente certo.. parte da alimentação do ds1307 deve ser feita com uma pilha (3v3 - daquelas das motherboards), pra evitar que percas as horas sempre que há uma falha d'energia..  dá uma vista d'olhos neste tópico: http://lusorobotica.com/index.php?topic=681.0

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: [Temporizador] Arduino + RTC DS1307
« Responder #6 em: 25 de Agosto de 2010, 22:34 »
Boas...

Eu guiei-me por esse tutorial, desde ja agradeço ao amigo tr3s pelo excelente trabalho, mas como nao irei ter problemas de falta de corrente ou se tiver nao me faz grande diferença, penso que o possa ligar assim...

Pronto, agora nao irei fazer mais nada até ter o codigo pronto, isto porque tenho de pegar no codigo do temporizador e perceber o que aquilo faz, para puder adapta-lo á minha necessidade...

Cumps
AndréD.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: [Temporizador] Arduino + RTC DS1307
« Responder #7 em: 25 de Agosto de 2010, 22:37 »
Eu guiei-me por esse tutorial, desde ja agradeço ao amigo tr3s pelo excelente trabalho, mas como nao irei ter problemas de falta de corrente ou se tiver nao me faz grande diferença, penso que o possa ligar assim...

assim sendo, o teu circuito tá certo..  mas se faltar a luz, já sabes que vais ter que programar de novo o ds1307..

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: [Temporizador] Arduino + RTC DS1307
« Responder #8 em: 25 de Agosto de 2010, 22:52 »
Boas...

Ok, muito obrigado pela verificação... Mas também reprogramar e so fazer os set's das horas e assim, por isso tambem não é coisa para demorar 10 minutos...

Vou começar a trabalhar no codigo, e aguardem as minhas duvidas...  ;D ;D ;D

Cumps
AndréD.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: [Temporizador] Arduino + RTC DS1307
« Responder #9 em: 25 de Agosto de 2010, 23:03 »
boas... quanto ao RTC não te sei dizer grande coisa nunca trabalhei com ele mas deves ter montes de cenas na net para ele bibliotecas esquemas etc...


quanto á parte de potência... no relé se ele for transparente dá para ver qual é o contacto "normalmente aberto" e o "normalmente fechado" o outro pino que está sozinho é o comum...o transístor está ali para proteger o micro ;) certifica te só que ao alimentares a base do transistor não irás estar a "puxar" muita corrente do porto do micro... se conseguires tenta fazer o interruptor esteja activo quando o pino estiver a zero...


agora é só bater código ;)


boa sorte

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: [Temporizador] Arduino + RTC DS1307
« Responder #10 em: 26 de Agosto de 2010, 01:16 »
viva pessoal

O transistor tem toda a razão de lá estar! a relé ainda puxa alguma corrente que não deve provir (nem deve conseguir fornecer) directamente do microcontrolador. Deve-se usar um transístor (não esquecer a resistência de base) e já agora para ser correcto falta o diodo de "roda livre" em paralelo com a carga. algo deste género:

o circuito indicado acima tem valores e componentes típicos e deve funcionar correctamente, o led é opcional....

cumprimentos, Mauro Martins.

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: [Temporizador] Arduino + RTC DS1307
« Responder #11 em: 26 de Agosto de 2010, 10:35 »
Boas...

Queres entao dizer que fica assim:



Muito obrigado pela ajuda...

Cumps
AndréD.