collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Apresentação  (Lida 9459 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Spectrall

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Apresentação
« em: 13 de Maio de 2017, 17:37 »
Boas

Chamo-me Miguel e descobri recentemente este forum nas minhas pesquisas de informação à cerca de robótica , uma área que me tem despertado interesse ultimamente e visto que estudo programação gostava de juntar o útil ao agradável.

Já andei a pesquisar aqui no forum à cerca de tutoriais / informação para quem está mesmo mesmo a zeros mas reparei que maior parte , se não todos os tutoriais que estavam no post já não dá para serem acedidos , portanto as minhas primeiras perguntas são , para quem nunca estudou mecanica , robótica ou electrónica , por onde aconselham começar a estudar e a que tipo de primeiro projecto me posso lançar para ganhar bases ?

Cumprimentos   

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Apresentação
« Responder #1 em: 13 de Maio de 2017, 17:48 »
Bem vindo!
Toca a estudar: https://lusorobotica.com/index.php?topic=8975.0  ;D

Sabes o que é a lei de ohm? Se te pedir para ligar um led verde com uma pilha de 9V, como vais montar o esquema? O que precisas?

[UPDATE]
Estou a colocar estas questões para te conhecermos melhor. Em função das tuas respostas vamos ajudando!

Bom estudo

Offline Spectrall

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Apresentação
« Responder #2 em: 13 de Maio de 2017, 18:07 »
Obrigado pelo link  :D

Quanto à primeira questão já estudei mas não me lembrei do que se tratava , já pesquisei. Quanto aos circuitos pouco vi portanto quase de certeza que vou estar a dizer porcaria , pilha de 9v no inicio , interruptor aberto a meio e o led no final ?

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Apresentação
« Responder #3 em: 13 de Maio de 2017, 19:56 »
Ok,

Porcaria nunca dizes. Apenas dizes porcaria quando dizes porcaria  ;D

Estuda sobre díodos emissoes de luz, para perceberes sobre ânodo e cátodo. Basicamente é uma led, mas tens que perceber as polaridades do led.
Pesquisa sobre resistência em electrónica analógica, e para que servem! Vai precisar de uma resistência para limitar a tensão que cai no led.

Na tua sequência falta apenas a resistência, que terás que perceber para que serve! Pesquisa também por semicondutores. Vais perceber que existem condutores, semi e isolantes! Pesquisa também por díodos!

Offline Spectrall

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Apresentação
« Responder #4 em: 14 de Maio de 2017, 08:37 »
Obrigado , vou pesquisar sobre isso  :D

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Apresentação
« Responder #5 em: 14 de Maio de 2017, 15:00 »
Vai precisar de uma resistência para limitar a tensão que cai no led.

Nope!!!!!!

Podes consultar esta sequência de artigos, Spectrall, embora possa ser um pouco complicado para ti se não tiveres nenhuma noção de electricidade, tensão e corrente:

https://troniquices.wordpress.com/2007/10/20/lei-de-ohm/
https://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/
https://troniquices.wordpress.com/2011/06/07/0-6v-0-7v-afinal-qual-e-a-queda-de-tensao-num-diodo/

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Apresentação
« Responder #6 em: 15 de Maio de 2017, 14:25 »
Boas

Chamo-me Miguel e descobri recentemente este forum nas minhas pesquisas de informação à cerca de robótica , uma área que me tem despertado interesse ultimamente e visto que estudo programação gostava de juntar o útil ao agradável.

Já andei a pesquisar aqui no forum à cerca de tutoriais / informação para quem está mesmo mesmo a zeros mas reparei que maior parte , se não todos os tutoriais que estavam no post já não dá para serem acedidos , portanto as minhas primeiras perguntas são , para quem nunca estudou mecanica , robótica ou electrónica , por onde aconselham começar a estudar e a que tipo de primeiro projecto me posso lançar para ganhar bases ?

Cumprimentos

Eu acho que começar pela teoria é meio caminho andado para desistir.
A menos que estejas completamente teso, comprava um kit como este: https://www.banggood.com/UNO-Basic-Starter-Learning-Kit-Upgrade-Version-For-Arduino-p-970714.html

E montava um dos muitos exemplos que se encontram na net para ir brincado. Depois de teres uns LEDs a piscar e uns LCDs a dizer "Olá", e com sorte alguns componentes queimados (aprende-se mais quando as coisas correm mal do que quando funciona tudo à primeira), aí vais à procura de como é que as coisas funcionam, com a vantagem que podes testar em tempo real o que vais aprendendo.

A seguir a um kit como esse recomendo-te comprar um multímetro para poderes medir tensões e correntes e ajudar a perceber o que está a acontecer nos fios. É preferível comprar um melhorzinho, este é uma excelente opção para começar: https://www.banggood.com/search/ut139c.html com um preço simpático para as caraterísticas que tem.

É um pouco como aprender a programar. É muito mais fácil copiar uns programas e ir modificando e fazendo cola-e-cose e alterar uma ou outra linha para entender o que faz do que levar com uma carrada de teoria em cima e acabar por desistir porque "é muito complicado".

Offline Spectrall

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Apresentação
« Responder #7 em: 15 de Maio de 2017, 15:42 »
Obrigado Njay , já andei a ler um deles , vou continuar a estudar isso  :D

jm_araujo andava mesmo à procura de um kit educacional para começar e não sabia para onde me virar , obrigado  ;D

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Apresentação
« Responder #8 em: 17 de Maio de 2017, 01:51 »
Gostei desta dica: https://www.banggood.com/UNO-Basic-Starter-Learning-Kit-Upgrade-Version-For-Arduino-p-970714.html

Os circuitos vem no kit, ou podemos aceder aos mesmos antes de o comprar?

[UPDATE]



Ok, o moço compra o kit e depois o que faz com ele? Existe manual ou artigos com projectos? Ou vai seguir os projectos que estão no arduino.cc?
« Última modificação: 17 de Maio de 2017, 02:54 por edeweld »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Apresentação
« Responder #9 em: 17 de Maio de 2017, 09:44 »
Fóruns, Blogs, instructables, Youtube, IDE Arduino.

Se há uma coisa que não é difícil de encontrar são projetos/exemplos Arduino, uma pesquisa no google é garantido dar pázadas de resultados.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Apresentação
« Responder #10 em: 17 de Maio de 2017, 16:01 »
Até porque o kit trás um monte de leds, botões, e alguns ic's comuns, não é preciso nenhum tutorial especifico para piscar um led só porque ele vem de um kit.
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Apresentação
« Responder #11 em: 18 de Maio de 2017, 00:53 »
Lá está, as opiniões são como as cerejas. E achamos sempre se a nossa é a melhor!  8)  :o
Penso que se o kit trouxesse um esquema para cada componente, seria bem melhor para os iniciantes! Teriam uma boa base de trabalho e de inicio de estudo!


Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Apresentação
« Responder #13 em: 27 de Junho de 2017, 00:43 »
Apenas para fechar este assunto de uma vez!  ::) Senão mando vir do ebay, onde tenho mais confiança!

Partilhem as vossas experiencias s.f., Obrigado