collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: ATmega128 ligar por USB  (Lida 2990 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jOrGe.mRNh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
ATmega128 ligar por USB
« em: 30 de Março de 2014, 19:02 »
Boas tardes pessoal,

Precisava da vossa ajuda. Para suporte de uma cadeira que estou a ter, vou comprar esta placa de desenvolvimento com Atmega128 (http://www.futurlec.com/ATMEGA_Controller.shtml). No entanto estou com um problema. Lá na escola temos um programmer semelhante a este (http://www.futurlec.com/ET-AVR_Stamp.shtml#Programmer) mas depois temos um downloader com ligação a porta paralela onde depois trabalhamos com o Pony Prog. O meu problema reside no facto de que não tenho pc com suporte de porta paralela e sei que há alguns downloaders usb, mas não sei quais deles funcionam com este programmer nem com o ponyprog. (Vi este no ebay mas não sei até que ponto funciona http://www.ebay.co.uk/itm/USBASP-USBISP-AVR-Programmer-Adapter-10-Pin-Cable-USB-ATMEGA8-ATMEGA128-/390800718499?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item5afd89baa3)

Alguém me poderia dar uma ajuda?

Cumprimentos,
Jorge
« Última modificação: 30 de Março de 2014, 19:04 por jOrGe.mRNh »

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: ATmega128 ligar por USB
« Responder #1 em: 30 de Março de 2014, 19:27 »
A programação do micro devia ser nesse caso por ISP, como os PCs já não trazem porta paralela, recomendaria um programador USB-ISP.
Existem muitos modelos como o USBTiny ISP, USBasp ou mesmo o FTDI faz isso. (conversores USB-Porta Série)

Tens de confirmar se a placa tem ISP ou só funciona com o "ET-AVR ISP", nunca ouvi falar dele... de qualquer forma os pinos do micro devem estar presentes nessa ficha (MOSI-MISO-SCK-RESET).

Já usei o ponyprog mas agora estou com o avrdude, ambos funcionam através de porta série ou emulação dela pelo USB.
Apesar de ter USBTiny, fiz um programador com alguns transístores que tirei da net, não sei se foi pelo site do ponyprog... mas funciona  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ATmega128 ligar por USB
« Responder #2 em: 30 de Março de 2014, 19:47 »
Essa ET-AVR ISP é nada mais, nada menos que um simples buffer que passa dos antigos cabos de 10 pinos, para os mais "recentes" isp's de 6 pinos, a diferença é que o cabo de 10 pinos tem 4 massas extra, e uma ordem diferente, de resto é exactamente o mesmo, e tem um buffer, não implementa nada de especifico.

É uma devboard do AVR e um usbAsp de 2€ do ebay, e ou usas ponyprog ou avrdude, vem incluido nas toolchains para avr.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ATmega128 ligar por USB
« Responder #4 em: 30 de Março de 2014, 21:32 »
Isso é que é uma resposta hugo..
Avr fanboy

Offline jOrGe.mRNh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: ATmega128 ligar por USB
« Responder #5 em: 02 de Abril de 2014, 23:11 »
Boas Pessoal,

Muito obrigado pela ajuda e pela disponibilidade. Tinha perdido o link, e só agora encontrei o post.
Vou acabar por comprar um Arduino Uno, uma vez que vamos usá-lo para uma outra cadeira do 3º ano e posso usá-lo para fazer o mesmo que esta board. Obrigado na mesma pelas respostas.

Cumprimentos,
Jorge

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: ATmega128 ligar por USB
« Responder #6 em: 03 de Abril de 2014, 10:28 »
O Arduino Uno tem (atmega8/168/328), mas nao tem tantas portas de saidas como esse avr atmega128 que colocaste.
Tens de ver se percisa mesmo de tantas saidas, ou se arduino uno chega para fazeres a cadeira.

Se quiseres alguma coisa parecida com o avr que colocastes tem o Arduino Mega.


Offline jOrGe.mRNh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: ATmega128 ligar por USB
« Responder #7 em: 03 de Abril de 2014, 16:21 »
Boas,

Nós nesta cadeira usamos muito poucas saídas, o Uno chegará perfeitamente.
Vai ser é um 31 para ligar correctamente a primeira vez, mas vai ter que ser. hehehe

Cmps,
Jorge