collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Diodos Laser  (Lida 8894 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Diodos Laser
« em: 18 de Dezembro de 2015, 14:23 »
Boas,

Construi uma CNC caseira que estou a adaptar para colocar um laser na zona da ferramenta. Gostaria de saber, se alguem tem experiencia com corte a laser que me pudesse indicar qual é o laser ideal para cortar (se é que é possivel) mdf e contraplacado de 3mm, assim como depron (xps ou kline) branco até 5mm.

Não quero usar laser de CO2, apenas quero usar diodos laser, eu sei que é limitativo mas ja vi videos de lasers a cortar material pouco denso desta forma e de outras cores, tenho ideia que lasers no espectro visivel e NIR (perto do invisivel) são pouco eficientes para este tipo de trabalho.

Pelo que li tambem, é um compromisso entre velocidade de corte, absorção do espectro do material, e foco da lente (entre provavelmente outras coisas).

Estive a procura na net, e a informação é muito divergente. uns dizem que com laser de 1.6W de 445 nm apenas conseguem fazer engrave em MDF e contraplacado, outros dizem que corta até 3mm com um passagem lenta.

Alguem tem alguma referencia mais fiavel com base em experiencia?

Desde já agradeço o vosso contributo.
"We are legion"

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Diodos Laser
« Responder #1 em: 18 de Dezembro de 2015, 14:40 »
MDF e contraplacado não são "pouco densos".
E material branco não absorve energia suficiente nas cores visíveis e próximas para ser afetado (o branco advém de refletir todas as cores)

A experiência que tive foi com lasers vermelhos, e só consegui cortar papel fino escuro, ou fazer umas gravações em outros materiais, mas sempre muito lentamente.

Tenho sérias dúvidas que te safes com lasers de estado sólido, (sem ir para Nd:YAG ou fibra, obviam€nt€), o CO2 não é usado por conveniência mas por ser económico, mas vou ficar atento a este tópico!

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Diodos Laser
« Responder #2 em: 18 de Dezembro de 2015, 14:47 »
Boas jm_araujo, obrigado pela resposta.

Mandei vir do ebay um laser de 2.5W de 445nm, que aguardo chegada, no que consegui pesquisar pela net, este pareceu-me o melhor compromisso custo /"corte" (segundo o que li).

Agora o problema é que a maior parte da info é isso mesmo... "info"... na realidade o que vejo no youtube alem de ser bastante pouco, é cortarem borracha fina, materiais coloridos e cortar balsa de 1mm.. o que mais me motivou a comprar este laser foi esta informação que arranjei num site... e que aqui partilho para me darem algum insight :), agora não sei se a informação é fiavel ou não... so testando... mas tambem nao quero comprar 1 laser de cada tipo para chegar a conclusão que afinal não dá....


Red Laser Diodes
These are the cheapest laser diodes for powers of 200-300mW, a 700mW diode is available but is nearing the cost of the more powerful blue diodes.
200- 300mW red lasers are less well adsorbed than blue diodes so often paper and plastic need masking with a black marker or thin black paper to cut. They may also need several passes to cut materials.
250mW Red Laser Diode
Paper black                             Cut
Chocolate                                Cut/engrave
Paper white                             Cut with masking/engrave
Coloured fabric: silk, cotton     Cut
Hard Cardboard                                   Engrave
Balsa, Plywood                                    Engrave

Blue Laser Diodes
The most powerful low-cost diodes are 445-450nm Blue (1.6W in 5.6mm and 9mm packages) these can be overrun at 2 W.
2.   1.6W 445nm (Blue) Laser Diode run at 2W
1-2mm white acrylic                Normally cut with one slow pass.         Can engrave
1-2mm clear acrylic                1mm partially cut with one slow pass.  Can engrave
0.125mm Mylar sheet              Cut/engrave
Paper, white, brown                 Cut/engrave
0.4mm hard card                     Cut/engrave
3mm corrugated card              Cut/engrave
3mm balsa wood                     Cut/engrave
2mm light plywood                  Cut/engrave
0.5mm heavy plywood            Cut with 2 passes/engrave
2mm leather                            Cut/engrave
5mm Foam board                    Cut/engrave
Anodised aluminium               Engrave
3.   Bare metal (brass, copper, aluminium), Glass – no effect
"We are legion"

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Diodos Laser
« Responder #3 em: 18 de Dezembro de 2015, 16:19 »
Dado que um corte a laser de entrada de gama são 30 ou 60 Watts de laser CO2(espectro IR) com 2.5Watts(provavelmente falsos para ajudar..) não deves conseguir muito mais que gravar/queimar madeira.
Avr fanboy

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Diodos Laser
« Responder #4 em: 21 de Dezembro de 2015, 11:20 »
Boas,

Queria fazer um update ao post pois recebi hoje o laser e ja estive a fazer uns testes rapidos: o laser é de 2.5w de 445nm

- Corta Balsa de 2mm a 400mm/min com 2 passos sem queimar muito.
- Corta MDF de 3mm a 100mm/min com 10 passos, tambem sem queimar muito o mdf, embora pelo que tenha visto o mdf aguenta melhor pois o calor nao se propaga para o interior da peça (não ficam castanhas) embora seja muito lento.
- Corta papel a velocidades de 2400mm/min como se fosse manteiga, num passo.
- Grava madeira a 2400mm/min, acho que da para cortar ainda mais rapido, pois mesmo assim a madeira fica demasiado queimada para uma gravação, vou testar a 3600mm/min e se continuar, tenho de arranjar maneira de regular a potencia do laser
- Não corta depron/xps branco de nenhuma espesura, mas corta o poliuretano das caixas dos bifes do supermercado preto de 5mm como se fosse manteiga num unico passe (agora so tenho de ver se arranjo xps preto...)
- Acrilico transparente nao corta, o laser atravessa o acrilico mas se colocar um risco preto, ja marca o marca.
- Cartão de 1mm de espessura corta com 1 passo a 600mm/min

Ficam aqui umas fotos do que ja cortei e depois de fazer mais uns testes volto a colocar mais fotos.

Balsa 2mm


MDF 3mm


Desde já obrigado pelos vossos comentarios.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2015, 11:21 por MRData »
"We are legion"

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Diodos Laser
« Responder #5 em: 21 de Dezembro de 2015, 20:03 »
viva

tb ando a fazer uns testes com uma mini maquina cnc com laser de 500mW

corta bem papel branco e grava bem em madeira, mas o que eu pretendia mesmo era cortar aquela espuma que chamam qq coisa que não me lembro o nome, que tem cerca de 2mm de espessura.
Quando tento cortar derrete sempre, nao ficando nada de jeito...

podes indicar o link do ebay onde compras-te o teu laser?

cumps

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Diodos Laser
« Responder #6 em: 25 de Dezembro de 2015, 11:53 »
Boas,

Se a espuma branca que te referes é xps (conhecido como depron ou k-line) deixa-me dizer-te que este laser não corta.... agora se for preto, ai sim, a historia já é outra, corta, e corta muito bem, só tenho um problema... ainda nao consegui encontrar em portugal quem venda depron preto, k-line existe, mas k-line tem o problema de ter o xps numa sandwich de cartão... o que para o meu caso não é o ideal... pois queria usar isto para fazer avioes de aeromodelismo... e o k-line aumenta em muito o peso (comparando com apenas XPS)

Aqui fica o link : http://www.banggood.com/445nm-2_5W-2500mW-Blue-Laser-Module-With-Heatsink-For-DIY-Laser-Cutter-Engraver-p-993521.html
"We are legion"