collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Ajuda] Projecto: lâmpada de LEDS DIY.  (Lida 12674 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: [Ajuda] Projecto: lâmpada de LEDS DIY.
« Responder #15 em: 28 de Julho de 2017, 01:25 »
Não entendi porque pensava que estava a falar de um componente em substituição do zener e não de uma fonte comutada. Não estou habituado ao seu calão ou ao calão das electrónicas, mas também não sei como meto uma fonte comutada numa lâmpada de LEDs ou muito menos como desenhar uma.

Por que não aprende o caro um bocado de electricidade para poder aprender alguma electrónica?
Citar
o que é uma comutada?
Se estiver disponivel para me ensinar estou disponivel para receber aulas de você. É donde? Usa Skype?

Citar
Citar
E como se faz isso?
Mantendo o nível de consumo, não permitindo que ele baixe.
E como faço isso ou como modifico o circuito para evitar baixar o nível de consumo? Refere-se ao nível de consumo nos LEDs quando eles aquecem e é com os tais ICs de controlo de corrente?

Citar
Ainda bem. Avance.
Não posso avançar porque não tenho nada para avançar. Também sei ver quando estou em condições ou não para avançar com as coisas.

Posso começar de novo, e perguntar assim desta maneira: Como projectar circuito para poder acender 3 LEDs deste tipo a partir dos 230VAC?
« Última modificação: 28 de Julho de 2017, 01:37 por brunus »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda] Projecto: lâmpada de LEDS DIY.
« Responder #16 em: 28 de Julho de 2017, 01:37 »
O que não falta são lampadas do chinês a pegar fogo.
Eu não dou conselhos a ninguem quando querem brincar com tomadas de 230v sem ponta de limitação de corrente e sem isolamento nenhum.
E a PCB tem de ser desenhada com atenção aos 230v AC que lhe vais meter.

E quando ao resto, é só o teu eletricista ter sido um sapateiro e teres interruptores a cortar o neutro em vez da fase e vais tu montar a tua lampada todo contente e morres agarrado a ela, tens de pensar assim e não em coelhos e unicórnios.
Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: [Ajuda] Projecto: lâmpada de LEDS DIY.
« Responder #17 em: 28 de Julho de 2017, 02:48 »
O que não falta são lampadas do chinês a pegar fogo.
E Samsungs!..ah são igualmente Chinezices.
Citar
Eu não dou conselhos a ninguem quando querem brincar com tomadas de 230v sem ponta de limitação de corrente e sem isolamento nenhum.
E a PCB tem de ser desenhada com atenção aos 230v AC que lhe vais meter.
Por isso o vosso apoio para tentar fazer as coisas como deve ser ou minimamente seguras.

Citar
E quando ao resto, é só o teu eletricista ter sido um sapateiro e teres interruptores a cortar o neutro em vez da fase e vais tu montar a tua lampada todo contente e morres agarrado a ela, tens de pensar assim e não em coelhos e unicórnios.
Eu tenho respeito e não costumo brincar com os 230VAC, em principio o meu sapateiro não armadilhou a casa, mas eu testo com o busca-pólos se os casquilhos estão com a fase cortada ou não e além disso desligo as coisas no quadro eléctrico e evito tocar no circuito a qualquer jeito quando for atarrachar a lâmpada que também evitarei ter o circuito à mostra.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda] Projecto: lâmpada de LEDS DIY.
« Responder #18 em: 28 de Julho de 2017, 03:01 »
Que por acaso foi problemas de fabrico nas baterias, em que a ponta das folhas que constituem o pack ficavam demasiado próximas numa das dobras e acabavam por causar um curto circuito..

O outro é porque usam condensadores com ESR e gama de temperatura errados e têm 230v AC separados por 2 ou 3mm.

Coisas completamente diferentes.

Já fizeste contas só para ver se a coisa é sequer rentável de se fazer?

É que mesmo 5-10Watts de leds vais precisar de dissipadores, vais precisar de fazer um chassis/suporte para segurar isso tudo ao casquilho(impressão 3d é impensável porque vai-se desmontar com o calor dos leds), leds decentes não são do ebay, são de marca, sejam eles Osram, Cree, ou outra coisa qualquer.

