collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: rfDUINO  (Lida 21986 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: rfDUINO
« Responder #15 em: 22 de Dezembro de 2011, 13:03 »
Sim, é para o micro-rato agora a curto prazo para debug e controlo via pc e depois para uns comandos e o que vier depois, o pcb está desenhado, falta mandar fazer e fazer a encomenda a Mouser dos componentes para a mesma.
Avr fanboy

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: rfDUINO
« Responder #16 em: 22 de Dezembro de 2011, 14:23 »
Senso... e que tal partilhares aí a tua experiencia? ;)
Mostra-nos o que estas a fazer!
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: rfDUINO
« Responder #17 em: 22 de Dezembro de 2011, 14:30 »
Ainda só existe mesmo o pcb em Eagle que precisa de uma revisão para usar os módulos que vocês estão a usar, que por agora só tem para o RFM12b, mas o nRF parece-me mais interessante e mais simples de usar, fica aqui um print:


A placa tem cerca de 64x29mm
Avr fanboy

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: rfDUINO
« Responder #18 em: 22 de Dezembro de 2011, 14:50 »
Referia-me ao micro-rato! Mas a tua resposta serve para o Fet e o Mauro.

Sugiro a criares 1 ou dois topicos para estes projecto que são bastante interessantes! (tenho mais curiosidade no micro-rato claro!)  ;D
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: rfDUINO
« Responder #19 em: 22 de Dezembro de 2011, 14:54 »
Essa placa faz efectivamente parte do micro-rato, mas é um projecto que está ainda muito verde, e ainda com muito trabalho por fazer, mas vou falar com os restantes menbros para saber se são a favor de publicar o projecto antes da competição, mas não sei se irão aceitar.
Por enquanto tambem temos poucas coisas visiveis, muitas breadboards com fiarada por todo o lado, e muito muito código que nos tem dado cabo da cabeça.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: rfDUINO
« Responder #20 em: 22 de Dezembro de 2011, 15:48 »
Bom projecto malta, estou a gostar de ver o pessoal a mexer-se e a inventar e fazer coisas novas :)

Sugiro que deiam uma olhadela no Atmega32u4 que o senso já referiu. Conheci há dias um projecto de um arduino-derivado (https://bitbucket.org/fmalpartida/vinciduino/wiki/Home) que o usa e fiquei espantado quando vi o preço dele na mouser (http://pt.mouser.com/Search/ProductDetail.aspx?R=ATMEGA32U4-AUvirtualkey55650000virtualkey556-ATMEGA32U4-AU). Tendo em conta que inclui interface USB, acho que é de dar uma olhadela...

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: rfDUINO
« Responder #21 em: 22 de Dezembro de 2011, 16:38 »
Viva pessoal,

@senso, o teu projecto está com mto bom aspecto! continua!

@Njay, agradeço as sugestão, iremos dar uma vista de olhos nesse micro! no entanto para esta versão iremos usar o 328 porque pelo que vi rapidamente o Atmega32u4 comsome um bocado mais e para uma aplicação a bateria não seria tão bom, no entanto para a versão breadboard ... fica a ideia!  ;D

Vou-vos deixar com fotos dos protótipos (versão PIC) dos módulos:



Incluimos uma foto com o arduino UNO para comparação do tamanho.

Cumps, Mauro e Pedro.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: rfDUINO
« Responder #22 em: 22 de Dezembro de 2011, 17:29 »
A placa parece muito boa, o tamanho, o step up e o transceiver parecem uma boa combinação, parabéns

na versão atmega328 eu removia o ft232 e o companhia e deixava apenas a header ftdi, ficava com mais espaço livre, assim podiam acrescentar headers para todos os GPIO do ic e baixava o custo de fabrico...

também já tinha pensado em fazer qualquer coisa do género com esses módulos visto serem estupidamente baratos e fáceis de usar...

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: rfDUINO
« Responder #23 em: 22 de Dezembro de 2011, 17:47 »
Parabens pelo projecto.

Uma duvida, o modulo RF está soldado a board, mas não seria melhor colocar apenas o receptaculo para poder mudar de modulos? Pois existem esses modulos com amplificador e antena que podem ser um upgrade interessante.

Se não estiver soldado, então esqueçam o que escrevi! :)




Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: rfDUINO
« Responder #24 em: 22 de Dezembro de 2011, 18:12 »
Viva pessoal,

@CBX, a versao "portatil" nao terá o ftdi, só header para o ftdi cable. apenas a versão breadboard terá assim o módulo pode ser mais barato e alem disso nao consome tto.  :)

@marvin, se conseguirmos levar isto em frente, será uma produção em pequena escala! :D com um pco de jeito até podem escolher os componentes que querem  ;D  mas a ideia do encaixe é boa, mas também tem o inconveniente de ficar mais alto, caberá à pessoa ponderar os prós e contras.

Cumps, Mauro.

Offline FET_Destroyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 213
    • Fet Destroyer
Re: rfDUINO
« Responder #25 em: 22 de Dezembro de 2011, 19:13 »
Boas
Eu e o mauro hoje andamos em fase de testes e com os módulos protótipos conseguimos uma distancia de 60m @ 250kbps em espaço aberto. Provavelmente dará mais mas ficamos sem espaço para testar.

Cumps

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: rfDUINO
« Responder #26 em: 22 de Dezembro de 2011, 22:20 »


@marvin, se conseguirmos levar isto em frente, será uma produção em pequena escala! :D com um pco de jeito até podem escolher os componentes que querem  ;D  mas a ideia do encaixe é boa, mas também tem o inconveniente de ficar mais alto, caberá à pessoa ponderar os prós e contras.


Claro q conseguem levar para a frente! A questão era mm poder trocar o modulo em "runtime" se fosse necessario.

Boas
Eu e o mauro hoje andamos em fase de testes e com os módulos protótipos conseguimos uma distancia de 60m @ 250kbps em espaço aberto. Provavelmente dará mais mas ficamos sem espaço para testar.


Eu acho que conseguem melhor, eu em casa cheio de interferencias consigo cobrir a casa toda (120m^2) com 1Mbps, isto com o modulo "stock" sem antena de ganho.

Continuação de bom trabalho!
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: rfDUINO
« Responder #27 em: 22 de Dezembro de 2011, 23:30 »
Viva pessoal,

Marvin, estás a usar estes módulos com o nrf?

Cumps, Mauro.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: rfDUINO
« Responder #28 em: 23 de Dezembro de 2011, 11:12 »
Viva pessoal,

Marvin, estás a usar estes módulos com o nrf?

Cumps, Mauro.

Estou a usar os modulos da nordic, n sei bem ser era essa a pergunta. São iguais aos que tens com antena patch, Nrf24L01P, a configuração que estou a usar é com 1Mbps e penso que com o enhanced shockburst activo.

Não tenho aqui o codigo para dizer exactamente a configuração que tenho, mas assim q tiver tempo vejo isso.

Espero ter ajudado.

p.s. ainda n testei os modulos em campo aberto
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: rfDUINO
« Responder #29 em: 27 de Dezembro de 2011, 16:38 »
Viva pessoal,

Antes de mais espero que o natal tenho sido do agrado de todos :)

Hoje gostaria de dar a noticia que o rfDUINO está um passo mais próximo de se tornar realidade, enviamos as pcbs para serem fabricadas, é a primeira vez que o fazemos, vamos ver como corre.


Cumps, Mauro.