collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer  (Lida 27740 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #15 em: 01 de Agosto de 2014, 18:13 »
Em termos de opções sugiro ligar/desligar as sombras. Visualmente fica bem, mas às vezes para ver um detalhe técnico as sombras podem atrapalhar.

Em relação ao "bug" do IC e afins, se bem me lembro consegue-se implementar de forma bastante mais eficiente os algoritmos de shading para triangulos, daí que em geral os modelos 3D são todos convertidos para triangulos (será o nome para isto "tesselagem"? já não me lembro). Ainda devo ter aqui algures as minhas rotinas de preencher triangulos com Gouraud, incluindo o cálculos das normais e afins, tudo com cálculo de ponto fixo em Pascal/Assembly :)
Pode estar a haver algum erro (qui çá de arredondamento?) e os triangulos em que as faces são divididas acabarem por não estar no mesmo plano, resultando em diferenças de shading da superficie. Ou então... será um problema de as rotinas de triangulos não terem correcção de perspectiva? Se bem me lembro isso tb dava esse tipo de artefacto em poligonos grandes. Ahhh, os bons velhos tempos :)...

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #16 em: 01 de Agosto de 2014, 22:37 »
alguns problemas com o "make":

Tech_JA, parece que realmente era um issue que eu criei. Foi corrigido na revisao 5042
"3D-Viewer now requires GLEW include - add GLEW_INCLUDE_DIR"

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #17 em: 01 de Agosto de 2014, 22:39 »
muito bom :) há tempos corrigi um problema também mas nem sei se já fizeram merge. Já agora qual é normalmente o processo que fazes para importar os modelos 3d?

No entendi a pergunta. Referes-te ao nivel de importar do ponto de vista do utilizador ou importar "implementacao de codigo" ?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #18 em: 01 de Agosto de 2014, 23:02 »
Em termos de opções sugiro ligar/desligar as sombras. Visualmente fica bem, mas às vezes para ver um detalhe técnico as sombras podem atrapalhar.

Em relação ao "bug" do IC e afins, se bem me lembro consegue-se implementar de forma bastante mais eficiente os algoritmos de shading para triangulos, daí que em geral os modelos 3D são todos convertidos para triangulos (será o nome para isto "tesselagem"? já não me lembro). Ainda devo ter aqui algures as minhas rotinas de preencher triangulos com Gouraud, incluindo o cálculos das normais e afins, tudo com cálculo de ponto fixo em Pascal/Assembly :)
Pode estar a haver algum erro (qui çá de arredondamento?) e os triangulos em que as faces são divididas acabarem por não estar no mesmo plano, resultando em diferenças de shading da superficie. Ou então... será um problema de as rotinas de triangulos não terem correcção de perspectiva? Se bem me lembro isso tb dava esse tipo de artefacto em poligonos grandes. Ahhh, os bons velhos tempos :)...

Existe uma opcao agora que 'e "Max quality in realistic..." no menu "Preferences" que se nao estiver ligada, nao desenha as sombras. Faz algo semelhante ao anterior 3D.

Eu ja experimentei abrir varios modelos que nao parecem tao bem, em varios softwares e apresentam todos o mesmo "problema visual".
Para mim nao se trata de nenhum bug, e' mesmo a natureza dos algoritmos. Provavelmente em outros modelos, o algoritmo fica melhor.
Relacionado, podes ver o desenvolvimento da minha discussao relacionada com as normais embutidas, aqui em ingles:
https://lists.launchpad.net/kicad-developers/msg14174.html

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #19 em: 02 de Agosto de 2014, 04:49 »
Citação de: KammutierSpule
Existe uma opcao agora que 'e "Max quality in realistic..." no menu "Preferences" que se nao estiver ligada, nao desenha as sombras. Faz algo semelhante ao anterior 3D.
Okapa, cool, tá coberto :), obrigado

Os modelos 3D usados no KiCAD têm normais para cada vértice de cada face em vez de uma para cada vértice "partilhado"?
Se o formato não "partilhar explicitamente vértices" entre faces percebo como mais demorado re-calcular as normais (pelo menos com algoritmos mais simples/naives) já que é preciso descobrir os vértices partilhados, mas de resto não tou a ver porque é que há-de ser assim tão lento re-calcular as normais (tá bem que envolve uma raíz qudrada para a normalização, mas mesmo assim...).
« Última modificação: 02 de Agosto de 2014, 04:51 por Njay »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #20 em: 02 de Agosto de 2014, 15:45 »
Os modelos 3D usados no KiCAD têm normais para cada vértice de cada face em vez de uma para cada vértice "partilhado"?
Se o formato não "partilhar explicitamente vértices" entre faces percebo como mais demorado re-calcular as normais (pelo menos com algoritmos mais simples/naives) já que é preciso descobrir os vértices partilhados, mas de resto não tou a ver porque é que há-de ser assim tão lento re-calcular as normais (tá bem que envolve uma raíz qudrada para a normalização, mas mesmo assim...).