As lampadas de leds do Ikea são bastante decentes, não são compradas do ebay, mas andam com preços bem parecidos ás do eBay, se calhar fica-te mais em conta pensar nisso:
http://www.ikea.com/pt/pt/search/?query=LEDARE
Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: [Ajuda] Projecto: lâmpada de LEDS DIY.
« Responder #19 em: 28 de Julho de 2017, 03:34 »
Que por acaso foi problemas de fabrico nas baterias, em que a ponta das folhas que constituem o pack ficavam demasiado próximas numa das dobras e acabavam por causar um curto circuito..

O outro é porque usam condensadores com ESR e gama de temperatura errados e têm 230v AC separados por 2 ou 3mm.
Vou procurar condensadores mais indicados e meto os 230VAC separados pelo diâmetro da PCB, quando for desenhar a PCB.

Citar
Já fizeste contas só para ver se a coisa é sequer rentável de se fazer?
Só poderia fazer depois de ter um circuito mais ou menos projectado e ter os componentes bem escolhidos. Mas não quero nem tenho intenções de fazer as lâmpadas convencido que me vai custar menos que uma lâmpada vendida numa loja Chinesa ou que vou fazer negócio a comercializar a mega lâmpada! É uma brincadeira e pronto, um simples kit como um destes para se montar em casa:
http://www.ebay.com/itm/1-Set-38-LED-Energy-Saving-Lamps-DIY-Kits-Electronic-Light-Suite-/162238745178?epid=507510436&hash=item25c62eca5a:g:AbkAAOSwZJBYAHyY
Sempre seria um kit com útilidade depois de montado.

Citar
É que mesmo 5-10Watts de leds vais precisar de dissipadores, vais precisar de fazer um chassis/suporte para segurar isso tudo ao casquilho(impressão 3d é impensável porque vai-se desmontar com o calor dos leds), leds decentes não são do ebay, são de marca, sejam eles Osram, Cree, ou outra coisa qualquer.
3 LEDs destes da Everlight, são menos de 2watts nos LEDs e a ideia era não ter mais 2watts no resto do circuito.

Citar
As lampadas de leds do Ikea são bastante decentes, não são compradas do ebay, mas andam com preços bem parecidos ás do eBay, se calhar fica-te mais em conta pensar nisso:
http://www.ikea.com/pt/pt/search/?query=LEDARE
Não me compensa, teria de gastar mais de 50€ em gasóleo e portagens para comprar uma lâmpada de 6€.
Não quero comprar lâmpadas, quero construir uma reutilizando peças e componentes.
Se formos comprar tudo então qual é a piada?  :D
« Última modificação: 28 de Julho de 2017, 03:38 por brunus »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda] Projecto: lâmpada de LEDS DIY.
« Responder #20 em: 28 de Julho de 2017, 04:28 »
Mandas vir lol.
Ninguem disse que só tens esses leds.
Toma ai uma pesquisa:
http://pt.mouser.com/Optoelectronics/LED-Lighting/LED-Emitters/_/N-8usfd?P=1y9hnpc&Rl=8usfdZercoZ1z0wo71Z1z0wsz3SGT

Não sei se tens bem ideia do que é 1Watt de led branco, é muita luz, sem difusor nem sequer consegues olhar para ele.

E lá porque o led usa 1Watt porque é que o resto do circuito vai usar 1Watt?
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: [Ajuda] Projecto: lâmpada de LEDS DIY.
« Responder #21 em: 28 de Julho de 2017, 19:10 »
Citar
porque pensava que estava a falar de um componente em substituição do zener e não de uma fonte comutada.

Estava a falar de substituir o Zener por umas fonte comutada.

Citar
Se estiver disponivel para me ensinar estou disponivel para receber aulas de você. É donde? Usa Skype?

Ensino quando a pessoa quer ser ensinada e não basta que o próprio o declare, é preciso que eu perceba que a dita pretende ser ensinada.

"E como faço isso ou como modifico o circuito para evitar baixar o nível de consumo? Refere-se ao nível de consumo nos LEDs quando eles aquecem e é com os tais ICs de controlo de corrente?"

Encontrando forma de manter o consumo mesmo que os LEDs se apaguem. Um Zener pode igualmente fazer isso.

Citar
Não posso avançar porque não tenho nada para avançar.

Tem tudo para avançar, apenas não sabe por que caminho. Para isso precisa de aprender. Aprender dá trabalho, moí o juízo.

