collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por almamater
[Ontem às 17:34]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Símbolo e Logotipo Lusorobótica  (Lida 36885 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #45 em: 07 de Janeiro de 2009, 23:26 »
eu acho q se não tem bandeira o risco n faz sentido  ::)

talvez mudando um pouco o riso? n sei lol precisamos de mais ideias do resto dos membros  ;)
Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #46 em: 08 de Janeiro de 2009, 00:16 »
e centrar essa boca e risco?
Não sei até que ponto meter mais simétrico seria melhor  Fifas, acho que tal como o arredondado da cabeça dá-lhe algum dinamismo não ser simétrico, mas nada como testar ;)

Que tal assim?!


Ou preferem a boca simétrica ?

(A fonte ainda não arranjei free.. pedem.me 28€.. lol)
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2009, 00:27 por TigPT »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #47 em: 08 de Janeiro de 2009, 00:29 »
I like ;D

Offline HyugaTS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
  • Kill all humans!
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #48 em: 08 de Janeiro de 2009, 13:26 »
Eu gostei desse. Deixa a boca como está que está fixe. Gostei também das cores.

My software never has bugs. It just develops random features.

Offline silva_p

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 172
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #49 em: 08 de Janeiro de 2009, 14:08 »
Tenho umas variantes:

esta estava a experimentar  ;D






Uma das alterações que fiz e que acho que devem ser feitas são as maiúsculas LusoRobotica e não lusorobotica, pk senãoparece que falta um "r" ;D

penso eu de que...

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #50 em: 08 de Janeiro de 2009, 17:22 »
lool é giro ver a criatividade do pessoal, que ideias malucas :D

aqui vai o ttf para ficarem com o kit completo do logotipo, saquem q devo ter q apaga-lo passado uns dias :)

Horatio Bold

acho q no final fazemos uma exposição para o pessoal votar dos originais e das variacoes, q acham?

abraço a todos,
João
Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #51 em: 08 de Janeiro de 2009, 23:13 »
olha o braço a agarrar a pinta do "i" ;D

mete uma pinta mais redonda e os braços no tronco em vez de estarem na cabeça ;)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #52 em: 08 de Janeiro de 2009, 23:26 »
Acho piada às diversas versões mas temos que pensar nos objectivos do logo.

Começamos porque queríamos que ficasse mais simples, queremos também que tenha a ver com o site, que se torne um icon, para isso é preciso que tenha algum interesse que chama a atenção e por isso tentar dar-lhe vida, mas não se esqueçam que é para ser um icon, não é para ser um desenho animado...

Não quero de modo algum criticar alguma das imagens já postadas, todas as ideias são boas e é disso que precisamos, quero sim tentar definir objectivos para destes podermos tirar mais ideias e saber em que caminho devemos de trabalhar.

Parabéns a todos que acho que está a ficar mesmo 5 estrelas ;)
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2009, 23:50 por TigPT »

Offline silva_p

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 172
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #53 em: 09 de Janeiro de 2009, 13:27 »
então e que tal assim?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #54 em: 09 de Janeiro de 2009, 14:18 »
Tem uma certa piada, mas não sei porque não gosto dos olhos... ;)

Offline silva_p

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 172
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #55 em: 09 de Janeiro de 2009, 17:16 »
Tigpt preferes assim?

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #56 em: 10 de Janeiro de 2009, 12:22 »
antes de mais parabéns pelas várias submissoes e ideias. estive a pensar com calma nas várias hipoteses e a mostrar a alguns designers amigos mais entendidos na matéria, pois apesar de tambem fazer logotipos como forma de vida eles sao mais experientes no tema de entidade corporativa.

há coisas no logotipo que são gosto particular de cada pessoa mas há regras gerais, apesar de n ser uma ciencia exacta, q se devem seguir para o logotipo ser bem sucedido. um logotipo é um asset com muito valor numa entidade/grupo

a seguir vou apontar decisoes que acho q deveriamos fazer e as suas razoes logicas, é um pouco longo mas fica como referencia

acho q deviamos pensar no q realmente gostariamos fazer do logo, em q medium o vamos utilizar

- é só para a web? queremos fazer tshirts? panfletos? cartas? cartoes? envelopes? autocolantes? logo tv para o canal youtube? impressoes em pcb? marketing e divulgacao etc...

a ideia é este ser o mais versátil possivel para poder ser usado em qualquer medium, dai estar em 2D e em formato vectorial

- demasiados promenores não resultam num logotipo

também o mais simples possivel, imaginem (pois a lusorobotica tb é sobre physical computing) que alguem nos pode bordar o logo numa peça de roupa wearable computer, ou como logo dos nossos videos no youtube, quanto mais simples melhor, desde q mantenha a ideia q queremos transmitir

basicamente o logo deve ser facilmente perceptível a 5% do se tamanho ou a 500% do seu tamanho


- temos de decidir se queremos juntar o lettering e o simbolo (robot) porque uma vez juntos nao os podemos separar

eu, como eles, tb acho q deveriamos ter ambos em separado para podermos fazer varios tipo de orientacoes, por exemplo no forum temos de ter uma versao horizontal,

ou usar 1 em deterimento de outro, exemplo a nike usa o swoosh ou o lettering ou os dois

