collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mountainboard Electrica - Não é um projecto de robotica mas é fixe na mesma :)  (Lida 7465 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tiobel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
Boas,

Gostaria de partilhar o meu ultimo projecto no forum, mas como não encontrei nenhum sitio mais indicado, decidi coloca-lo aqui.
Se algum administrador o quiser mover está a vontade.

Depois de ter visto algumas imagens e vídeos de skates eléctricos decidi construir um para mim.
A ideia era simples, os quatro motores teriam que andar todos à mesma velocidade, a direcção seria dada pela inclinação da tábua do skate e o comando seria um nunchuck da Wii.



Contudo a ideia evoluiu e em vez de construir tudo de raiz, achei que seria melhor e mais fácil adaptar uma mountainboard e talvez só utilizar dois motores para começar.

1º Passo - Encontrar uma mountainboard sem arruinar o meu orçamento

Após muita procura no ebay, flea markets... lá consegui adquirir um. Estava em bom estado e para este projecto teria que servir.

 

2º Passo - Electrónica e Código

Tendo o Ardway parado, resolvi aproveitar o mesmo controlador de motores, uma vez que só queria usar 2 motores e a voltagem das baterias era 24V, o Sabertooh 2x25 era ideal.

Não querendo também complicar muito, resolvi utilizar um Arduino Uno em vez de montar um ATMEL328 numa board.

Para as baterias, nova mudança de planos, no meu emprego, um colega ofereceu-me dois pack de baterias de um berbequim cordeless. As baterias são de 18V 2Ah, não é o ideal mas para agora terão que servir



O código pode ser encontrado aqui:http://hugogomes.net/Downloads/MSKT1_V1.1.ino

3º Passo - Mecânica

Não estando de momento em Portugal, arranjar um sitio onde pudesse maquinar as peças poderia ter sido muito complicado. Felizmente encontrei a pessoa certa no lugar certo que me ajudou, me deu ideia e construiu toda a parte mecânica :)





Video

Test Motor 1

 

5º Passo - Test drive



Skate pronto para a estrada.

Devido a pouca capacidade das baterias utilizadas (já esperava isto), a volta de teste do MSKT 1 durou +/- 5 minutos.


Alguns dados:

- Corrente de máxima atingida - 30A

- Corrente em repouso - 0,7A

- Corrente em andamento - 8 a 15 A



Mesmo assim é muito divertido andar neste skate.

Cumprimentos,

Hugo Gomes

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Inicialmente tinhas apontado para os 4 motores, ainda os vais meter ou vais ficar pelos dois? Para este tipo de aplicação nao seriam mais eficientes os brushless?

Offline Tiobel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
Não por agora fico só com estes dois. Talvez num futuro próximo construa outro de raiz.

Não utilizei os brushless porque duas razoes, já tinha uma placa controladora de motores e como estou fora de Portugal, fazer peças maquinadas, actualmente para mim, é muito complicado, então tive de fazer o design mais simples possível para a base dos motores. Que basicamente são dois pedaços de metal com os motores em cima e dois pedaços de alumínio que fazem a ligação as rodas.

Naturalmente esta escolha de motores vem com um peso acrescido.

HG