Comece por aprender a Lei de Ohm, depois faça 500 exercícios sobre ela. Depois aprenda a de Watt e faça outros 500 exercícios comjbinando as duas leis. Depois aprenda as leis de Kirchhoff e faça 500 exercicios sobre elas (incluindo as anteriores). Depois aprenda o teorema de Thévenin e faça mais 500 exercicios.

Quando aqui chegar, perceberá que andou a fazer perguntas desnecessárias.

Citar
Posso começar de novo, e perguntar assim desta maneira: Como projectar circuito para poder acender 3 LEDs deste tipo a partir dos 230VAC?

Aprendendo o que lhe apontei.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: [Ajuda] Projecto: lâmpada de LEDS DIY.
« Responder #22 em: 29 de Julho de 2017, 00:14 »
Mandas vir lol.
Ninguem disse que só tens esses leds.
Toma ai uma pesquisa:
http://pt.mouser.com/Optoelectronics/LED-Lighting/LED-Emitters/_/N-8usfd?P=1y9hnpc&Rl=8usfdZercoZ1z0wo71Z1z0wsz3SGT
Mas não quero outros LEDs, já fiz essa pesquisa e sei quais os LEDs que existem à venda no site da mouser, escolhi os 5730 porque são os mais baratos e vulgares de arranjar até referi nos 5050 outra alternativa. E a ideia não é vir a comprá-los.

Citar
Não sei se tens bem ideia do que é 1Watt de led branco, é muita luz, sem difusor nem sequer consegues olhar para ele.
E lá porque o led usa 1Watt porque é que o resto do circuito vai usar 1Watt?
Sim tenho, tenho lâmpadas de LEDs de vários tipos, formas e marcas aos pontapés cá em casa.
Os LEDs que indiquei só consomem 350mW. E sim a ideia era usar um difusor, por referi usar os vidros das incandescentes com o ácido fluorídrico para tornar o vidro difuso ou então adquirir balões de plástico próprios da lâmpadas ou de lâmpadas LEDs avariadas.
Não faço ideia qual a relação da energia que é gasta nos LEDs e qual a que é gasta no resto do circuito, mas quando existe uma resistência ou um regulador de tensão, estes componentes tendem a aquecer e por isso é desperdício de energia, logo mais consumo. Só depois de fazer a leitura do consumo real da lâmpada vs o somatório dos consumos dos LEDs segundo os detalhes técnicos dos LEDs é que posso conhecer quão eficiente é a lâmpada.

Ensino quando a pessoa quer ser ensinada e não basta que o próprio o declare, é preciso que eu perceba que a dita pretende ser ensinada.
Então a sua bola de cristal está avariada, mas entendo, é mais complicado ensinar e não é para qualquer um. E um bom professor não é aquele que mandar fazer muitos trabalhos de casa.

Citar
Encontrando forma de manter o consumo mesmo que os LEDs se apaguem. Um Zener pode igualmente fazer isso.
Penso que essa parte é para o caso quando as coisas dão para o torto, nada tem haver com o funcionamento normal sem que nada avarie.

Citar
Tem tudo para avançar, apenas não sabe por que caminho. Para isso precisa de aprender. Aprender dá trabalho, moí o juízo.
Aprender não me faz doer a cabeça, o que faz doer a cabeça é quando não consigo entender as coisas. E sim não sei o caminho, por isso estar a solicitar ajuda. Triste é alguém solicitar uma indicação ou ajuda e a pessoa sabendo, não ajudar de prepósito e gastar mais paleio com conselhos ou com respostas do vai ao google, ou faz 500 exercícios.

Que eu saiba este fórum não é um sitio só para ver quem tem a pila maior ou para pedir clikes para o youtube com cenas que nada tem haver com o fórum, ou para fazer comentários parvos e gozar com as pessoas. Neste momento sei que me queimei, mas estou farto de aturar gente arrogante, parva e que gosta de gozar com os outros. Estou no direito de perguntar o quer que seja, e nenhuma pergunta é parva, lá porque você nasceu ensinado, o que é básico para si pode não o ser para outras pessoas, quando fiz perguntas, não o obriguei a que me respondesse e se não é para responder, abstenha-se pelo menos dos comentários parvos e dos conselhos pois não lhos pedi por isso nem sei porque se dá ao trabalho de os dar.

Agora entendo porque o fórum está às moscas, com gente deste calibre e a dar tantos conselhos só dá vontade de nunca mais aparecer.