- ainda em relacao ao lettering

esta é a minha ordem de preferência pessoal
lusorobótica
lusorobotica
LusoRobótica
LusoRobotica
Lusorobotica

o tipo de letra q estamos a usar nao favorece muito as maiusculas e devido a estas o logo dá saltos de altura grandes o q queria uma necessidade de balanço

luso deverá ser destacado com bold a luminosidade nao funciona em 2D, mas é boa ideia reforçar com luminosidade nos sitios onde é possivel (web etc), é importante porque trás equilibrio ao lettering todos em minusculas

nao deve haver preocupacao em estar com acentos ou nao por causa do dominio, ou ter traços entre as palavras

uma coisa é o lettering (que é uma coisa visual) outra coisa é escrever o nome correctamente em ascii (que acho) que é

Luso-Robótica


- o simbolo em si

A LusoRobotica é um grupo nacional com fins nao lucrativos q lida com o suporte à criacao de robots e physical computing bem como a sua divulgacao

tendo isso em conta e o nome (que é mto bom) deveria-se pensar em juntar 2 coisas
* um simbolo nacional
* algo que simbolize a robotica ou o physical computing

o robot que tem um corpo com a clara representacao simplificada da bandeira portuguesa é uma boa ideia
os braços nao sao ma ideia se queremos fazer um dia o simbolo interagir com objectos em tutoriais, mas se nao têm esse objectivo simplifiquem é importante q o logo seja o mais simples possivel

(outra opiniao sobre o mesmo assunto parecido) mantenham o logo simples e se algum dia for preciso criem uma versao boneco animado (toon) baseado no logotipo

as lagartas estao bem simplificadas

se desejam por uma boca q seja na cabeça do robot nao no corpo, mantenham a bandeira
nao precisam de uma boca para dar um ar mais simpatico ao robot podem arquear os olhos

Exemplos:  :D  ;D ( o exemplo dado foi dos bonecos anime - animacao japonesa ) olhos grandes ou arqueados dao empaticamente a quem observa sinais de confianca - como os bebes - e alegria enquanto que olhos pequenos e bicudos dao as coisas um ar malefico e de pouca confianca

os olhos sao elementos muito expressivos se forem bem utilizados, mas nao alterem o simbolo, uma vez decidido fica como ficar a nao ser q se venha interagir com objectos, ou seja ser um personagem com

versao mais gostada em unanime pelos 3:
http://i307.photobucket.com/albums/nn291/jpfa/lusorobotica_v5.png

mas disseram q a bandeira iria desaparecer em versao pequena (tipo p o pcb) e as riscas das lagartas iriam se juntar como se 1 unico poligono fosse.

experimentar uma versao com olhos  ^^ <-- assim mas redondos (gosto pessoal, tem a ver com o q se quer transmitir)

ignorar a cor de fundo, logo em preto e branco, ver a branco com fundo preto e a preto com fundo branco, o grandiente azul, apesar de ficar bonito, no processo de criar um logo é distractivo, concentrar nas formas e nos tamanhos e no balanço e o q se pretende transmitir

lol isto ainda deu trabalho escrever, mas com esta opiniao profissional gratis acho q era de aproveitar e partilhar convosco
peço-vos se tiverem amigos q percebam do assunto lhes mostrem e q registrem aqui os seus pareceres, bem como os vossos :)

um abraço a todos,
João
Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #57 em: 10 de Janeiro de 2009, 12:33 »
Concordo plenamente João, obrigado por nos transmitires essas ideias, acho que enquanto estava a ler estava a ouvir-me a mim mesmo. Principalmente em termos que manter a simplicidade como algo fundamental!

Vou tentar concretizar algumas ideias e depois partilho.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #58 em: 10 de Janeiro de 2009, 13:09 »
Bem, aqui vão mais umas ideias, gostei dos olhos assim mas quero saber o que acham.

Tem também o arredondado na cabeça e no corpo tanto em cima como em baixo para criar um pouco mais de dinamica, e o lettering com "lusorobótica" com a fonte incial.

Fiz também uma possível versão icon para vermos como fica.


Versão sem esfera no centro da bandeira:

Qual gostam mais?

Ahh concordo com o lettering em separado do logo para utilizarmos um, o outro ou os dois conforme as situações!
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 13:22 por TigPT »

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:Símbolo e Logotipo Lusorobótica
« Responder #59 em: 10 de Janeiro de 2009, 13:47 »
gostei das duas versões mesmo! :D

acho q os olhos  :D <--- assim só em tracejado iriam acabar por desaparecer em versoes mais pequenas
 por isso os olhos intermedios q fizeste estao mto giros

gostei das duas formas da bandeira, acho q a 2a se nota melhor em pequeno

na minha opinião está perfeito n se mexe mais! loool

vamos fazer testes em todos os tamanhos para ver como fica

depois fazemos um tutorial passo a passo como fizemos o logo :)

Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral