collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória  (Lida 12802 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #15 em: 27 de Setembro de 2010, 20:39 »
será que existe mais alguém interessado assim como disponível?! ou seria mais da opinião de um grupo "contratar" um formador, de preferência através de um centro de formação... mas assim também não seria mau de todo... eu por mim se alguém interessado em picaxe partilho o meu conhecimento com todo o gosto... de resto  :(
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #16 em: 27 de Setembro de 2010, 20:41 »
Tambem estou disposto a partilhar os meus conhecimentos... embora os mais velhos nao necessitem os mais novos sim :)


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #17 em: 27 de Setembro de 2010, 20:51 »
No avrfreaks tens uma grande coleção de bons tutoriais, no forum já tens alguns tambem.
Sim, é por spi, mas não é só ligar o spi e está a andar, já deves ter lido no teu computador algures as palavras FAT16,FAT32 ou NTSC, isso são sistemas de ficheiros e muito basicamente são as regras de como e onde se guardam as coisas num disco e como é que se diz ao computador onde é que essas mesmas coisas estão, isso envolve alguma programação, dai o sena dizer que tens de ter uma stack a correr que é para ter esses parametros todos vigiados que é para tudo funcionar certinho.
Quanto a dar aulas de avr em portugal, acho que é rara a pessoa que trabalha com avr's em Portugal, o melhor é ler os tutoriais e tirar as duvidas aqui.
Avr fanboy

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #18 em: 27 de Setembro de 2010, 20:55 »
No avrfreaks tens uma grande coleção de bons tutoriais, no forum já tens alguns tambem.
Sim, é por spi, mas não é só ligar o spi e está a andar, já deves ter lido no teu computador algures as palavras FAT16,FAT32 ou NTSC, isso são sistemas de ficheiros e muito basicamente são as regras de como e onde se guardam as coisas num disco e como é que se diz ao computador onde é que essas mesmas coisas estão, isso envolve alguma programação, dai o sena dizer que tens de ter uma stack a correr que é para ter esses parametros todos vigiados que é para tudo funcionar certinho.
Quanto a dar aulas de avr em portugal, acho que é rara a pessoa que trabalha com avr's em Portugal, o melhor é ler os tutoriais e tirar as duvidas aqui.

Tipo o pessoal juntava-se ... aranjava-se uma plantaforma tipo cursos com videos e isso... e com chat... e ajudavamos uns aos outros....

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #19 em: 27 de Setembro de 2010, 21:03 »
Mas um tutorial faz quase mais ou menos isso, se quiserem posso escrever uns quantos assim mesmo mesmo básicos e muito bem explicadinhos sem palavras estranhas e sempre com muitos exemplos bem explicados.
Melhor só juntar o pessoal todo, um monte de pc's, e siga explicar e experimentar, porque ou é isso ou aulas via web é o mesmo que um tutorial.
Avr fanboy

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #20 em: 27 de Setembro de 2010, 21:04 »
pois mas uma viagemzita do funchal pra ai sai carito...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #21 em: 27 de Setembro de 2010, 21:05 »
Então, via web falar numa webcam ou ler tutoriais e tirar as duvidas via forum vai dar no mesmo, isto na minha opinião.
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #22 em: 27 de Setembro de 2010, 21:17 »
sim... não deixas de ter razão senso....
quando aos formatos FAT, FAT32 e NTSF sim, conheço, a questão é que posso formatar o cartão no formato que melhor der para programar (certamente acredito que seja o FAT), agora através deste protocolo SPI só da mesmo com um auxiliar pic ou atmel?!

já agora micro C permite programar directamente um pic?!
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #23 em: 27 de Setembro de 2010, 21:22 »
Ups, NTSC é codificação de cores/imagens nas tvs lol.
O melhor para o programa mesmo é sem sistema de ficheiros lol, mas depois o pc não é capaz de o ler.
O picaxe tambem suporta spi, mas tu nunca consegues fazer uma stack funcional em basic, nem com a memória/ram que tens disponivel com o mesmo.
Depois precisas de um programador, e de um pic novo porque o que tens já tem dentro o interpretador de picaxe.
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #24 em: 27 de Setembro de 2010, 21:26 »
sim, eu sei... eu tenho um ou dois pic sem bootloader em que na qual obviamente não uso... também porque foi-me dito que necessitava de uma placa "própria" para programar (por isso mudei logo para picaxe devido a sua simplicidade)

é necessário de uma memoria assim tão grande so para criar um ficheiro num cartão?!
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #25 em: 27 de Setembro de 2010, 21:29 »
mas em português, para ser mais fácil  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #26 em: 27 de Setembro de 2010, 21:30 »
Precisas de ram, coisa que no picaxe pelo que percebi é muito muito limitada e não tens coisas como ponteiros nem tens acesso directo ao spi e coisas assim.
Sim, precisas de um programador, mas se o teu pc tiver uma porta serial nativa não são mais que umas resistencias e condensadores e uns fios, para avr basta isso.
Eu escrevo sempre em portugues lol, o meu ingles é muito mau.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #27 em: 27 de Setembro de 2010, 21:34 »
pois.... mas so que eu arduino mal sei programar quanto mais avr ou pic  :-\

mas o protocolo usado para programar o cartão não é por SPI?!

Sim, a comunicação é SPI.

Mas para poderes ler/escrever num PC, os dados que gravaste com o micro, tens que o fazer em FAT e ter a stack a corre no micro. A stack é pesada e requer algum conhecimento de programação, alguma experiência.

É sempre um bom treino para quem quer aprender e tenha tempo livre. Bastante tempo. :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #28 em: 27 de Setembro de 2010, 21:35 »
Mas tambem pode pegar numa apnote, copiar código, colar e funciona, ou então dá barraca e não funciona lol
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Dúvida] microcontrolador com cartão de memória
« Responder #29 em: 27 de Setembro de 2010, 21:38 »
lol... eu porta nativa neste pc (portátil hp compaq) não tenho (uso um conversor USO to RS232), mas tenho disponível um pc com porta serial na board.... por isso acho que vou ter de analisar essa questão melhor, so que um dos meus problemas continuara a permanecer, não percebo patavina dessa programação....

quanto a ram da picaxe em variáveis temos 256 bytes, "scratchpad ram" (que não faço a mínima de que se trata mas vou agora tentar ver) tem 1024 bytes
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira