collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Medir Agua que está no Poço  (Lida 17421 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #45 em: 14 de Outubro de 2017, 09:33 »
Citar
Solução limpinha e sem espinhas.

assim como a soluçao que apresentei tambem, com a vantagem de nao precisar de manutençao periodica.
nem implicar ir á pesca da boia com o sensor dentro do poço.
Nem acarretar a possibilidade de o isolamento do cabo ficar corroido pelo ambiente e fazer curto circuito nos fios.

Na soluçao dos reedswitchs nem sequer é preciso andar a fazer conversoes de currente ou do que quer que seja.
Simplesmente é uma ligaçao directa as entradas do micro e um simples loop no codigo a ler as entradas com o formato binario ou ate nem isso, basta identificar cada entrada com cada nivel metrico do poço e dizer ao processador que quando estiver activa a entrada xp.to mandar parar o motor da bomba desactivando o contactor do mesmo.

Aposto que ate com um rele de nivel se consegue fazer isso directamente dos reedswitchs.
A quantidade de switchs que se usar estara directamente relacionada com a precisao da medida que se quer ter.

Alem disso um tubo pvc de 1/2 ou de 1 polegada é relativamente barato nem traz complicaçoes no seu uso,
nem a boia de esferovite mesmo que esteja um pouco degradada ao fim duns anos ainda vai continuar a boiar correctamente agarrada ao tubo, mas quem diz esferovite tambem diz outros materiais leves que sirvam para isso.

ambas as soluçoes sao limpinhas e sem espinhas, mas a soluçao mecanica, torna-se mais eficaz que a soluçao electronica precisamente pelo que apontei acima.

nem sempre é preciso aplicar grandes soluçoes de engenharia para resolver problemas simples.
quanto mais engenharia nalguns casos menos eficaz é a soluçao.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #46 em: 16 de Outubro de 2017, 11:34 »
Citar
nem implicar ir á pesca da boia com o sensor dentro do poço.

Os reed switch conseguem não ser sensores e ficam fora do poço?

Citar
Nem acarretar a possibilidade de o isolamento do cabo ficar corroido pelo ambiente e fazer curto circuito nos fios.

Consegue ligar os reeds sem fios?

Citar
Na soluçao dos reedswitchs nem sequer é preciso andar a fazer conversoes de currente ou do que quer que seja.

E como vai saber se eles estão abertos ou fechados sem aplicar uma tensão? E, se ele tiver aberto, não vai aplicar uma resistência pull down para não deixar a entrada em aberto? E, essa resistência, não é igual à resistência conversora de corrente em tensão?


Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #47 em: 16 de Outubro de 2017, 11:39 »
Citar
nem sempre é preciso aplicar grandes soluçoes de engenharia para resolver problemas simples.

Para que quer um micro se pode colocar o reed em serie com a bobina do contactor?

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #48 em: 16 de Outubro de 2017, 16:24 »
Citar
nem sempre é preciso aplicar grandes soluçoes de engenharia para resolver problemas simples.

Para que quer um micro se pode colocar o reed em serie com a bobina do contactor?


quem começou a falar de sensores e tecnologias xpto, para impedir que um motor de bomda de agua continue a trabalhar a prtir dum certo nivel de agua, nao fui eu, ate andei bastante calado neste topico...

Quando começei a ver que a "engenharia" nao conseguia engenhar nada sem entrar em discordancia é que eu resolvi apresentar uma soluçao ja usada por mim ha uns anos atras e que resultou na perfeiçao.

quem andou a ver sensores de pressao de maquinas de lavar e assim, nao fui eu...

e sim ate pode ser um reed switch a controlar directamente a bobine do contactor, ate os ha para 230 VAC, por isso...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #49 em: 16 de Outubro de 2017, 16:30 »
Citar
nem implicar ir á pesca da boia com o sensor dentro do poço.

Os reed switch conseguem não ser sensores e ficam fora do poço?

esta pergunta nao me faz sentido. Objectos inanimados nao conseguem nada.
O acto de conseguir algo é inerente á condiçao de seres vivos.
Nao tou a ver um par de contactos magneticos "conseguirem" subir o poço...


Citar
Nem acarretar a possibilidade de o isolamento do cabo ficar corroido pelo ambiente e fazer curto circuito nos fios.

Consegue ligar os reeds sem fios?
Quem disse que ia ligar os reeds sem fios?

Citar
Na soluçao dos reedswitchs nem sequer é preciso andar a fazer conversoes de currente ou do que quer que seja.

E como vai saber se eles estão abertos ou fechados sem aplicar uma tensão? E, se ele tiver aberto, não vai aplicar uma resistência pull down para não deixar a entrada em aberto? E, essa resistência, não é igual à resistência conversora de corrente em tensão?

De forma muito simples. Se por acaso ja tivesse usado automatos tambem conhecidos por plc's, saberia que tem entradas optoisoladas que pdoem ser usadas directamente com qualquer nivel de tensao dentro da sua gama de trabalho sem precisar pendurar resistencias de pulldown ou pullup.
Como só consegue "ver" entradas digitais de microprocessadores, nao consegue imaginar que existem automatos que tanto podem ter a entrada a 230VAC como a 12 VDC como completamente em aberto e continuam a funcionar perfeitamente bem.
Num arduino basta acrescentar optoisoladores nas entradas digitais que tem o mesmo efeito ;)


Pensava eu que percebia pouco de electronica... afinal...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #50 em: 16 de Outubro de 2017, 16:59 »
e ja agora deixo aqui um texto assim à laia de psicologia robotica...

e com esta psicologia, termino a minha participaçao neste topico. se o autor do mesmo quiser saber como fazer com os reed-switchs e o tubo de pvc mande-me uma MP que eu faço-lhe o desenho.

Tirando isso nao vai ser aqui que vou "iluminar" o raciocinio daqueles que mais iluminados se sentem...

Tarde feliz...

Citar
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista. E então eles protegem-nos, cultivam-nos e defendem-nos.

Vós direis: «Mas toda a gente tem esse defeito!» Eu sei, é mesmo o defeito mais comum: a teimosia das pessoas em se agarrarem às suas maneiras de sentir e de ver as coisas, como se não houvesse nada melhor nem mais verídico do que as suas opiniões e as suas crenças.

Elas não procuram saber de que região de si próprias lhes vêm tais opiniões e tais crenças, nem por que têm essas convicções e não outras. Deixam-se ir atrás delas cegamente.

E é por isso que a Terra se tornou o palco onde todos se confrontam, cada um tentando fazer triunfar pontos de vista inspirados pelos seus interesses, pelas suas cobiças, pelos seus caprichos, ou simplesmente pelos seus humores.

Por que é que é preciso acontecerem-lhes coisas desagradáveis e imprevistas para eles acabarem por reconhecer que fizeram certos erros de julgamento e agiram por motivos detestáveis?"

Omraam Mikhaël Aïvanhov
[/i]
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #51 em: 16 de Outubro de 2017, 17:31 »
Ou seja,  caro pretende apenas ligar e desligar um contactor mas para aperfeiçoar a coisa espeta-lhe com um micro mas parece-lhe estranho ligar a esse micro algo que consiga medir efectivamente a altura da coluna de água.  Hmmmm....

Citar
Quem disse que ia ligar os reeds sem fios?

Disse o LVirtual, implicitamente, quando defendeu que a suas solução ...:

Citar
Nem acarretar a possibilidade de o isolamento do cabo ficar corroido pelo ambiente e fazer curto circuito nos fios.


Ainda não explicou porque pretende usar um micro para interligar um reed a um contactor e sem que esse acréscimo não corresponda a uma complicação disparatada.

Venha o desenho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #52 em: 16 de Outubro de 2017, 22:57 »
LR, onde uma bóia e um motor se transformam em discussões filosóficas.

 ::)
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #53 em: 17 de Outubro de 2017, 18:28 »
Melhor que não haver discussão nenhuma  ::)

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #55 em: 24 de Outubro de 2017, 16:19 »
Passei aqui para ver como isto andava e ainda se anda a medir a água do poço... falta de água não é problema aqui.

Tal como disse, acho que se andam a inventar problemas só para se dizer que se tem soluções.
Um problema tão simples com uma história de resolução tão longa...

Força.
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #56 em: 24 de Outubro de 2017, 17:05 »
Tipico fórum que está para morrer! Enfim..... O facto de as pessoas darem soluções/propostas não tem nada de mal! Muito pelo contrário...até acho positivo (como já foi comentado "Melhor que não haver discussão nenhuma  ::)" pelo Njay

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #57 em: 12 de Novembro de 2017, 18:14 »
Ainda existe água no poço ou nem por isso!?  ;D :D

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #58 em: 14 de Novembro de 2017, 03:59 »
bem... depois de tao complicado medir o raio da agua que tenho, mandei uma pedra lá para dentro com uma corda e tirei a medida cá fora :P

depois mandei afundar e medi novamente, da mesma forma, já que a electronica não se aplica lá muito bem a esta situação...

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #59 em: 14 de Novembro de 2017, 10:44 »
bem... depois de tao complicado medir o raio da agua que tenho, mandei uma pedra lá para dentro com uma corda e tirei a medida cá fora :P

depois mandei afundar e medi novamente, da mesma forma, já que a electronica não se aplica lá muito bem a esta situação...

Epá aplica-se, mas tens que ir por tentativa erro. Já foram dadas várias opções, agora é testar! Como acontece neste forúm, infelizmente, toda a gente tem razão e a malta acaba por se atropelar uns aos outros.

Vai fazendo testes e vai colocando os resultados! Afinal, nunca existe uma só opção para um problema!