collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Exemplo PIC12F675+sonar SRF05->LABVIEW  (Lida 8965 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Exemplo PIC12F675+sonar SRF05->LABVIEW
« em: 19 de Agosto de 2010, 17:32 »
Olá pessoal, hoje deixo-vos um exemplo de interface com um sonar SRF05.


O que quero fazer não é bem isto. Eu quero dotar o SRF05 de comunicação I2C, mas como os srs da Microchip ainda não tem em Portugal o PIC12F1822 disponivel, fui-me entretendo a experimentar o sonar. (o SRF08 já tem com I2C, mas é mais caro).

Agradeço ao asena pelas sugestões dadas no modo de leitura do SRF05 (métodos de leitura de largura de pulso com o hardware do PIC). Obrigado!!!  ;)

Sistema consiste num PIC12F575(8 pinos) que vai constantemente fazendo trigger ao SRF05 de forma a ele devolver um pulso de duracao proporcional à distancia ao obstaculo. (atenção as calibrações do oscilador interno deste PIC. A frequência de oscilação pode variar entre cerca de 800 a 1100Khz, o valor correcto de calibração deve ser determinado caso já se tenha sobreposto o valor que vinha originalmente).

Essa informaçao é depois enviada por porta serie (a porta serie teve de ser implementada em software porque nao existe em hardware neste pic) a 9600 8N1 para o computador onde um VI (virtual instrument) do LABVIEW está a correr lendo os valores, convertendo para cm, e mostrando num gráfico.

Como conversor de TTL para RS232 foi usada uma abordagem mais simples apenas com um transístor.

Em anexo segue o firmware escrito em C para o compilador Hitech, o VI (Labview v8.2) e um possível layout feito em Eagle v5.6), fiz os possíveis para não haver erros, MAS......

Muita coisa podia ser melhorada mas como disse, isto foi só para experimentar o SRF05(que desde já acho que funciona muito bem), o objectivo final é diferente e espero poder ter novidades para breve, até lá pode ser que os exemplos que aqui mostro dêem jeito a alguém !

Cumprimentos, Mauro.


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Exemplo PIC12F675+sonar SRF05->LABVIEW
« Responder #1 em: 20 de Agosto de 2010, 11:06 »
Estava a ver o teu artigo e a pensar que ainda não vi o LabView aplicado ao physical computing. A NI tem o mantido muito a nível industrial onde encaixa que nem uma luva contudo o LabView é tão simples de utilizar e abre tantas possibilidades que certamente penetraria muito bem nestes mundos mais caseiros.

Obrigado por partilhares ;)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Exemplo PIC12F675+sonar SRF05->LABVIEW
« Responder #2 em: 20 de Agosto de 2010, 14:34 »

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Exemplo PIC12F675+sonar SRF05->LABVIEW
« Responder #3 em: 20 de Agosto de 2010, 23:58 »
Olá pessoal, realmente o labview permite muita coisa!

Fiz algumas coisas para as aulas, mas fora disso acho que vou agora começar a "investir" mais tempo!

Cumprimentos, Mauro.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Exemplo PIC12F675+sonar SRF05->LABVIEW
« Responder #4 em: 21 de Agosto de 2010, 01:17 »
TigPT falavas que esta ferramenta não era muito usado em "physical computing" isto porque se calhar esqueces-te do preço disto!

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Exemplo PIC12F675+sonar SRF05->LABVIEW
« Responder #5 em: 21 de Agosto de 2010, 13:36 »
É verdade que o LabView não é barato, mas estamos a falar de uma ferramenta que permitiu o LHC sincronizar em tempo real todos os equipamentos ao longo de kilometros e kilometros. Estamos a falar da ferramenta que é utilizada pela NASA para meter robots em Marte e na Lua. Estamos a falar da ferramenta que controla os sensores da Ponte Vasco da Gama para garantir que não existem pontos fracos a surgir por causa dos ventos e outros factores.

Gostava de ver a NI a apostar mais nesta nova geração de DIY e fazer licenças gratuitas com algumas limitações para divulgar cada vez mais a ferramenta e meter jovens na industria a conhecerem e a quererem utilizar LabView. Quem sabe o nosso amigo Carlos Gomes da NI Portugal passe por aqui e veja este post.

Se empresa como AVR, Microchip, Texas Instruments, NXP já viram este mercado e estão a penetrá-lo. Muitas virão por arrasto.

Offline lp_felix

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Exemplo PIC12F675+sonar SRF05->LABVIEW
« Responder #6 em: 28 de Agosto de 2010, 13:58 »
Ora boas pra todos!!

eu não pesco nada disso, usei o LABVIEW quando estudava, mas ja la vai um tempo e já não pesco nada disso. :(

Mas há uns tempos encontrei um programa que vos deve interessar. 
O programa chama-se flowstone.   http://www.dsprobotics.com/

ja agora depois os entendidos no assunto que comentem o prog para termos um feedback de quem realmente percebe. ;)

Offline docilio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 94
Re: Exemplo PIC12F675+sonar SRF05->LABVIEW
« Responder #7 em: 22 de Setembro de 2010, 01:15 »
Boas,

Nao conhecia este teu projecto, mas realmente esta' interessante...

Uma das coisas fantasticas do Labview e' que depois e' possivel ligar isso a qualquer coisa, desde servidores de mail, a programas locais do pc.