collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: LR, passado, presente e futuro  (Lida 22852 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
LR, passado, presente e futuro
« em: 18 de Janeiro de 2018, 08:26 »
Citar
True story.

Verdade seja dita, o LR tem vindo a ter cada vez menos movimento, em especial também por culpa minha que não me tenho dedicado a este projecto nos últimos tempos.

Edit: Em separação do tópico original Que potência contratada têm em vossa casa? gostaria que fosse debatido por todos o assunto. Afinal o LR foi criado como uma comunidade e sempre foi um espaço onde foi incentivada uma total transparência e comunicação entre todos os seus membros. Ao contrário de alguns espaços na web infantis onde as crianças lutam por ter algum status, os Moderadores e Administradores só surgiram para colaborar com a manutenção do espaço.

Assim, e todos em pé de igualdade, gostaria de ouvir críticas e sugestões (mas não é infantilidade de apontar o dedo a A ou B e dizer que se devia fazer assim ou assado subjectivamente) para que possamos dinamizar mais a interação entre estes membros que partilham conhecimentos, interesses e dúvidas.

Mantenho a baixo as mensagens que levaram à separação deste tópico apenas para referência.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #1 em: 18 de Janeiro de 2018, 09:02 »
True story.

Verdade seja dita, o LR tem vindo a ter cada vez menos movimento, em especial também por culpa minha que não me tenho dedicado a este projecto nos últimos tempos.

Usando a frase da minha assinatura aqui so tenho isto a dizer:

"O defeito mais grave do Lusorobotica, aquele que coloca mais obstáculos à sua dinamização, é a crença profundamente arreigada de alguns membros na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Isso faz com que a maioria dos membros desista de participar aqui, porque ja sabe de antemão que tudo o que escrever vai ser objecto de escarnio e mal dizer por alguns "doutores".
Se calhar é pela abertura mental e educação dos membros que teras que começar Tiago.
Estas "pestilencias" ja nao sao de agora avaliando o que li em topicos dos ultimos anos.
Basta fazeres uma leitura atenta e isenta dos topicos anteriores.
;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #2 em: 18 de Janeiro de 2018, 11:09 »
Queres dar alguma sugestão prática e objectiva?

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #3 em: 18 de Janeiro de 2018, 14:57 »
Queres dar alguma sugestão prática e objectiva?

Já dei no meu post acima do teu.
Apenas posso acrescentar por exemplo que poderas começar por incutir aos teus adjuntos um certo cuidado
na forma como tratam os meros users do forum. É que nao é um canudo que dá civilidade ás pessoas, mas sim
certos habitos e regras de boa convivencia. Nem toda a gente tem esses habitos de nascença, infezlimente...

Afinal o mentor e manda-chuva desta comunidade és tu. Eu nao tenho funçoes administrativas aqui nem sequer
pretendo ter. Mas ja passei por muitas comunidades na web e ainda estou em bastantes e tenho experiencia de
vida suficiente para perceber as diferenças de atitudes dumas pras outras.

Mas isto neste topico ja chega. Podes sempre abrir um topico algures para se debater a saude da comunidade Lusorobotica.
Pode ser que ate tenha bastante participaçao da parte adormecida do LR... pode ser...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #4 em: 19 de Janeiro de 2018, 16:52 »
Ou estou muito cansado do trabalho ou vais ter que me trocar isso por miúdos Silvio. Há alguma questão ou membro em específico que queiras criticar?

É muito giro escrever umas coisas e levantar poeira sem ser objectivo, mas já que o Njay abordou o tema da inactividade do fórum e bem, podemos discutir a situação de forma produtiva.

Eu diria que possivelmente a maior parte dos jovens adolescentes da origem do LR acabaram por seguir a sua vida profissional e pessoal possivelmente menos relacionada com esta área, o que levou a uma redução de actividade do fórum.

Sempre se zelou por um espaço onde todos pudessem interagir livremente desde que respeitando os restantes e mais ou menos activamente, a maior parte continua ainda a passar por cá de vez em quando.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #5 em: 19 de Janeiro de 2018, 20:48 »
Viva,

Eu não tenho participado pelo motivo mencionado pelo Tiago, segui a vida profissional (programador) e afastei-me das brincadeiras de electrónica em casa.
Não tenho tempo simplesmente mas sempre que posso vou dando aqui uma espreitadela.