Os modelos podem vir ou nao com as normais embutidas. E podem vir de diferentes maneiras e modos. (normal por vertice geralmente 'e o mais commum).
De momento, se o modelo tiver as normais embutidas, o kicad mostra o modelo com essas normais.

O algoritmo que implementei 'e lento, mas 'e supostamente de boa qualidade. Ele calcula a normal para cada vertice por cada face.
Sim, nao partilha as normais por vertices e tem de ver quais sao os outros vertices (index) que partilham outras faces.
Depois disso, usa informacao como area das faces, normal da face, e dot product entre as faces partilhadas..etc
So depois 'e que entao no final faz a normalizacao.

Isto para modelos pequenos 'e suportavelmente rapido. Mas para modelos que ja experimentei de 39K faces, demora varios minutos... :/

Descobri este software
http://meshlab.sourceforge.net/
(existe no repositorio do linux)

que tem varios algoritmos para calcular as normais. Uns piores, uns rapidos uns bons outros muito lentos. Suporta exportar para VMRL e X3D ..mas nao testei a ver se o output eh compativel.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #21 em: 02 de Agosto de 2014, 15:54 »
Talvez dar a possibilidade ao utilizador de re-gravar os modelos já com as normais correctamente calculadas.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #22 em: 02 de Agosto de 2014, 21:04 »
placa já com todos os componentes:




fiz o Tesselate na superficie do IC e já ficou melhor - Obrigado!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #23 em: 02 de Agosto de 2014, 21:38 »
Pedal de efeitos :)?

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #24 em: 02 de Agosto de 2014, 22:02 »
Sim :D

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #25 em: 02 de Agosto de 2014, 22:13 »
Só podia, com esse botão, um chip no meio com cara de duplo ampop com as respectivas resistências e caps em volta, um conjunto de pinos com cara de entrada e outro com cara de saída -> pedal de efeitos, lol
Como tem 2 diodos... é um "cliper"? Não me lembro do nome certo. Overdrive?
« Última modificação: 02 de Agosto de 2014, 22:14 por Njay »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #26 em: 02 de Agosto de 2014, 23:16 »
placa já com todos os componentes:
fiz o Tesselate na superficie do IC e já ficou melhor - Obrigado!

Nice.
Os teus renderings ficam um bocado escuros uhmm sera da grafica/drivers.. ?

Esses modelos foste buscar a onde? Que formatos estas a usar?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #27 em: 02 de Agosto de 2014, 23:56 »
muito bom :) há tempos corrigi um problema também mas nem sei se já fizeram merge. Já agora qual é normalmente o processo que fazes para importar os modelos 3d?

No entendi a pergunta. Referes-te ao nivel de importar do ponto de vista do utilizador ou importar "implementacao de codigo" ?
pois, referia me do ponto de vistado utilizador:)

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #28 em: 03 de Agosto de 2014, 07:28 »
Como tem 2 diodos... é um "cliper"? Não me lembro do nome certo. Overdrive?
é isso tudo: é um teste no kicad em que utilizei o esquema do vox1901, eheheh

Os teus renderings ficam um bocado escuros uhmm sera da grafica/drivers.. ?
Não acredito que seja da gráfica ou drivers, creio que o problema deve-se ao export do 3D: Quando gravo o 3D em formato png, a placa fica transparente e tenho de editar a imagem, para adicionar um background preto. A exportação do 3D em formato jpg é deficiente porque suaviza muito a imagem

Esses modelos foste buscar a onde? Que formatos estas a usar?
Alguns modelos são desenhados por mim, como o caso do switch 3PDT, outros encontro-os na net e depois faço algumas alterações a meu gosto, como por exemplo as resistências.
Em relação aos formatos: não sei se estás a referir-te aos formatos do ficheiro... Estou a usar o wings3d e guardo-os em formato .wings e depois exporto-os para formato vrml 2  com a extensão .wrl
Podemos utilizar outro tipo de formatos no kicad sem ser o .wrl?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
« Responder #29 em: 03 de Agosto de 2014, 09:40 »
pois, referia me do ponto de vistado utilizador:)

Bom, nao sei a extensao da tua pergunta, essencialmente nao muito que saber. Sacas o modelo da net (existem bases dados para o kicad) e no footprint editas as propriedades e adicionas o caminho para ficheiro..

http://smisioto.no-ip.org/elettronica/kicad/kicad-en.htm
http://sourceforge.net/projects/kicad3dmodels/

Algumas destas bibliotecas, ja tem o footprint associado ao ficheiro 3d, por isso e' sacar as duas e colocar correctamente na pasta de footprints e packages3d que esta definida no kicad.

Antes das minhas actualizacoes, era so praticamente possivel usar o wings3d para desenhar os componentes... x3d tambem era suportado mas nao dava cores/materiais.
Agora melhorei o suporte para o formato VRML 2 e adicionei VRML 1, isto permite usar muitos programas para exportar ficheiros para este formato e o kicad conseguir abrir.
podes usar agora os ficheiro em formato wrl (VRML 1) do site 3dcontentcentral.com