collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas  (Lida 22640 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #15 em: 15 de Julho de 2012, 15:30 »
Se quiseres atirar a facilidade para trás das costas, começa a ler isto:
http://lusorobotica.com/index.php?topic=2838.0
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #16 em: 15 de Julho de 2012, 15:34 »
Como já vos disseram algumas vezes, o Arduino não é um microcontrolador. É sim um IDE com carradas de bibliotecas já feitas, de onde o código escrito é descarregado para um microcontrolador externo com bootloader. Se chamaram Arduino a uma placa de custo baixo, foi apenas estratégia de marketing, pois a NXP também chamou "mbed" a um sistema deles, e o "segredo" estava todo no IDE/compilador.

E o IDE nem é nada de especial (até é uma bela merd... mas podem dizer que editam os ficheiros num editor externo). E eles não inventaram linguagem nenhuma, aquilo é C/C++ com um pre-processador para facilitar um pouco a "colagem" a quem não tem experiência de programação, mais o tal conjunto de bibliotecas. Não deixa de ter o seu mérito claro, que foi o de criar um "standard" de hw e bibliotecas prontas a usar e que "pegou" (sim, porque já muito antes do arduino haviam conjuntos de bibliotecas para o AVR, mas a malta do hw nunca quer standardizar no hw, os projectos podem ser todos muito diferentes e é difícil standardizar).

Quem já tem o IDE do Arduino, também já tem toda a tool chain (gcc) para programar os modelos todos de AVR8 em C/C++. O gcc está lá por baixo numa das directorias e pode ser usado independentemente do IDE.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #17 em: 15 de Julho de 2012, 18:08 »
Obrigado, vou experimentar um dia destes, agora que estou de férias tenho muito tempo :D

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #18 em: 15 de Julho de 2012, 18:23 »
Ahhhhhh Granda Senso !!! lol lol Assim e que e !!
E Njay, e verdade... Mas temos que lhes dar o credito que eles trouxeram muita gente pata o mundo dos uC's, sem duvida.Isso niguem lhes tira; AVRs tinham tb feito isso antes a uma escala menor, devido ao AVRGCC ser gratis etc...
Porque verdade se diga: Se fosse so os PICS por ai, nao havia tanta gente agarrado a programacao de uCs neste moment.
Mas devido ao meu percurso ( que apesar de ter experiencia em programacao, vim de um mundo de electronica), tambem nao desaconselho comecarem pelo Arduino ate conseguirem encarrilhar com o modus operandi  e entao seguir para o resto. Porque alias acho que os passos logicos acabam por obrigar qq pessoa que siga aprendendo a procurar a linguagem c em AVR GCC de qq maneira, aj que oArduino e limitado no que toca a projectos complexos...

Por isso, depende sempre da pessoa e do background que possa ter.
Sinceramente, dou gracas a ter pesquisado bem o bastante antes de ter comprado seja o que for  e de ter comecado com um Arduino. Pq acho que se tivesse comecado com um PIC ( tendo em conta que sou autodidata nesse campo) estava ainda a tentar acabar o meu primeiro projecto, enquanto que assim ja me sinto a vontade o suficiente com AVR e ja brinco com PICS tanto em ASM como em C ( tinha que por ASM em maiusculas lol).

ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #19 em: 15 de Julho de 2012, 18:33 »
Se quiseres livros, tenho três em papel para oferecer, e mais um manual em digital.

Mas não precisas deles?
Se me puderes dar o manuel em formato digital era fixe!

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #20 em: 16 de Julho de 2012, 15:27 »
Se quiseres livros, tenho três em papel para oferecer, e mais um manual em digital.

Mas não precisas deles?
Se me puderes dar o manuel em formato digital era fixe!


Não preciso deles.
Há até um post, neste e noutro forum, a oferecer os ditos. Como na altura era complicado para mim andar a caminho dos CTT, nunca os dei a ninguém, nem nunca ninguém os cá veio buscar pessoalmente.

