collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Circuito para inverter direcção de uma ESC (Electronic Speed Controller)  (Lida 8766 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Boas,

Gostaria de saber se alguem me pode dar uma ajuda para saber que IC (ou outra coisa qualquer) posso usar para colocar o arduino a inverter a direcção de uma ESC que não tenha essa função.

Não tenho grandes conhecimentos de electronica e já procurei no google, mas só encontrei um exemplo que usava um servo e um switch mecanico para inverter a ligação de duas das 3 coils de uma ESC, embora saiba que funcione, gostaria de saber como o poderia fazer electronicamente atraves do Arduino.

Ou seja, que componente(s) electronico(s) poderia usar para atraves de um pino digital poder fazer esta inversão, sei que não posso só ligar os pinos ao arduino devido a corrente que passa no circuito, e calculo que exista algum IC,Transistor, Triac, etc.. que o possa fazer.

Desde já agradeço as vossas respostas.
"We are legion"

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Circuito para inverter direcção de uma ESC (Electronic Speed Controller)
« Responder #1 em: 11 de Janeiro de 2016, 12:40 »
Muitos ESCs suportam inversão de rotação, podes sempre confirmar pelo manual.
Inverter 3 fases nem sempre é simples quando se tem um sensor hall ou pela indutância para apenas uma direcção.
Podes dizer o motor e ESC que estás a usar?

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Circuito para inverter direcção de uma ESC (Electronic Speed Controller)
« Responder #2 em: 11 de Janeiro de 2016, 13:33 »
Primeira opçao reprogramar o ESC com um software que permita inversão.
Segunda opçao, pelo preço de um ESC, comprar um ESC que venha com esta opçao (normalmente usado em carros)
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Circuito para inverter direcção de uma ESC (Electronic Speed Controller)
« Responder #3 em: 11 de Janeiro de 2016, 13:37 »
Boas,

A ESC que tenho é : http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6456__Hobbyking_SS_Series_15_18A_ESC.html

O motor que tenho é : http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8140__Turnigy_2211_Brushless_Indoor_Motor_2300kv.html

Quanto a comprar outra ESC eu sei que seria a opção mais rapida, mas estou numa de "maker" e não gosto de gastar recursos desnecessariamente, mais não seja pelo simples facto de gostar de aprender coisas novas, quanto a possibildade de reprogramar a ESC, tambem já estive a ver (não extensivamente) e não me pareçe muito facil, ja vi que existem uma simoK que daria para alterar mas tenho de ver se o MCU que está nessa ESC é compativel.
"We are legion"

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Circuito para inverter direcção de uma ESC (Electronic Speed Controller)
« Responder #4 em: 11 de Janeiro de 2016, 13:55 »
Nao creio que esse esc dê para o simonk. Quando falei de usar uma versao de firmware diferente eu estava a pensar ora em simonk ora blheli mas para esse esc desconfio que haja
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Circuito para inverter direcção de uma ESC (Electronic Speed Controller)
« Responder #5 em: 11 de Janeiro de 2016, 14:02 »
Boas,

Entretanto estive a ver, e segundo o site : https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AhR02IDNb7_MdEhfVjk3MkRHVzhKdjU1YzdBQkZZRlE#gid=0

Existe um firmware para esta ESC.

HK-SS18A   15   Atmega   no   yes   P/N   tp_8khz.hex   link   link   tested
HK-SS20A   18   Atmega   no   yes   P/N   tp_8khz.hex   link   link

No entanto, queria saber se sem estar a alterar o firmware eu conseguia fazer um "switch digital" (por me faltar melhor nome) para inveter 2 das 3 coils (é isto que faço fisicamente no quadcopter quando quero inverter a rotação do motor).
"We are legion"

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Circuito para inverter direcção de uma ESC (Electronic Speed Controller)
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2016, 14:13 »
podes tentar usar um relay ou 4 mosfets e um micro ou assim para leres o sinal e fazeres processamento do mesmo. Atenção que usando este método nao podes/deves "trocar as fases" com o motor a andar pelo que para alem disso devias activar o brake do motor e dar tempo para o motor parar antes de voltares a arrancar na direcçao contraria. Isto deve te ficar em mais do que o preço de um esc novo.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito para inverter direcção de uma ESC (Electronic Speed Controller)
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2016, 14:23 »
Para uma ESC que não suporta inversão a única solução é trocar 2 fios do motor entre si. Por forma a poder ser controlado com um Arduino, e tendo em conta que a ESC é de 18A, o mais económico deve ser um relé DPDT
O mais barato na Mouser está por 10€ (sem contra sem stock nem fim de vida), fica mais barato usar outra ESC.
Isto sem falar em perdas extra, ligações, drive do relé, etc.. etc...

Uma solução sem ser eletromecânica é bem mais complexa, nem estou bem a ver como seria possível uma vez que os enrolamentos tanto podem fazer sink como source de corrente, é certamente mais fácil reprogramar a ESC (mesmo com o trabalho que daria se não houvesse fw para ela)

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Circuito para inverter direcção de uma ESC (Electronic Speed Controller)
« Responder #8 em: 11 de Janeiro de 2016, 18:37 »
Para uma ESC que não suporta inversão a única solução é trocar 2 fios do motor entre si. Por forma a poder ser controlado com um Arduino, e tendo em conta que a ESC é de 18A, o mais económico deve ser um relé DPDT
Mas o arduino não controla qualquer que seja a potencia do ESC?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito para inverter direcção de uma ESC (Electronic Speed Controller)
« Responder #9 em: 11 de Janeiro de 2016, 21:06 »
Como tens ESC até 300A, relés podem nem sempre ser uma opção...
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__25608__Turnigy_Fatboy_V2_300A_ESC_4_15S_OPTO_.html