collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Cubieboard  (Lida 15095 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Cubieboard
« em: 08 de Outubro de 2012, 07:20 »
CubieBoard - Já conheciam esta alternativa ao RaspberryPI?



Especificações:
  • 1G ARM cortex-A8 processor, NEON, VFPv3, 256KB L2 cache
  • Mali400, OpenGL ES GPU
  • 512M/1GB DDR3 @480MHz
  • HDMI 1080p Output
  • 10/100M Ethernet
  • 4GB Nand Flash
  • 2 USB Host, 1 micro SD slot, 1 SATA, 1 ir
  • 96 extend pin including I2C, SPI, RGB/LVDS, CSI/TS, FM-IN, ADC, CVBS, VGA, SPDIF-OUT, R-TP..
    Running Android, Ubuntu and other Linux distributio

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Cubieboard
« Responder #1 em: 08 de Outubro de 2012, 19:00 »
Bem engraçado. Não conhecia. Quanto e que custa?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Cubieboard
« Responder #2 em: 08 de Outubro de 2012, 19:13 »
Há tanta coisa dessa que até enjoa lol, 99% é baseado no Allwinner A10, é só pesquisar por esse nome que têm N boards do género da RPi.
Por exemplo o(a?) OLinuXino:
https://www.olimex.com/Products/OLinuXino/

Eles tinham fotos no site antigo, devem andar por esse algures, tens a Gooseberry:
http://gooseberry.atspace.co.uk/

E mais umas quantas.
Avr fanboy

Offline dimitri9494

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: Cubieboard
« Responder #3 em: 08 de Outubro de 2012, 19:35 »
Enjoa porquê... quanto mais melhor... essas boards podem dar geito para muitas coisas....

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Cubieboard
« Responder #4 em: 08 de Outubro de 2012, 19:41 »
Porque no caso da RPi, o software é closed sourced e distribuido como um blob binário, não falo do OS, mas do código que trata do boot do processador, e do driver da placa gráfica, á muita coisa que não é suportada, e por exemplo o interface com a camera é um interface de alta velocidade, mas como precisas de assinar um NDA para teres acesso á datasheet, e comprar para ai 1 milhão de chips desses por mês, não o podes usar como um interface de alta velocidade(centenas de vezes mais rápido que os pinos de IO).

No resto dos casos o Allwinner é a mesma coisa, blobs binários no melhor dos casos, sim têm feito reverse engineering aos drivers, mas uma coisa é fazer isso para ter os drivers mais abertos, outra coisa é ter uma datasheet e saber o que todos os registos fazem e do que é capaz realmente o chip, para além de que basta a fábrica lá da china achar que o A10 já não vende e puff acabou-se o chocapic.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Cubieboard
« Responder #5 em: 08 de Outubro de 2012, 20:25 »
oh senso também só botas abaixo lool
Não se pode ter tudo e também não podemos pedir às empresas que nos dêem tudo e mais alguma coisa. Sinceramente acho que mal por mal ter estas placas disponíveis a estes preços é muito bom :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Cubieboard
« Responder #6 em: 08 de Outubro de 2012, 20:29 »
Mas tipo, vais a ver, e tirando a parte de ser um half-computer por 50€, não é assim tão potente como isso, por uns 60-80€ compras uma mini-itx um pouco mais capaz, e sempre é tudo mais open que essas placas supostamente open-source.
Não é botar abaixo, é mais eu não achar piada ao hype gerado em torno dessas coisas, 90% do hype é porque alguem tem uma loja, que quer vender tralha para essas placas, tipo Adafruit e make, o resto é fan bandwagon, estas coisas só me lembra o Arduino, uma dev-board não prestava, um Arduino é a loucura, isso a mania de meterem Xduino e tudo e mais alguma coisa, é daquelas coisas que me irrita profundamente lol
Avr fanboy

