collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: RC car  (Lida 33296 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: RC car
« Responder #15 em: 23 de Julho de 2012, 10:40 »
agora fiquei curioso... porque é que dizes que nao devo usar o motor brushless ?

Um motor brushless normalmente tem muita força e aquece imenso, se por algum motivo tiveres um "bug" que bloqueie o motor na velocidade maxima podes queimar aquilo.

Um dos chassis que utilizamos para desenvolver o hound tem um brushless e nas especificações fala numa velocidade de 60km/h a 80km/h, quando o testei no terreno ele foi contra uma parede a velocidade maxima devido a um bug...
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: RC car
« Responder #16 em: 24 de Julho de 2012, 01:36 »
txiii nem me tinha lembrado num promenor desses... ainda bem que realcas isso! ty

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: RC car
« Responder #17 em: 30 de Julho de 2012, 04:00 »
tenho lido umas coisas por ai em projectos semelhantes, e visto o comando da xbox ser wirless, é necessario o PC andar sempre atras pk o receptor vai ligar ao pc, coisa que eu nao queria de todo... entao eu tinha pensado em comprar um novo comando da xbox, mas sem ser wirless apenas  com o cabo USB e assim ligava directamente ao arduino... eu penso que os cabos USB tem apenas 3 fios, GND VCC e o fio de sinal, o que acham desta alternativa ?

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: RC car
« Responder #18 em: 30 de Julho de 2012, 04:21 »
Porque é que não fazes um ou alteras?
É mais fácil... Compras o joystick que basicamente funciona com 2 potenciómetros e depois é só programar da forma que quiseres, até te é capaz de dar mais liberdade para criar algo diferente.
Usas bluetooth, xbee, ou uns módulos rf e está feito.
Acho que assim não vai dar, a não ser que o comando comunique via Serial.
O cabo usb é composto por 4 fios e não 3. O Ground, 5V e 2 para a comunicação.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: RC car
« Responder #19 em: 30 de Julho de 2012, 14:17 »
tenho lido umas coisas por ai em projectos semelhantes, e visto o comando da xbox ser wirless, é necessario o PC andar sempre atras pk o receptor vai ligar ao pc, coisa que eu nao queria de todo... entao eu tinha pensado em comprar um novo comando da xbox, mas sem ser wirless apenas  com o cabo USB e assim ligava directamente ao arduino... eu penso que os cabos USB tem apenas 3 fios, GND VCC e o fio de sinal, o que acham desta alternativa ?

Um arduino é um slave/periférico de usb e não um host, ou seja não lhe podes ligar uma coisa que tipicamente ligas num pc, existe shields que implementam um host de usb, mas é muito limitado e consome muitos recursos ao Arduino.
Usb usa 4 fios, massa, 5v, e dois fios que implementam uma comunicação serial diferencial.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: RC car
« Responder #20 em: 30 de Julho de 2012, 15:29 »
tenho lido umas coisas por ai em projectos semelhantes, e visto o comando da xbox ser wirless, é necessario o PC andar sempre atras pk o receptor vai ligar ao pc, coisa que eu nao queria de todo... entao eu tinha pensado em comprar um novo comando da xbox, mas sem ser wirless apenas  com o cabo USB e assim ligava directamente ao arduino... eu penso que os cabos USB tem apenas 3 fios, GND VCC e o fio de sinal, o que acham desta alternativa ?


Já pensas-te usar um comando na Wii? o Nunchuck??...

Compras o comando, e compras um adaptador para o comando ligar ao arduino e tens um carro telecomandado com acelerometro ou joystick..
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: RC car
« Responder #21 em: 31 de Julho de 2012, 02:12 »
a minha 1º ideia ate era fazer um, mas dps como ando a jogar dirt com o camando da xbox e aquela cena do acelarador é mto fixe, pk a gente acelera um bocadinho ele anda so um bocadinho a gente acelera a fundo ele anda a fundo, e nao estou a ver como iria fazer um sistema desses num comando... agora ter que usar o PC atras, isso nao... uma alternativa era usar o raspberry pi, será que assim ja dava usava o raspberry pi como PC... assim ja pensava duas vezes... outra alternativa era usar um comando da PS3, mas nao sei se tem o promenor do acelarador, ou se o problema se iria repetir como no da xbox ter que andar com o pc atras... mas agora fiquei sem grandes ideias do que usar... para usar os da wii acho que nao é mto pratico para as brincadeiras que eu quero fazer... uma outra alternativa era comprar mesmo um "profissional" mas será que dps dá para usar com os modulos xbee e desistir dos de origem...  o problema é que nao curto mto esses comandos, nao acho nada pratico !!
ate ja encontrei isto: http://www.adafruit.com/blog/2012/04/23/weekend-project-arduino-xbee-ps2-controller-20-channel-universal-project-controller/ mas nao sei ... mesmo assim acho que continuo a perferir o da xbox... se o esquema do raspberry pi funcionasse acho que ia por aqui...
« Última modificação: 31 de Julho de 2012, 02:24 por Bony »

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: RC car
« Responder #22 em: 31 de Julho de 2012, 02:46 »
Não percebi isso do acelerar um bocadinho... Tem um acelerómetro/giroscópio e conforme a inclinação acelera?
Isso podes ser tu a fazer... Se te estás a referir ao joystick, basta comprares 1 ou 2 destes:
http://www.inmotion.pt/store/thumb-joystick

Só tens 6 pinos que são dos 2 potênciómetros... Basta ligares os dois potênciómetros a 5V e ler os valores numa entrada analógica do arduino.
Um dos potênciómetros mede a inclinação para a frente/trás e o outro para o lado do joystick, é fácil... Depois podes enviar os valores lidos para outro arduino que está no carro e o outro arduino decide o que fazer com eles.
Portanto a aceleração não é sempre igual, isto é, se só empurrares o joystick um pouco para a frente podes programar o carro para andar com uma aceleração menor.