Sinceramente gabo o Tiago pelo esforço que faz em manter isto em pé, acho que este fórum se for à vida perde-se muito conhecimento.

Relativamente a moderadores, não o sou, nunca tive problemas com nenhum, mas também acredito que não se pode agradar a todos. De qualquer forma quando há essas situações se calhar mais vale falar directamente com o mesmo e esclarecer as coisas.

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #6 em: 20 de Janeiro de 2018, 07:41 »
Tiago assim de cabeça, estou a lembrar-me dum topico do ano passado onde se debateu uma possivel criaçao dum sistema de drones para vigiar florestas e ou combater incendios com muito boas ideias, de tal forma que sei lá, deve ter sido só por acaso, que ainda ha uns dias atras apareceu nos telejornais uma noticia em que o governo vai apostar num sistema destes para a prevençao dos incendios.

Na altura do debate no topico apareceram duas ou tres pessoas a chamar parvos a quem falou na criaçao deste sistema.
e nao era user acabado de cair de paraquedas no forum.
Mas tens mais dois ou tres topicos, que agora nao me recordo mas hei-de me lembrar deles mais tarde.
Todos do ano passado. Mas se fores ler mais para tras vais encontrar novamente os mesmos "criticos" com palavras menos boas para alguns dos participantes nesses topicos...

em relaçao à falta de tempo para participar aqui, desculpem mas nao acredito nisso. sera mesmo falta de vontade.
Porque eu tambem tenho imensas coisas ao longo do dia para pensar e fazer devido a estar a por de pé o meu projecto empresarial e consigo ainda vir espreitar aqui todos os dias e algumas vezes participar, se nao escrevo mais é precisamente por falta de vontade de participar devido á falta de civilidade de algumas pessoas. Que so aparecem cá a criticar-me quando escrevo algo. Ainda por cima depois vem sempre alguem confirmar o que eu digo, mas isso ja nao conta.

Portanto, sera dificil participar mais do que isto nesta comunidade....

Edit:
Acabei de me lembrar de outro topico relativamente recente :)
O da mediçao da agua do poço. procura por ele e avalia a forma como algumas pessoas reagiram e ou responderam aos outros participantes no topico.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2018, 07:45 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #7 em: 20 de Janeiro de 2018, 12:56 »
Eu por vezes pergunto-me o porquê de pessoas virem ao fórum com um problema e pretenderem que, à partida, essa é a melhor forma de resolver a coisa com se o problema fosse a solução.

A do poço é um excelente exemplo.

Mais, quando lhes explicam onde está o problema ficam amofinados e disparam em todas as direcções reclamando que não aceitam as ideias alheias... justamente as ideias de quem tem um problema para resolver e não sabe como.

Parece que a malta quer soluções milagrosas baseadas nas mesmas razões por que as coisas não funcionam. E não são admitidas explicações, apenas soluções.

O problema subjacente a tudo isto é que a malta mete-se em trabalhos sem ter a mínima noção não só daquilo em que se mete como também sem noção das suas próprias limitações. Ao receberem respostas parece não gostarem que implicitamente se perceba que as limitações são muitas e ... amofinam.

Nos grupos em inglês a malta que tem esses tiques é ignorada e, se insistir, recebe respostas bem mais ásperas que por aqui. Lembro-me, por exemplo, quando chamei a atenção de que era uma boa prática manter-se uma mão no bolso quando se trabalha com circuitos eléctricos em tensão. Aquilo que é uma prática corrente em todo o mundo foi vista como coisa aberrante ... porque as normas ... !!!!

Outros, parece-me que vêm aqui apenas para que se lhes dê corda.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #8 em: 20 de Janeiro de 2018, 15:02 »
Entretanto, o que se passa nos PALOPs comparando aos de língua inglesa, é como a terminação face à sorte grande. Parece um deserto.

Desde que o ensino profissional foi morto (há muitos anos) que tudo apenas rasteja, até já o não profissional.

Se aqui há pouca gente, no Ferro Forjado (http://ferroforjado.org/) o deserto é total. Não há gente. O ensino 'tecnológico' de hoje ensina, basicamente, como fazer sem se ter que saber (?). É o que resulta da máxima que tudo empestou: "não é preciso que se aprenda, basta conseguir-se procurar a solução". Tudo se resumirá a buscas no Google.

As consequências estão à vista. Ainda há um local ou outro onde se procura aprender qualquer coisa, mas é cada vez mais raro. Para falar bem e depressa, a quantidade de nabos que aparecem nas turmas é de tal ordem que os poucos que têm potencialidade para aprender ficam submergidos. E depois ninguém chumba porque as entidades oficiais precisam de boas estatísticas (... uma longa conversa)

Há uns meses falava eu com um gajo que tem uma pequena loja e que me explicou que há 20 anos vendia componentes electrónicos porque os alunos no ensino oficial montavam uns circuitos mas que, entretanto, tudo isso acabou e ele hoje vende apenas lâmpadas e afins.

A impressão que tenho é que o panorama é desolador.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #9 em: 21 de Janeiro de 2018, 19:56 »
Mal ou bem ainda se vai aprendendo qq coisa.
Não sei como era no passado mas atualmente não me desagrada, talvez estejam a comparar com o que era "antigamente" e achem que está mau apenas por fazerem a comparação.

Pessoalmente acho só que falta um pouco de loucura, a maior parte das pessoas sabe minimamente o que está a fazer e raramente faz asneiras interessantes.

O coeficiente de smiles também é um bocado baixo, não digo que venham para aqui contar anedotas mas uma ironia ou um trocadilho são sempre úteis para desanuviar.

Há outros foruns com moderadores muito mais agressivos, experimentem fazer uma pergunta parva na área de audio do arduino.cc, aqui nem se nota quem é e não é moderador.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #10 em: 22 de Janeiro de 2018, 00:48 »
Quem está interessado em aprender, aprende sempre :)  (já agora, define "asneiras interessantes" :) )

Não sei se a postura de alguns utilizadores aqui é suficiente para afastar os demais*, até porque não há posturas concertadas. Não sei se alguma vez saberemos.

O que me parece mais é que realmente as pessoas tendem a querer soluções rápidas sem querer perceber ou aprender o que quer que seja (e o meu objectivo pessoal ao vir aqui não é o de prestar consultadoria gratuita), e que há um desinteresse crescente e eventualmente fatal para o país pelo saber e saber fazer, como já aqui referido.

Mas há outro factor que também me parece poder estar a influenciar: é que hoje em dia as pessoas usam mais as redes sociais (leia-se facebocas, tviter, linkedout, g+, instagramo... na verdade não há muita concorrência) e conheço até pessoal mais novo que já nem email usa.

Apesar da participação ser pouca, acho que as visualizações (utilizadores e não utilizadores) ainda são em número relevante (havia um link de estatísticas do fórum... que já não encontro).


* Aproveito para dizer que não tenho nenhum problema em ver alguém a apontar-me um dedo, acho até positivo para ambos os lados (do dedo ;D ), mas claro que para haver discussão a apresentação tem que fazer uso de factos, raciocínio lógico e boa educação, e não de discursos dignos de programas de comentário futebolístico :)

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #11 em: 22 de Janeiro de 2018, 08:43 »
Eu por vezes pergunto-me o porquê de pessoas virem ao fórum com um problema e pretenderem que, à partida, essa é a melhor forma de resolver a coisa com se o problema fosse a solução.

A do poço é um excelente exemplo.
Por isso é que falei nesse topico...

Mais, quando lhes explicam onde está o problema ficam amofinados e disparam em todas as direcções reclamando que não aceitam as ideias alheias... justamente as ideias de quem tem um problema para resolver e não sabe como.
Se calhar foi quem queria apresentar soluçoes de alta engenharia sem saber como funcionam certos sistemas de controlo de nivel de agua é que ficou amofinado por nao entender nem conseguir conceber uma soluçao simples ja aplicada milhentas vezes em redor do mundo.

Parece que a malta quer soluções milagrosas baseadas nas mesmas razões por que as coisas não funcionam. E não são admitidas explicações, apenas soluções.

E voltamos à mesma condiçao que "so aquilo que eu sei é que esta certo e funciona". Todos os outros que dizem coisas diferentes sao uma "cambada de burros"


O problema subjacente a tudo isto é que a malta mete-se em trabalhos sem ter a mínima noção não só daquilo em que se mete como também sem noção das suas próprias limitações. Ao receberem respostas parece não gostarem que implicitamente se perceba que as limitações são muitas e ... amofinam.

Esta parte faz-me lembrar um video que vi no youtube de um mecanico a tentar reparar um microondas, sem saber sequer o nome dos componentes. Adoro quando olham para um condensador e dizem: "Esta coisinha aqui..."

Nos grupos em inglês a malta que tem esses tiques é ignorada e, se insistir, recebe respostas bem mais ásperas que por aqui. Lembro-me, por exemplo, quando chamei a atenção de que era uma boa prática manter-se uma mão no bolso quando se trabalha com circuitos eléctricos em tensão. Aquilo que é uma prática corrente em todo o mundo foi vista como coisa aberrante ... porque as normas ... !!!!

Nos grupos em portugues como por exemplo o Eletricidade.net no qual tambem se fala de eletronica, robotica, automaçao, avac, electrodomesticos para alem da electricidade em geral tambem aparecem por vezes perguntas menos inteligentes de leigos que vao la parar por precisarem de resolver algo em casa e nao sao tratados assim. Mesmo entre tecnicos e engenheiros que la estao todos os dias e sao muitos mesmo, quando discordam uns dos outros nao partem logo para a peixeirada nem tratam ninguem como estupido. E é um forum portugues feito por portugueses para tugas e brasileiros que tambem ha la muitos. É tudo uma questao de educaçao das pessoas que la vao participar todos os dias. Principalmente os moderadores e administradores do forum. 

Outros, parece-me que vêm aqui apenas para que se lhes dê corda.

Eu parece-me é que alguns tem um ego do tipo dos relogios, daqueles de "corda". ;)

Serra a pratica corrente em todo o mundo é a consciencia total do que se esta a fazer e dos perigos que podem advir dessa "feitura" e nao, seguir habitos de antanho que ja se provaram milhentas vezes que ao invés de reduzir perigos ainda os aumenta mais. Por isso é que de ha uns anos para cá, todas as grandes fabricas começaram a dar formaçao em segurança no trabalho aos funcionarios que usam maquinas todos os dias no seu trabalho.
Antigamente nenhuma oficina fosse do que fosse fazia isso, mas agora fazem. ;)

1 aparte:

Nao sei se é por acaso, mas de repente ja apareceram mais users a abrirem topicos que ja nao via cá ha muito tempo...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #12 em: 22 de Janeiro de 2018, 09:09 »
Acho que estás a exagerar e a tratar casos individuais como se fossem norma.

Em todo o caso, cada um da a essas pessoas a relevância que pretende. Tal como não podemos obrigar as pessoas a virem cá, não devíamos de as impedir (salvo casos extremos).

Normalmente ignorar é a melhor resposta.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #13 em: 22 de Janeiro de 2018, 14:09 »
Normalmente ignorar é a melhor resposta.

Ignorar nunca é a melhor resposta.
Nem nos foruns nem noutro sitio e/ou situação qualquer.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: LR, passado, presente e futuro
« Responder #14 em: 22 de Janeiro de 2018, 14:17 »
A quantidade de forums que morreram porque o FB é mais versátil e posso estar no telemóvel, e depois passados 15 dias ninguem encontra nada porque não existe hierarquia de nada, e o search é completamente inutil, mas viva o FB.

De resto, o que se nota aqui é ego, ego e mais ego, se aquele diz que a minha ideia não serve vou escrever uma dissertação sobre um tema random.

Tipo, o que raio têm os PALOP a ver com esta conversa?

É basicamente atirar barro á parede para ver o que cola ???

Qual é que é a utilidade de tudo quanto é tópico divergir para outro assunto completamente á sorte?

Podem-me chamar nomes, mas virarem filósofos num forum de eletrónica quando metade do que dizem não se aproveita, não faz de vocês mais intelectuais nem ganham internet points.

Eu não tenho dito nada, á muito tempo, porque isto vive á base de drama, se querem drama, adicionem 20 moças no FB e vivam as loucuras do drama fabricado ao minuto.

OMG parti uma unha, adeus mundo.
Avr fanboy