Quanto ao digital, há um post também neste forum sobre "Curso de Microcontroladores PIC". Está lá tudo !

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #21 em: 16 de Julho de 2012, 15:42 »
Obrigado, já encontrei o tópico, vou dar uma vista de olhos!

Cumps

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #22 em: 16 de Julho de 2012, 15:43 »
Qualquer dúvida, posta aqui no forum. Aparece sempre boa gente para te auxiliar.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #23 em: 24 de Setembro de 2012, 01:09 »
Boas pessoal,
Tive uma ideia para um pequeno projecto de electrónica mas no qual tenho uma dúvida.

Basicamente quero ter uma string de LEDS e ter um botão ou vários botões para os controlar: um para on/off e outros botões para controlar a intensidade. No caso de ser só um botão, cada clique e numa determinada ordem ía corresponder a uma acção.

Sei que posso fazer isto com o Arduino. No entanto, tendo em conta a aplicação (algo tão pequeno e tão simples) queria ver se é possível faze-lo de outra maneira. Uma hipótese era usar um botão on/off normal e um potenciómetro, mas queria usar momentary buttons. Alguém tem uma sugestão?

Obrigado em avanço!

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #24 em: 24 de Setembro de 2012, 07:25 »
Mas querias controlar a string de leds inteira ou querias controlar cada led da string? Se querias controlar cada led da string precisas de shift registers para aumentar as portas do microcontrolador dependendo do número de leds.

Pelo que percebi queres fazer isso sem usar um microcontrolador... Sendo assim acho que já não posso ajudar mais porque também não estou a ver como podes fazer  :(

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #25 em: 24 de Setembro de 2012, 14:08 »
Queria controlar a string como um todo. Vamos imaginar que é um LED só.

Pois, a questão é que como é algo tão pequeno não queria gastar tanto com um arduino.

Ok, apercebi-me que me expliquei mal: sei fazer isto com um arduino, mas preferia faze-lo com algo com custos o mais reduzidos possíveis. Alguém me dá uma dica?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #26 em: 24 de Setembro de 2012, 14:15 »
Precisas de uma fonte de corrente constante ajustavel, um LM317, vês o datasheet, juntas um potenciometro e um botão para ligar e desligar a alimentação, és capaz de gastar 1,5€ em componentes.
Avr fanboy

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #27 em: 24 de Setembro de 2012, 14:38 »
Precisas de uma fonte de corrente constante ajustavel, um LM317, vês o datasheet, juntas um potenciometro e um botão para ligar e desligar a alimentação, és capaz de gastar 1,5€ em componentes.

Boas e obrigado!
Sim, parece-me uma boa ideia. Como já tenho fonte de alimentação adequada vou-me ficar só pelo potenciómetro e pelo botão.

Só uma outra questão, e agora já complicando bem mais:

Supondo que eu quero fazer essa tal string de LEDS, considerando agora só o On e off, para simplificar. Além desta string poder ser controlada no local, quero que seja controlada de maneira sem fios. Quais os materiais que irei necessitar?

Ok, o que penso que preciso:

No "local":
LED's
Momentary button
Fonte de alimentação

Na "estação de controlo":
Momentary button


Agora, vou precisar de um transmissor. Talvez um emissor e receptor daqueles que se utilizam nos carros telecomandados? Mas e para controlar estes componentes, o que necessito? Sei que com Arduino dá, mas tenho que utilizar dois arduinos ou basta um?

Obrigado!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #28 em: 24 de Setembro de 2012, 14:55 »
Precisas do LM317 para gerar uma corrente constante, ou acabas por queimar os leds, os leds devem ser controlados usando uma corrente constante.
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Microcontroladores - Alternativas a Arduino e como trabalhar com as mesmas
« Responder #29 em: 24 de Setembro de 2012, 15:28 »
Não estou a ver como podes controlar a intensidade da luz sem fios sem usar um microcontrolador, mas acho que podes ligar e desligar sem fios usando um encoder/decoder, um transmissor, um receptor e um interruptor.