collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dicas - projecto Alarme  (Lida 32071 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Dicas - projecto Alarme
« em: 27 de Julho de 2013, 23:18 »
    Ora bem, quero implementar um sistema em casa para detectar movimento perto das portas e (se for de noite) acender uma luz e/ou (se tiver ativa a opção) faz tocar uma sirene. Componentes:
    • ATMega328 na minha versão '' c/ regulador 7805
    • LCD 16x2 \ Display Segmentos \ Botões para controlo e mostrar informação
    • 2x Fake cameras mas não são assim tão fakes pq vão ter 1 sensor PIR que ativa o sistema
    • 1x 12v (mas 9v tb dá) sirene para fazer algum barulho ;D
    • Placa de relays com isolador optico para ativar sirene e 2 lâmpadas de 250v 220v



Esquema geral do projecto:



Como quero controlar a parte da frente e a parte das traseiras da casa, estou a pensar em colocar o cérebro (ATMega) dentro da casa num corredor e espalhar os fios, de controlo e alimentação até à parte da frente\trás (para os PIR, 'fake cameras' e sirene), pelas caixas\tubos eléctricos interiores existentes em casa (não deve ser difícil com um passa-cabos ::)). As minhas dúvidas do momento, e antes de iniciar tudo isto, são: 

  • Que cabos usar? Nos chineses têm por 8€ 30m de cabo RJ45, posso fazer passar pelos fios 5 e 12v e usá-los nisto?
  • Fonte de alimentação, como umas coisas funcionam a 12/9v e o meu ATMega com regulador precisa de 5v assim como os PIRs etc., não sei se use um transformador daqueles normais universais (sempre ligado) ou por exemplo uma daquelas fontes de leitor de DVD que tenho aqui (deve aguentar uns 2.5A mas não sei ao certo quanto consome isto tudo mas deve ser pouco) e tinha tb de estar sempre ligada..

Como é para estar sempre ligado (à partida) tenho de ver a melhor a opção para consumir menos, posso testar meter o ATMega em sleep e assim mas tb os consumos não devem ser muito grandes.

Qualquer dica é bem vinda.

[]s

« Última modificação: 28 de Julho de 2013, 00:39 por almamater »

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #1 em: 27 de Julho de 2013, 23:32 »
Não sei quanto consome os PIR mas o resto não deve passar dos 100mA de certeza...O meu micro com o meu ecrã gasta tipo 1mA sem a luz de fundo. Apenas mais 22mA com a luz de fundo.
Os pir tambem nao devem gastar muito . Pelo que vejo neste site é tipo 3mA
http://www.parallax.com/Store/Sensors/ObjectDetection/tabid/176/ProductID/793/List/0/Default.aspx?SortField=ProductName,ProductName
« Última modificação: 27 de Julho de 2013, 23:36 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #2 em: 28 de Julho de 2013, 00:14 »
Parece-me um bom projecto a um preço acessível.

- Não existem 250V
- Os cabos dos chineses são mesmo baratos, a razão é não terem cobre mas sim alumínio. Se tiveres de cortar a ficha para passar paredes, não consegues voltar a soldá-la.
- Uma fonte de um DVD não chega nem de perto aos 2.5A, é melhor verificares isso. Pessoalmente prefiro os transformadores normais para estarem sempre ligados, são mais fiáveis, se preferires um comutado como os dos portáteis, também não é má ideia.
- Um Atmega em modo de sleep não se justifica quando tens um regulador a consumir. Só se justifica em aparelhos com pilhas e com outro tipo de regulador ou sem nenhum.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #3 em: 28 de Julho de 2013, 00:15 »
Boa noite,

como activas e desactivas  o alarme?
Eu tenho o meu alarme de casa, ainda não está totalmente finalizado,  a funcionar sem fios e com consumos na ordem dos 600 nanoamperes.


O sensor pir que era de uma lampada 220v o consumo não chega a 1 miliamperes.

A sirene só falta introduzir o painel solar.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #4 em: 28 de Julho de 2013, 00:28 »
Um fala em 250V e outro em 220V  ???

Por favor, estamos num site de robótica e electrónica, a tensão cá em Portugal é de 230V desde os anos 80 (1988) foi um acordo de padronização de normas elétricas, engloba todos os países membros da comunidade europeia.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #5 em: 28 de Julho de 2013, 00:31 »
Um fala em 250V e outro em 220V  ???

Por favor, estamos num site de robótica e electrónica, a tensão cá em Portugal é de 230V desde os anos 80 (1988) foi um acordo de padronização de normas elétricas, engloba todos os países membros da comunidade europeia.

Não varia entre 220-240V?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #6 em: 28 de Julho de 2013, 00:31 »
 ;D quis dizer 220v sorry (uma lâmpada já existente na instalação da casa).

