collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: VU meter com Atmega328p e lcd16x2  (Lida 44619 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #15 em: 14 de Janeiro de 2011, 17:08 »
É código assembly que não depende de registos, em principio corre nos antigos megas e nos atmegas, desde que tenhas ram funciona em qualquer um, com 64 pontos ocupa se não me engano 300-350 bytes de ram.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #16 em: 14 de Janeiro de 2011, 17:45 »
É código assembly que não depende de registos, em principio corre nos antigos megas e nos atmegas, desde que tenhas ram funciona em qualquer um, com 64 pontos ocupa se não me engano 300-350 bytes de ram.

Eu sei, mas há sempre um ou outra instrução que pode ser diferente.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #17 em: 14 de Janeiro de 2011, 23:24 »
Esta é a página original:
http://elm-chan.org/works/akilcd/report_e.html

Pelo menos em todos os Atmega corre.
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #18 em: 20 de Janeiro de 2011, 08:00 »
Hoje deu-me para inventar no Eagle e tentar desenhar uma coisa a sério em vez de seguir o tutorial da Sparkfun e esquecer o assunto.
Portanto, aqui vai desgraça, é supostamente o circuito de condicionamento de sinal, headers para meter o lcd por cima, entrada audio, um atmega328, mas provavelmente um atmega8 faz a mesma coisa, e um regulador de tensão.
Que dizem disto:




Acho que tem um monte de saltos de um plano para o outro, provavelmente irei refazer tudo de novo e mudar algumas coisas de sitio, e talvez arriscar e passar tudo para smd assim sempre ficava com uma placa para aprender a soldar smd's.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2011, 08:03 por senso »
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #19 em: 20 de Janeiro de 2011, 12:33 »
evita os cantos em L, de resto não parece mal...

e visto teres os planos de GND não precisas de ligar com pistas os GND, o "ratsnest" fazia isso sozinho  :P
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2011, 12:35 por CBX »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #20 em: 20 de Janeiro de 2011, 12:45 »
Tenho de ir corrigir isso, e correr o DRC para ver se dá para mandar fazer umas placas lol.
Se não fosse a resistência e o led ficava tudo por baixo do lcd, vá, o LM7805 deve ter de se dobrar para fora e meter um dissipador para não assar, ainda hoje vou refazer a placa só para aprender a routear eheh.
Obrigado pelo comentário CBX.
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #21 em: 20 de Janeiro de 2011, 13:06 »
o regulador podes sempre usar o 78XXL da biblioteca v-reg, sempre ficas com a "footprint" na placa e facilita a dissipação sem necessidade de usar um dissipador

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #22 em: 20 de Janeiro de 2011, 13:14 »
Eu sei, não tenho é espaço para ele debaixo do lcd, pelo menos agora, vou almoçar e logo á tarde volto a dar no Eagle!
Avr fanboy

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #23 em: 20 de Janeiro de 2011, 23:17 »
Não conseguiste passar os dados do som através de USB? vi um post teu no fórum do arduino.
Pois queria fazer um VU meter com uma matriz de LEDs para colocar numa ciaxa de PC, mas preferia fazer através de USB, tenho 5 ou 6 fichas de USB diferentes, e só uma de som... que muitas vezes é para os earphones  :P

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #24 em: 20 de Janeiro de 2011, 23:42 »
Mas eu uso um cabo em Y para ligar a este "projecto", até porque sem nada ligado a par com a entrada dos op-amps como usam tão pouca corrente pelo menos no meu portatil a saida de som nem sequer liga lol, sente que tem ficha ligada, mas como não tem carga a pedir corrente não liga.
Por usb, ainda andei ás voltas com o SDK do Winamp, mas aquilo está meio morto e super complexo, tens de andar a declarar arrays assim á sorte e por magia caem lá os dados, mas tem montes de variaveis pelo meio, e o resultado foi que nem me quis chatear, assim sempre aprendi um bocadinho sobre filtros analógicos, se bem que é para continuar a inventar.
Com este código facilmente se altera por exemplo para uma matriz de leds RGB por exemplo que ficava muito giro, eu vou tentar mandar uns pcb's disto só para perceber como funciona gerar gerbers e essas coisas todas e depois ficar com uma base para copos porque tem um monte de pistas trocadas lol.
Avr fanboy

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #25 em: 21 de Janeiro de 2011, 00:10 »
Ah, então só funciona com phones ligados? por vezes uso só a coluna do PC, talvez fique bem mais simples usar só um microfone num pino analógico, assim sempre posso usar com tudo, basta por na próximidade de qualquer fonte de som  :P

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #26 em: 21 de Janeiro de 2011, 00:11 »
Não, ainda tenho de ir rever a coisa na breadboard que é para adicionar mais umas funções, mas com uma resistência pull-down vai ao sitio.
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #27 em: 23 de Janeiro de 2011, 00:13 »
senso, e onde estás a pensar fazer a PCB?

Tem atenção às duas camadas que estás a usar. Se utilizares só uma fica-te mais barato e como é uma placa relativamente simples se calhar até tu a fazias. O problema de ser single-layer é mesmo o routing :D

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #28 em: 23 de Janeiro de 2011, 13:12 »
senso, e onde estás a pensar fazer a PCB?

Tem atenção às duas camadas que estás a usar. Se utilizares só uma fica-te mais barato e como é uma placa relativamente simples se calhar até tu a fazias. O problema de ser single-layer é mesmo o routing :D

O mais barato depende de ode vai fazer, se vai mandar fazer numa empresa o preço é o mesmo.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: VU meter com Atmega328p e lcd16x2
« Responder #29 em: 23 de Janeiro de 2011, 17:39 »
senso, e onde estás a pensar fazer a PCB?

Tem atenção às duas camadas que estás a usar. Se utilizares só uma fica-te mais barato e como é uma placa relativamente simples se calhar até tu a fazias. O problema de ser single-layer é mesmo o routing :D

O mais barato depende de ode vai fazer, se vai mandar fazer numa empresa o preço é o mesmo.

Single-layer ao mesmo preço de double-layer (com furos metalizados incluídos)? Onde?