collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Aumento sinal (6/12Volt) para tensão e corrente diferentes.  (Lida 4914 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline thermofrontier

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Aumento sinal (6/12Volt) para tensão e corrente diferentes.
« em: 06 de Novembro de 2012, 18:03 »
Boa tarde a todos. Sou novo nesta area, tenho poucos conhecimentos de electronica.

Estou com um projecto de desmatelamento de impressoras e fazer a montagem da impressora como flatbed-printer (impressora para imprimir objectos). Todo o processo mecanico está resolvido, somente tenho algumas duvidas, que são as seguintes:

1.) O motor que puxava o papel é um motor fraco de 6/12 volts, não sei a amperagem (a verificar posteriormente).
2.) O novo motor vai ser um motor mais forte, em principio mais ampers, pois o novo motor tera que ter força
para puxar uma plataforma com cerca de 2/3 kilos.

3.) Sera que posso aproveitar o sinal da (Board/placa) onde liga o actual motor e aproveitar o sinal para ai criar uma placa para aumentar o sinal com as caracteristicas do novo motor?

4.) Já existem placas standard com estas caracteristicas.

Agradeço a quem possa ajudar.

Cumprimentos
Manuel



Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Aumento sinal (6/12Volt) para tensão e corrente diferentes.
« Responder #1 em: 07 de Novembro de 2012, 00:36 »
Boa tarde a todos. Sou novo nesta area, tenho poucos conhecimentos de electronica.

Estou com um projecto de desmatelamento de impressoras e fazer a montagem da impressora como flatbed-printer (impressora para imprimir objectos). Todo o processo mecanico está resolvido, somente tenho algumas duvidas, que são as seguintes:
boas amigo!
finaly alguem que vai fazer uma flat printer!  ;D
Eu ja mostrei interesse em construir uma pra mim ou arranjar alguem que me construa alguma, mas fikei com o coraçao aos pulos ao ver que ja alguem está quase a fazer uma!  ::)

Não entendi bem as duvidas na electronica, mas eu posso ajudar-te com a electronica com a ajuda da minha equipe G7 para te ajudar nakilo que precises em troca vou querer uma flat printer pra mim tb com um bom desconto, aceitas?!  8)

posta fotos e ou o teu blogue/homepage caso estejes a partilhar o teu projecto à comunidade, estou curioso na mecanica que usaste! ::)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Aumento sinal (6/12Volt) para tensão e corrente diferentes.
« Responder #2 em: 07 de Novembro de 2012, 00:44 »
lendo melhor, acho k percebi a tua duvida.

queres aumentar os 6V para 12V para o novo motor que vai substituir o anterior.
Normalmente isso implica um consumo maior, e normalmente as boards estao projectadas pra um limite de corrente, logo mesmo metendo um conversor dc-dc pra te aumentar a tensao (estilo isto: http://www.g7electronica.net/pt/modulos/368-lm2596-dc-dc.html ) pode ser problematico se o consumos de energia ultrapassar os maximos aceitaveis na board de alimenatçao!
Convem fazer umas contas e ver qtos mais amperes haverá no consumo? normalmente a tolerancia sao 1.50, exemplo: motor antigo, consumo: 1A no novo motor, o maximo admissivel sao 1.5Ampers... se for mais de o dobro, tvz seja necessario reforçar a electronica da placa alimentadora!

Ja pensaste em usar um outro motor de 6V, mas que tenha mais força? (mais polos=mais força, stepper mais forte que um motor DC..)

A flat printer foi apenas feita aproveitando a electronica o mais possivel da impressora? que impressora usaste?

Offline thermofrontier

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Aumento sinal (6/12Volt) para tensão e corrente diferentes.
« Responder #3 em: 07 de Novembro de 2012, 13:13 »
Bom dia e obrigado pela resposta.

Quanto ao desconto do projecto final, sem problemas, posso vender a preço de custo a quem possa ajudar a construir o primeiro.

Tenho este projecto há mais de 1 ano, mas como agora estou um pouco parado decidi retomar a construção dele. Tenho a parte mecanica toda desenvolvida, somente estou a espera de umas peças em inox e um novo motor para movimentar a plataforma de movimento/objecto, trata-se de um motor diferente do existente na impressora, pois esse é muito fraco.

Após a montagem de tudo, vou saber qual a tensão e corrente do motor existente na impressora, pois não consigo saber quais as caracteristicas desse motor, não consigo nenhum manual que me informe as caracteristicas do motor. Depois de tudo montado e ligado vou tentar medir a tensão e corrente existente na saida para o motor e após isso fazer o comparativo com o novo motor.

A minha duvida é: Na board onde liga o motor actual existe um sinal, sera que podemos usar esse sinal e amplificar o mesmo em termos de tensão e corrente? para usar no novo motor?

Podes ver as imagens da board e do motor aqui:

https://www.dropbox.com/sh/c4w3esvuxk1fpl0/ERTZ7wgh3n

Cumprimentos
Manuel







Offline thermofrontier

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Aumento sinal (6/12Volt) para tensão e corrente diferentes.
« Responder #4 em: 07 de Novembro de 2012, 14:09 »
Efectivamente a placa que está no link que enviaste, poderá servir vou analisar melhor depois comento.

N ultima resposta que enviei esqueci de referir a impressora que estou a usar, trata-se de uma Epson, mas somente para testes, pois no futuro esta carcaça poderá ser usada para varias marcas, HP e Canon. As impressoras Epson são as ideas para impressão em t-shirts e objectos em altura, mas a HP e Canon tem caracteristicas para serem usadas em outras aplicaçoes mais especificas, tais como impressão alimentar!!!

Podes ver aqui as impressoras que já comercializamos (flatbed printer) para impressão alimentar:



Trata-se de impressoras importadas da China, mas a assistencia é muito fraca, o unico beneficio que consegui retirar deste fornecedor foi aprender determinadas manhas e conhecimentos neste sector. Por isso quero desenvolver a maquina para poder dar a assistencia sem problemas a quem a comprar.

Cumprimentos
Manuel


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Aumento sinal (6/12Volt) para tensão e corrente diferentes.
« Responder #5 em: 07 de Novembro de 2012, 17:10 »
ah, és ou trabalhas pra uma empresa especializada em flat-printers!..  ::)

n sabia k as flat printers ja se usavam na pastelaria! :P o meu proposito em adquirir uma flat-printer modificada ou propria, seria para impressao em placas PCB, para fazer o layout ou silkscreen e tb para imprimir em acrilicos, ou placas de mdf, madeira, chapa inox e coisas assim...

Ja contactei vendedores da china, mas pedem-me smp pra 5mil euros acima por uma flat printer A4/A3...é um bocado caro para o meu orçamento inicial, por isso é k procurava alguem que fizesse uma pseudo- flatprinter modificada onde eu poderia fornecer impressoras e a electronica toda necessaria..

Essas prós bolos, teem regulaçao automatica de altura ou é manual? e as cabeças de impressao, sao especiais certo? ja que a "tinta" alimentar deve ter comportamentos diferentes que as pintas convencionais de impressao, logo headers especiais nao?


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Aumento sinal (6/12Volt) para tensão e corrente diferentes.
« Responder #6 em: 07 de Novembro de 2012, 18:36 »
Isso do "amplificar" os sinais, tens de usar uma ponte H, tens os sinais de controlo todos que precisas, metes uma ponte H externa á placa da impressora e das-lhe com a voltagem que quiseres.
Avr fanboy

Offline thermofrontier

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Aumento sinal (6/12Volt) para tensão e corrente diferentes.
« Responder #7 em: 07 de Novembro de 2012, 20:41 »
Sim, trabalho com este tipo de impressoras há muitos anos. Este tipo de impressoras já se usam em pastelaria há mais de 10 anos.

Para a tua necessidade de imprimir pcb´s e outros materias tem de ser com uma impressora Epson, depois posso dar-te o modelo, tambem depende se queres A4 ou A3, depois com alguma paciencia e dedicação é só desmontar a impressora.
Criar a estructura para imprimir e aplicar o miolo da impressora, sem tractores de papel, sem o motor e sem o stepper, estes ultimos são aplicados na estructura base (plataforma) para se colocarem os objectos a imprimir, criar um local para a board, fazer a ligação do flat cables e chantar os sensores de tampa aberta, de atolamento de papel, etc.

Depois de tudo ligado tem de funcionar.

A regulação em altura das impressoras Chinesas não é automatica, existe um sensor IR que atravessa a impressora, quando é detectado o objecto, o movimento de ajuste da cabeça, para.

Para subir e descer, tem de se carregar no botão, fixo.

Não, as cabeças de impressão são cabeças normais. Caso contactes algum fabricante de impressoras para comprar uma cabeça de impressão para uma impressora alimentar, eles simplesmente riem-se e dizem que não conhecem, pois, esse mercado é dominado por pessoas e empresas fora das marcas.

O que altera, para todas as marcas é a tinta, isso sim a tinta é a unica coisa que altera, a tinta é de base aquosa, conservantes e expessantes nada mais, no entanto é com a textura muito parecida das tintas originais quimicas. Depois tambem muda a tecnologia de impressão, Epson é  Piezzo electrico, Canon e HP utilizam tecnologia termica.

Quando a nossa impressora MADE IN PORTUGALestiver pronta, posso facultar-se um plano para poderem fazer uma impressora flatbed caseira, ai podes construir a tua, sem problemas, alias existem muitos planos destes na net, vou tentar encontrar e depois publico aqui.

Cumprimentos
Manuel

« Última modificação: 07 de Novembro de 2012, 20:44 por thermofrontier »

Offline thermofrontier

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Aumento sinal (6/12Volt) para tensão e corrente diferentes.
« Responder #8 em: 07 de Novembro de 2012, 21:34 »
Como é que se faz isso da ponte H externa? Desculpa lá mas para mim é novo!!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Aumento sinal (6/12Volt) para tensão e corrente diferentes.
« Responder #9 em: 08 de Novembro de 2012, 01:23 »
Como é que se faz isso da ponte H externa? Desculpa lá mas para mim é novo!!

uma ponte H é tipo isto: http://www.g7electronica.net/pt/controladoras/163-controlador-de-motor-dc.html
é um circuito que te permite controlar a rotaçao dum motor, num ou noutro sentido.

Se fores fã dos arduinos existem estas shields que sao pontes H pra controlo de motores DC e ou steppers:


Posta uma foto do tal motor que pretendes meter é um dc, um stepper?.. qtos fios tem? (polos) n teem nenhuma referecia ou nº escrito no estactor?

(obrigado pelas infos! e pra n fazer offtopic, vou-te contactar por privado pra saber preços porque tenho mm urgencia em comprar uma flat-printer A3 para o meu serviço de PCBs. Qto aos videos, sim ja vi mtos video no youtube e até tenho uma coleçao de impressoras velhas e uma ja semi desmontada pra tentar eu mm adaptá-la, mas n me desenrasco sozinho..  :-[)
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, 01:24 por Hugu »