  • O melhor então é descobrir outro tipo de cabo ou usar cabos RJ45 normais de outra loja
  • Quanto à fonte então o melhor será um transformador universal tipo o dos portáteis ou parecido
  • Para ativar\desativar tudo vai existir um botão e tb outro botão\opção para ligar\desligar o modo com sirene. Qdo o sistema estiver ligado e ao detectar movimento acende a luz, depois se o movimento persistir por x tempo ou assim e se o modo de sirene estiver ON então acordo a malta toda :)

A questão da sirene tenho de ver a melhor solução, pois o PIR pode detctar uma borboleta ou assim e então o alarme assusta a malta, o PIR tem um potenciómetro de sensibilidade mas mesmo assim detecta quase tudo.. 
« Última modificação: 28 de Julho de 2013, 00:33 por almamater »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #7 em: 28 de Julho de 2013, 00:51 »
Não varia entre 220-240V?

Varia se a instalação for precária, mas é suposto manter-se nos 230V.
Todos os equipamentos fabricados para trabalhar a 220V têm uma tolerância em que suportam 230V sem se avariarem, já em Inglaterra a tensão era de 240V e tiveram de baixar.

@almamater, sim, é preferível comprar numa loja de informática, sei que são de alumínio porque comprei um, furei duas paredes, cortei a ficha, passei todo o cabo e cole-o, depois quando comecei a descarnar para soldar a ficha é que dei conta, além de ser de alumínio é multifilar envernizado.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #8 em: 28 de Julho de 2013, 11:38 »
A zona do Estoril, há muitas casa em  que a voltagem é 240v. Seja novas ou antigas como a da minha avó.
No dia, em que tiveram a mudar o cabo que vinha da rua, o senhor quando mediu a voltagem e viu 240v disse logo que a rede electrica ali da zona era exelente, ainda pensei que fosse ironia, mas não.
No dia seguinte, confirmei com o  meu multrimetro e aparecia 240v.
Pelo menos até hoje não fritou nada.

O trabalho que tens a por os cabos rj45 pelas paredes, compras uns transreceivers.
Um transformador, ocupa mais espaço que uma bateria, e depois tens de por cabo para os cantos, para por os sensores.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #9 em: 29 de Julho de 2013, 00:10 »
qdo se diz que uma zona tem boa rede, é pk é constante e nao mto flutuante...n é por ter mais que 230VACs.. :P

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #10 em: 29 de Julho de 2013, 11:49 »
Relativamente ao projecto estive a ver as opções existentes acho que vou usar:

  • Cabos: Acho que vou comprar 100m de cabo Utp Cat.5 (22€), e é só descarnar e tenho montes de fios para usar (uns para 5v\12v outros para TX\RX)
  • Fonte: Tranformador\Carregador universal (9 ou 12v) 10/15€

No entanto e ainda quanto à fonte, a entrada do circuito será de 9v/12v, como vou ter um LM7805 a converter para 5v para fornecer o ATMega/PIR/Relays será muito mau a nível de consumo (desperdício) estar a passar os 9/12v -> 5v ?

Em vez do LM7805 posso usar uma coisa destas que tenho aqui DC-LM2596 mas deve ser a mesma coisa.



 

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #11 em: 29 de Julho de 2013, 12:06 »
Um buck só é mais é significativamente mais eficiente em dissipações grandes.
Tipo grandes quedas de tensão ou correntes de tipo 1A.

Lembro de ver um artigo sobre isso vou ver se o encontro.

Edit: ok o teste foi feito com uma resistência de 20,3ohm que dá uns 250mA.
de 9v para 5V o buck tem uma eficiência de 90% e de 12V-5V era tambem 90%
o linear é de 55% nos 9V e de 12V-5V era 40%.

Com uma resistência de de 4,727Ohm que dá por volta de 1A
O buck estava a 90% com uma entrada de 9V e mantinha até 18V.
O linear com entrada de 9V estava a 55%. Com 12V estava  tambem a 40%.

Isto eram 7085 e os reguladores buck eram TPS62150 e era numa PCB do tamanho de um 7085.
« Última modificação: 29 de Julho de 2013, 12:14 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #12 em: 29 de Julho de 2013, 12:37 »
Quanto a meter voltagem em cat5, é sem medo, POE é meter 48v DC num dos pares tipicamente não usados, se for grandes distâncias o melhor é mesmo ter 24-48v no cabo e depois dc-dc para 5v para a eletrónica, por causa da resistência que o cabo tem(queda de tensão).
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #13 em: 29 de Julho de 2013, 13:45 »
Fixe :), tenho de testar 1º para ver se os 5v se perdem pelo cabo, a distância não vai ser muita pode ser que não. Se existir muita resistência pois se calhar tenho de enviar mais do que 5v e colocar 1 LM7805 à saída para os componentes.

Para ligar a sirene, estou a pensar em adicionar (junto ao PIR) um sensor de distância (ex. HC-SR04), para que a sirene apenas ligue quando o PIR for ativado e o sensor HC-SR04 veifique que a distância diminuiu (devido a existir alguém junto à porta) por X segundos. Era muito azar um insecto ativar ao mesmo tempo ambos os sensores.. assim a probabilidade de falso alarme é mais reduzida.  ::)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #14 em: 29 de Julho de 2013, 14:04 »
Filtras os resultados, e uma mosca, se detectada vai passar á frente do sensor, e não ficar lá parada, uma pessoa não vai passar em décimos de segundos, demora segundos, logo é uma questão de código.
Avr fanboy