Mas se tiveres um comando dum carro telecomandado qualquer também podes alterar, funciona quase da mesma forma, com potênciómetros.

Cumprimentos
Cumprimentos

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: RC car
« Responder #23 em: 31 de Julho de 2012, 03:10 »
hum... com isso era gajo de funcionar como eu queria... entao neste caso iria precisar de 2 joystick´s um para a direcçao e outro para andar para  frente e para traz, mas em ambos tinha que dar para controlar as rotações, no 1º caso é na direccao é um servo, e no segundo ira ser um brushless, e nao queria que cada vez que acelarasse o gajo andasse sempre a fundo queria ir carragando no joystick devagar e ele ir acelarando devagar, mas se puxasse o joystick a fundo ele acelarasse a fundo... dá para fazer assim ?

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: RC car
« Responder #24 em: 31 de Julho de 2012, 03:32 »
Dá, mas não precisas de 2 joysticks, basta 1.
O joystick tem 2 potênciómetros, mas acho que estou a perceber porque é que queres 2... Se quiseres acelerar e virar ao mesmo tempo o valor dos 2 potênciómetros não vai ser máximo, e com 2 joysticks diferentes tens a possibilidade de fazer isso.

Os pinos exteriores do potênciómetro penso que sejam para a alimentação, portanto num deles ligas um cabo aos 5V do arduino e no outro ligas um cabo ao grd. O pino do meio vai-te dar um valor de 0 a 1023. Esse valor varia consoante a posição do joystick. Se o empurrares o máximo para a frente vai mostrar um valor de extremos (1023 ou 0) e se ele estiver na posição normal deverá mostrar um valor de 512 (1023/2).
É uma questão de experimentares.
Depois arranjas forma de comunicar com o outro arduino sem fios, tens módulos RF baratos, Xbee, etc.
No caso do servo, podes utilizar a função map para alterar o valor lido na entrada analógica para o valor equivalente dentro de um intervalo considerado por ti. Se leres um valor de x, utilizando a função map(x,0,1023,0,180) terás um valor equivalente a x no intervalo de 0 a 1023, mas no intervalo de 0 a 180 e assim controlas o ângulo do servo. Como vais trabalhar com brushless vais usar um ESC, logo podes utilizar a mesma função para converter os valores lidos.

Cumprimentos

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: RC car
« Responder #25 em: 31 de Julho de 2012, 04:05 »
estou a perceber :D agora vamos la ver na pratica :P

relativamente e ja que falas.te nisso, é preciso comprar algum esc especifico ?
estou a pensar em comprar este :

http://www.rctrukes.com/517-motor-brushless-vector-x11-135t-stock-spec.html

e possivelmente este brushless:

http://www.rctrukes.com/516-motor-brushless-vector-x11-135t-stock-spec.html

que tal ? tb nao queria uma coisa a andar mto pk dps nao controlo o carro... penso eu...

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: RC car
« Responder #26 em: 31 de Julho de 2012, 04:09 »
Hmm, nisso acho que não sou grande ajuda, mas tens de escolher um ESC que suporte a corrente que o motor precisa e a bateria também tem de ter capacidade de dar a corrente necessária.
Acho que esse motor é muito potente, os que cá tenho são de 1400 Kv acho eu e são muito rápidos, mas não sei, nunca vi nenhum carro a usar motores brushless.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: RC car
« Responder #27 em: 31 de Julho de 2012, 04:17 »
Gosto da parte de que o motor nem sequer diz qual a sua voltagem máxima, nem corrente de stall e free-runing..
Avr fanboy

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: RC car
« Responder #28 em: 01 de Agosto de 2012, 03:34 »
Gosto da parte de que o motor nem sequer diz qual a sua voltagem máxima, nem corrente de stall e free-runing..

o que é a corrente Free-Runing ? estive a pesquisar e nao encontrei nada...

a corrente stall, é a corrente quando o motor está parado nao é ? pelo menos foi o que conclui com a pesquisa...

tenho que ver mais alternativas entao :)

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: RC car
« Responder #29 em: 01 de Agosto de 2012, 03:40 »
Tirem-me uma duvida, tb so mais por curiosidade.

temos este xbee:

http://ptrobotics.com/product.php?id_product=1254 (tem antena interna e tem um alcance de 1 milha.

e temos tambem este:

http://ptrobotics.com/product.php?id_product=1253 ( que por sua vez nao tem antena interna mas tem lá a rosca para meter este tipo de antenas: http://ptrobotics.com/product.php?id_product=1454, certo ? e em ambos os xbee dizem ter um alcanse de 1 milha.)

As minhas questoes sao, o ultimo xbee tem alcance de 1 milha com ou sem a antena ? será que com a antena "externa" iria ter uma alcance ainda maior ? +/- quanto a mais para alem de 1 milha ?