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Cubieboard
« Responder #7 em: 08 de Outubro de 2012, 22:30 »
senso,
compreendo perfeitamente a tua critica mas tens de ver que há mercado para este tipo de produtos, por muito que não gostemos destas tendências.
Pela maneira como criticas estes produtos, também nunca existiriam os mini-itx, porque por um pouco mais de dinheiro fazias um computador a "sério". Os mini-itx foram concebidos porque havia mercado para os mesmos e acredito que estas placas tipo RaspPI, dentro de um futuro próximo,sejam uma alternativa viável aos mini-itx.
Fugindo ao tópico, dou-te um exemplo muito semelhante: os netbooks com Atom e 1GHz de memória a preços quase idênticos aos notebooks - Concordas? eu não, mas existem!
em relação ao Arduino: que alternativas tens no mercado para este tipo de produtos? Eu não conheço nenhuma. Poderás dizer que é preferível fazeres a própria pcb, o teu projecto, escolher o micro certo, programá-lo, etc, etc,  mas por 20€ quem é que quer ter esse trabalho? Tenho a certeza que é isto que muitos pensam, embora não seja a minha opinião, pois prefiro ser eu a fazer todo o projecto.
Agora é mesmo offtopic:
Gosto de áudio e, para não falar no analógico que isso é outro assunto, gosto do DAT e do CD mas sou totalmente contra o MP3 e afins porque retiraram a qualidade existem no áudio digital  para evoluírem para as tendências comerciais: mais pequeno, portátil, "add-on" para telemóvel,etc, mas acredito que ouves musica em MP3, hein?  ;)

Abraço
 

StarRider

  • Visitante
Re: Cubieboard
« Responder #8 em: 18 de Outubro de 2012, 04:05 »
Boas,

Essas criticas são injustificadas, quem não quer usar um OS pode usar as board pelo hardware e escrever o seu firmware conforme se faz em qualquer outro MCU com periféricos, e euro por euro estas boards SÃO EXTREMAMENTE POTENTE !

De resto, tudo depende do fabricante, a Olimex (fabricante Europeu), por exemplo, até disponibiliza os schemas das suas implementações ... e um excelente suporte técnico, qualquer pessoa que venha do Arduino ao fim de 4 dias está a programar uma OLINUXINO.

As Beagle idem, idem , aspas, aspas ... mas estas são bem mais caras que as da Olimex.

No caso das Raspberry as boards fazem o que anunciam, e fazem-no muito bem, mas é a tal coisa, existem gostos para tudo, temos é que os saber respeitar.

Abraços,
PA

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Cubieboard
« Responder #9 em: 31 de Outubro de 2012, 14:37 »

Cada vez surgem mais boards ARM para desenvolvimento, parece que 2013 vai ser o ano da ARM chegar às mãos de todos os que ainda não tinham experimentado.

Neste caso destaca-se o acesso SATA e 96 Pin out

Citar
1G ARM cortex-A8 processor, NEON, VFPv3, 256KB L2 cache
Mali400, OpenGL ES GPU
1GB DDR3 @480MHz
HDMI 1080p Output
10/100M Ethernet
4GB Nand Flash
2 USB Host, 1 micro SD slot, 1 SATA, 1 ir
96 extend pin including I2C, SPI, RGB/LVDS, CSI/TS, FM-IN, ADC, CVBS, VGA, SPDIF-OUT, R-TP..
Running Android, Ubuntu and other Linux distributions

http://www.indiegogo.com/cubieboard

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Cubieboard
« Responder #10 em: 31 de Outubro de 2012, 15:34 »
Desta vez era eu que não tinha visto o tópico anterior :P

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Cubieboard
« Responder #11 em: 31 de Outubro de 2012, 16:15 »
Desta vez era eu que não tinha visto o tópico anterior :P

 ;D
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Cubieboard
« Responder #12 em: 10 de Novembro de 2012, 20:34 »
parece me mais interessante que o raspberry pi a nivel de hardware
mas perfeito era se desse para transformar num media center tal como se faz com raspberrypi, por exmplo utilizando xbmc
« Última modificação: 10 de Novembro de 2012, 20:51 por pmj_pedro »

Offline KaliKeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 87
    • DJ Puto_P
Re: Cubieboard
« Responder #13 em: 10 de Novembro de 2012, 20:52 »
parece me mais interessante que o raspberry pi a nivel de hardware
mas perfeito era se desse para transformar num media center tal como se faz com raspberrypi, por exmplo utilizando xbmc

Em principio dará... E com a vantagem que tem IR integrado :)

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Cubieboard
« Responder #14 em: 10 de Novembro de 2012, 20:56 »
parece me mais interessante que o raspberry pi a nivel de hardware
mas perfeito era se desse para transformar num media center tal como se faz com raspberrypi, por exmplo utilizando xbmc

Em principio dará... E com a vantagem que tem IR integrado :)

Se tivesse a certeza que sim acho que comprava mt rapido ja que o preço agr é 59dollars